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A Honda apresentou oficialmente o scooter ADV 150 no Brasil. O modelo fez a primeira aparição durante o Salão Duas Rodas em 2019 para “testar a receptividade do público”. Confirmado para chegar às lojas em dezembro por R$ 17.490 nas cores vermelha e branca dá a entender que a receptividade foi boa.
Não é preciso ser um detetive para perceber que em termos de visual o ADV 150 tem inspiração no “irmão maior”, o X-ADV 750 já vendido no Brasil. Inclusive o scooter menor aposta no mesmo tipo de grafismo com aspecto radical para se aproximar do maior.
O motor do ADV 150 é o mesmo que equipe o PCX 150, mas com melhorias. O monocilíndrico de 149,3 cm³ rende 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,3 mkgf a 6.500 rpm. Com novos dutos de admissão de ar, o motor tem melhora na entrega de torque em rotações baixas e médias, segundo a Honda. O câmbio é automático CVT como na maioria dos scooters.
O trem de força conta com o sistema start-stop, na Honda batizado de Idling Stop System. Ele desliga o motor automaticamente em paradas curtas como de semáforos e o religa ao acelerar o scooter. O sistema ajuda na economia de combustível e redução de emissões.
Enquanto o chassi do ADV 150 é uma variação do que encontramos no PCX, com reforços para lidar com a suspensão diferente. No caso, a suspensão tem 130 mm de curso na frente e 120 mm atrás. A Showa é quem fornece os itens e na traseira tem reservatórios externos.
O sistema de freio é a disco nas duas rodas com sistema ABS só na frente. O dianteiro tem 240 mm e pinça com pistão duplo, enquanto o traseiro tem 220 mm e pistão simples. Ambos tem o formato “wave”, no qual o disco é ondulado e não liso nas extremidades.
Os pneus têm medidas 110/80-14 na frente e 130/70-13 atrás com rodas de liga-leve e pneus Metzeler mistos. Eles foram criados exatamente para esse tipo de utilização. Com sulcos maiores tem maior capacidade de entrega na terra, por exemplo.
Entre os itens de série do ADV 150 estão o para-brisa regulável em duas posições de altura, a chave presencial com partida por botão, ilumninação 100% de LEDs e uma entrada 12V no porta-objetos atrás do escudo. Sob o banco, o scooter promete 27 litros de capacidade, que seria suficiente para um capacete integral.
O painel de instrumentos segue o mesmo molde do encontrado no X-ADV 750. É todo digital no estilo blackout, com fundo preto e grafismos brancos. Com menos funções que do irmão maior, tem a mesma moldura que passa a sensação de robustez e luzes espias separadas abaixo dele. O guidão é mais largo e elevado que dos demais scooters para compor o conceito, afirma a Honda.
O post Scooter aventureiro Honda ADV 150 chega em dezembro por R$ 17.490 apareceu primeiro em Jornal do Carro – Estadão.