Mototáxi elétrico promete desempenho de 125cc e 200 km de autonomia; conheça

Mototáxi elétrico tem duas baterias de alto desempenho, com 74V, e tempo de carregamento seis vezes menor. Fotos: VMoto

Há 4 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 20 segundos

O serviço de transporte de passageiros com motocicletas tem se popularizado como uma opção acessível de mobilidade. Com viagens mais baratas que os carros e em menos tempo que o transporte público, o mototáxi tem crescido em muitos países e também no Brasil. De olho nesse mercado, a chinesa VMoto apresentou uma moto movida a bateria pensada para ser um mototáxi elétrico.

Apresentada no Salão de motos de Milão 2024, a VS4 da VMoto promete mais conforto para os passageiros. Além de um comprido assento, a VS4 tem pedaleiras plataformas para a garupa. O mototáxi elétrico da VMoto também tem bagageiro para transportar uma pequena mala.

“Com o lançamento do nossa solução de mobilidade elétrica e da VS4, demonstramos que o futuro da mobilidade urbana pode ser elétrico, eficiente e conveniente. O interesse de parceiros B2B e visitantes confirmou que estamos no caminho certo. Queremos nos tornar líderes em soluções integradas de mobilidade sustentável”, declarou o CEO da Vmoto Limited, Charles Chen, durante o EICMA 2024.

Chamada de Electric Mobility Solution (EMS), a solução de mobilidade elétrica da VMoto envolve um completo ecossistema. As novidades vão desde baterias mais modernas, carregadores rápidos e estações de trocas de bateria, como as que a startup Vammo mantém na capital paulista. A Vammo, aliás, é parceira da VMoto e utiliza as scooters elétricas da fabricante chinesa em suas operações.

Leia também: Frota de duas rodas eletrificada ajuda a reduzir custos

VS4: uma moto elétrica para mototáxi

Projetada especificamente para levar passageiros, a VS4 promete desempenho e segurança para viagens urbanas. Homologada como um veículo L3, ou seja, equivalente a uma moto de 125 cc, na Europa, a VS4 pode chegar até 90 km/h de velocidade máxima.

De acordo com a VMoto, o mototáxi elétrico pode rodar até 200 km com uma única carga. O assento espaçoso acomoda confortavelmente tanto o piloto quanto o passageiro. Há ainda um bagageiro para levar pequenas mochilas.

A VS4 vem de fábrica com duas baterias removíveis de 74 V, também apresentadas pela Vmoto na EICMA 2024 como parte do sistema EMS. Essas baterias oferecem desempenho superior em termos de potência e alcance. Além disso, seu tempo de carregamento é até seis vezes menor do que as baterias da geração anterior, de acordo com a VMoto.

Um diferencial da VS4 para outras motos elétricas é seu espaçoso apoio para os pés do passageiro. A pedaleira “plataforma” promete não só aumentar a segurança e a estabilidade da moto, mas também oferecer conforto extra para os passageiros.