Museu conta a história de motos e bikes
Centro Cultural Movimento, em Socorro (SP), tem um dos maiores acervos do País
4 minutos, 33 segundos de leitura
05/12/2021
Localizada na região conhecida como Circuito das Águas Paulista, a cidade de Socorro inaugurou o primeiro museu do Estado de São Paulo dedicado a veículos de duas rodas. Batizado de Centro Cultural Movimento, o museu se propõe a resgatar a história das motos e bicicletas no Brasil.
Sediado na Antiga Estação Ferroviária da cidade, que passou por uma reforma que manteve a arquitetura original do prédio histórico de 1909, o Centro Cultural Movimento (CCM) abriu suas portas ao público, em 12 de novembro, com um grande acervo de modelos de motos e bicicletas clássicas lançadas no País nos últimos 120 anos.\
Além dos veículos, a maioria cedida por colecionadores e apoiadores do projeto, o museu apresenta também uma infinidade de objetos, como fotografias antigas e documentos originais – entre eles, pedidos de patentes, propagandas de época e anúncios em classificados.
Esporte em duas rodas
O acervo inclui um espaço dedicado à história das competições de moto e bicicleta no Brasil, em que os visitantes podem acessar a Sala dos Troféus, rever reportagens históricas, além de conhecer as roupas e os equipamentos de pilotagem utilizados ao longo de mais de um século.
Entre algumas das raridades expostas no museu, estão o título do Trofeo Real Consul D’Itália, de 1937, conquistado pelo piloto Luiz Bezzi de Santos, e a réplica da Mobilette de Alex Barros, em sua estreia na motovelocidade, aos 7 anos, e da Puch campeã paulista de ciclomotores de 1978, com José Escalona.
“A história do motociclismo brasileiro possui alguns heróis e feitos impressionantes. A gente tem as vitórias do Alexandre Barros e os 21 anos dele em Mundiais (MotoGP e SBK). Foram oito vitórias e mais de 40 pódios. Tivemos Marco Antônio Greco, que disputou MotoGP, Fórmula Indy e 500 Milhas de Indianápolis; o título de Eric Granado, no Europeu de Moto2; a vitória de Adu Celso, no Mundial de 1973; e Antônio Jorge Neto, que venceu Daytona em 1983”, destacou Carlãozinho Coachman, idealizador e curador do Centro Cultural Movimento.
Triumph da Primeira Guerra
Porém, as principais atrações ficam mesmo no Salão Nobre, espaço multiuso que abriga as exposições permanentes e temporárias do museu, com as motos e bicicletas que marcaram a história do setor de duas rodas no País.
No local, o visitante pode acompanhar o desenvolvimento cronológico das motos e bicicletas em uma linha do tempo formada por documentos que retratam mais de um século. Os fãs das duas rodas verão modelos clássicos, alguns fabricados no final do século 19 e início do 20, como o das marcas Zundapp e Matchless.Outros dois modelos em especial, expostos no museu, tiveram papéis significativos e influenciaram a geopolítica mundial, cada um defendendo um lado. Caso da Triumph Type H, de 1915, também conhecida por Trusty.
O modelo foi utilizado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelas tropas de comunicação britânicas para levar informações à frente de batalha dos Aliados. Já a BMW R35, de 1938, foi escolhida por Hitler para os deslocamentos do Exército alemão, na Segunda Grande Guerra (1939-1945).
Além das citadas, é possível conferir algumas raridades que fizeram história, incluindo modelos da Honda, Yamaha, Lambretta, Norton, Vespa, entre tantas outras.
“Os erros não devem ser esquecidos e são boas lições. Os acertos, os ídolos, os heróis e as conquistas serão lembrados e servem de inspiração. Somos parte de uma corrente que liga o passado, o presente e ajuda a moldar o futuro. Se mantivermos acesa a chama, o fio da história não se perde”, concluiu Coachman. (A.C.)
Para quando você for
Centro Cultural Movimento
Endereço: Antiga Estação Ferroviária, Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP)
Ingressos: R$ 20
Horários: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h, e domingos, das 9h às 17h
Site: https://www.centroculturalmovimento.com.br/
Outros museus de moto
Existem ainda vários espaços dedicados às motos. Veja dois exemplos e programe a viagem para conhecê-los.
Museu da Moto, Tiradentes (MG)
Inaugurado em 2016, o Museu da Moto fica próximo à estação ferroviária na charmosa cidade mineira. Conta com um acervo de cerca de 100 motos nacionais e importadas de extrema relevância à cultura motociclística. Destaque para a FN, de 1909, com sidecar feito em vime, e também para a primeira Honda CG 125, que completa 45 anos em 2021. Mais informações, acesse a página do museu no Facebook: https://www.facebook.com/museudamotomg/.
BMW Motorrad Museum, Curitiba (PR)
Aberto em 2011, a coleção particular de motocicletas BMW é considerada uma das cinco principais do mundo em termos de tamanho e representatividade dos modelos expostos. Hoje, o acervo ocupa um espaço de 700 m², divididos em dois andares, onde estão cuidadosamente posicionadas 40 motocicletas BMW, desde o primeiro modelo, a R 32, de 1923, até a revolucionária C 1, de 2000. Só abre para grupos fechados e com agendamento prévio.
Informações e visitas, acesse: www.colecaobmwcuritiba.com.br.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários