A Honda anunciou hoje o lançamento de uma nova PCX com motor maior, de 160 cc, no Japão. A scooter traz ainda um design renovado, novo painel e mais espaço no compartimento sob o assento. A nova Honda PCX 160 chega às lojas japonesas em 28 de janeiro do próximo ano e também deverá vir ao Brasil, onde a atual PCX 150 é líder de vendas do segmento scooter.
Segundo o comunicado da Honda Japão, a PCX foi totalmente renovada. Além do motor, quadro, rodas e suspensões são novas. Os freios no modelo japonês são a disco nas duas rodas, mas o sistema ABS ainda atua apenas no freio dianteiro.
O motor de um cilindro passou dos atuais 149,3 cm³ para 156 cm³, mas manteve o arrefecimento líquido e o câmbio CVT. O aumento da capacidade cúbica também melhorou o desempenho: a nova PCX 160 produz 15,8 cv de potência máxima a 8.500 rpm, contra os 13,2 cv da atual versão de 150 cc.
Com esses números, a PCX acaba com a desvantagem em relação a sua principal concorrente, a Yamaha NMax 160, que oferece 15,4 cv de potência.
Visualmente, é preciso prestar atenção para notar as diferenças entre a nova e a atual PCX. O farol e a lanterna mudaram pouco, mas as carenagens estão com linhas mais angulosas e menos arredondadas do que a atual geração da scooter.
O painel também mudou. Continua sendo totalmente digital, porém está maior e mais fácil de visualizar as informações.
Vale destacar ainda o aumento da capacidade do compartimento sob o banco, que passou de 28 para 30 litros. Outra novidade bem-vinda é a adoção da entrada USB no porta-luvas, no lugar da ultrapassada tomada 12V. Dessa forma, não será preciso um adaptador para carregar o celular ou outro aparelho eletrônico.
O desenho das rodas também é novo, assim como a adoção do aro 13, na traseira – seguindo a tendência inaugurada pela nova Honda ADV. Com isso, a marca japonesa deve ter instalado novos amortecedores, com curso mais longo, na traseira. Embora, ainda não tenha revelado as especificações do conjunto de suspensões.
Os pneus também mudaram. Na roda dianteira, a medida é 110 / 70-14, e, na traseira, 130/70-13, ou seja, mais largos do que na atual versão de 150 cc, vendida no Brasil. Os freios da PCX 160 são a disco nas duas rodas, mas com ABS, apenas na dianteira.
A nova Honda PCX 160 começa a ser vendida no Japão em 28 de janeiro de 2021 com preço de 407 mil ienes (cerca de R$ 20 mil). Também chegam às lojas japonesas as versões de 125 cc e ainda uma PCX híbrida.
Embora ainda seja difícil responder quando, é quase certo que a nova PCX 160 também virá para o Brasil. Afinal, somos um dos principais mercados para a scooter.