Meios de transporte

Prefeitura do Rio de Janeiro inicia passeios turísticos gratuitos em ônibus elétricos

As viagens vão acontecer a partir deste sábado (13), pela manhã e à tarde, em Madureira, bairro da Zona Norte da cidade

1 minuto, 29 segundos de leitura

13/11/2021

Por: Marina Oliveira

passeios turísticos em ônibus elétricos
Os veículos são os primeiros ônibus elétricos a circular pela cidade do Rio de Janeiro. Foto: Beth Santos / Divulgação Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio do programa Verão Verde, vai oferecer passeios turísticos gratuitos em ônibus elétricos, que percorrerão as principais atrações culturais do bairro de Madureira, na Zona Norte da cidade. As viagens vão acontecer a partir de hoje, sempre aos sábados e domingos. Os veículos são os primeiros ônibus elétricos a circular pela cidade do Rio de Janeiro.

O tour cultural percorre 10km em aproximadamente 60 minutos, visitando locais como o Mercadão de Madureira e as escolas de samba Portela e Império Serrano. O início e o fim do trajeto são na Arena Carioca Fernando Torres, em uma das entradas do Parque Madureira. 

Os três veículos elétricos utilizados no circuito cultural de Madureira virão equipados com carregadores de aparelhos de celular. Cada ônibus 100% elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (considerando 72.000 km rodados/ano).

A empresa responsável pela operação dos ônibus e manutenção é a Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a soluções em energia, que já colaborou para a transição energética da frota de Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia. A empresa também será responsável pela instalação da infraestrutura de recarga para os ônibus, além da seleção e treinamento dos condutores dos veículos. 

“A entrega para a Prefeitura do Rio é uma demonstração do nosso modelo de negócios. Promover a descarbonização dos centros urbanos, trazendo benefícios para toda a sociedade, é um dos principais objetivos da empresa”, destacou o Carlos Eduardo Cardoso, diretor da Enel X.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login