Voltar
Meios de transporte

Melhores aplicativos para saber onde o ônibus está

Apps ajudam a diminuir a ansiedade dos usuários mostrando, em tempo real, a localização do ônibus

Daniela Saragiotto

13/10/2020 - 2 minutos, 41 segundos


aplicativo-para-saber-onde-o-onibus-esta
Foto: Getty Images

Quem usa transporte público sofre sem saber quanto tempo o ônibus vai levar para chegar. Para resolver esse problema com a ajuda da tecnologia separamos os melhores aplicativos para saber onde o ônibus está, mostrando sua localização em tempo real. Confira os principais:

Leia mais:
São Paulo ganha a maior frota de ônibus elétricos do País
Mês da Mobilidade #6: Democratização do transporte
Podcast Especial Mobilidade: transporte público na pandemia

1. Cadê Meu Ônibus?

Disponível nas cidades de São Paulo, Teresina, Rio de Janeiro e Curitiba, o app tem como missão colocar o usuário no controle da sua viagem. Com ele, é possível pesquisar linhas, ver onde o ônibus está, saber a previsão de chegada do veículo e chegada ao destino.

Adicionalmente, também existe a opção de o usuário ‘favoritar’ suas linhas mais usadas e ver todas as ruas em que seu ônibus irá passar. O serviço é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. CittaMobi

Desenvolvido em 2014, o CittaMobi disponibiliza informações dos ônibus nas cidades em que atua, por meio do seu app gratuito para usuários de Android e iOS.

Hoje, o aplicativo está presente em mais de 300 cidades brasileiras em 14 Estados e monitora os ônibus da frota.

Um diferencial da empresa é um aplicativo acessível a deficientes visuais. Desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual, o CittaMobi Acessibilidade também oferece a previsão dos horários de ônibus em tempo real, com todas as informações transmitidas por áudio.

“O CittaMobi é a plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo, seja por promover economia de tempo, ou dando a possibilidade de milhares de brasileiros organizarem sua rotina.”, diz Paulo Fraga, CEO do CittaMobi.

3. Moovit

O Moovit é uma empresa Intel e um dos aplicativos para saber onde o ônibus está mais usados do mundo. No Brasil, o aplicativo está presente em todas as capitais e no Distrito Federal. Já no mundo, são mais de 865 milhões de usuários, em mais de 3.200 cidades de 107 países.

Moovit torna-se parceiro do Portal Mobilidade.

A previsão da chegada em tempo real – tanto em ônibus como nos demais modais – é um dos serviços mais usados. Com ele, o usuário consegue acompanhar o horário em que os ônibus estarão nos pontos.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana em todo mundo, tornando-a mais acessível, segura e confiável”, diz Nir Erez, CEO e um dos fundadores da empresa.

4. Quicko

Trata-se de um app de integração entre os diversos modais que monitora o horário de chegada dos ônibus – e de outros tipos de transporte –, permitindo o acompanhamento do trajeto.

Dessa forma, o app, que é gratuito e está disponível tanto para sistema operacional Android como para iOS, mostra a localização dos pontos de ônibus, a que linhas atendem, a posição aproximada em um mapa e os horários de chegada de cada um em tempo real.

Logo depois do início da pandemia, com as mudanças no transporte público, o app lançou uma central de notificações aos usuários. Ela alerta sobre mudanças no transporte e medidas de combate ao novo coronavírus.

Quicko APP lança central com informações sobre o transporte.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login