Voltar
Meios de transporte

Melhores aplicativos para saber onde o ônibus está

Apps ajudam a diminuir a ansiedade dos usuários mostrando, em tempo real, a localização do ônibus

Daniela Saragiotto

13/10/2020 - 2 minutos, 41 segundos


aplicativo-para-saber-onde-o-onibus-esta
Foto: Getty Images

Quem usa transporte público sofre sem saber quanto tempo o ônibus vai levar para chegar. Para resolver esse problema com a ajuda da tecnologia separamos os melhores aplicativos para saber onde o ônibus está, mostrando sua localização em tempo real. Confira os principais:

Leia mais:
Cidadãos e ambiente no centro do debate
Das velas do Mucuripe às ciclofaixas
'Cidades têm de aplicar metas em todos os modais', diz consultor em transporte

1. Cadê Meu Ônibus?

Disponível nas cidades de São Paulo, Teresina, Rio de Janeiro e Curitiba, o app tem como missão colocar o usuário no controle da sua viagem. Com ele, é possível pesquisar linhas, ver onde o ônibus está, saber a previsão de chegada do veículo e chegada ao destino.

Adicionalmente, também existe a opção de o usuário ‘favoritar’ suas linhas mais usadas e ver todas as ruas em que seu ônibus irá passar. O serviço é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. CittaMobi

Desenvolvido em 2014, o CittaMobi disponibiliza informações dos ônibus nas cidades em que atua, por meio do seu app gratuito para usuários de Android e iOS.

Hoje, o aplicativo está presente em mais de 300 cidades brasileiras em 14 Estados e monitora os ônibus da frota.

Um diferencial da empresa é um aplicativo acessível a deficientes visuais. Desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual, o CittaMobi Acessibilidade também oferece a previsão dos horários de ônibus em tempo real, com todas as informações transmitidas por áudio.

“O CittaMobi é a plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo, seja por promover economia de tempo, ou dando a possibilidade de milhares de brasileiros organizarem sua rotina.”, diz Paulo Fraga, CEO do CittaMobi.

3. Moovit

O Moovit é uma empresa Intel e um dos aplicativos para saber onde o ônibus está mais usados do mundo. No Brasil, o aplicativo está presente em todas as capitais e no Distrito Federal. Já no mundo, são mais de 865 milhões de usuários, em mais de 3.200 cidades de 107 países.

Moovit torna-se parceiro do Portal Mobilidade.

A previsão da chegada em tempo real – tanto em ônibus como nos demais modais – é um dos serviços mais usados. Com ele, o usuário consegue acompanhar o horário em que os ônibus estarão nos pontos.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana em todo mundo, tornando-a mais acessível, segura e confiável”, diz Nir Erez, CEO e um dos fundadores da empresa.

4. Quicko

Trata-se de um app de integração entre os diversos modais que monitora o horário de chegada dos ônibus – e de outros tipos de transporte –, permitindo o acompanhamento do trajeto.

Dessa forma, o app, que é gratuito e está disponível tanto para sistema operacional Android como para iOS, mostra a localização dos pontos de ônibus, a que linhas atendem, a posição aproximada em um mapa e os horários de chegada de cada um em tempo real.

Logo depois do início da pandemia, com as mudanças no transporte público, o app lançou uma central de notificações aos usuários. Ela alerta sobre mudanças no transporte e medidas de combate ao novo coronavírus.

Quicko APP lança central com informações sobre o transporte.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login