Saiba qual aeroporto do Brasil utiliza ônibus elétrico da BYD para transporte de passageiros
Veículo 100% elétrico tem autonomia de 250 quilômetros
Com o objetivo de chegar a emissão zero de poluentes, um aeroporto no Brasil passou a utilizar um ônibus elétrico da BYD para transporte dos passageiros. O veículo modelo D9W é 100% elétrico e tem autonomia de rodar por 250 quilômetros. Ou seja, consegue circular pelo aeroporto durante todo o dia sem precisar de carregamento.
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Qual é o aeroporto com ônibus elétrico?
Após uma fase de testes iniciada em julho de 2024, o ônibus elétrico da BYD passou a operar no Aeroporto Internacional de Goiânia, no Estado de Goiás, no fim do ano. Segundo a CCR, concessionária que administra o local, Goiânia é o primeiro aeroporto do Brasil a operar um ônibus 100% elétrico para transporte de passageiros.
Além disso, a CCR destaca que, até o momento, acontecem em média 10 viagens por dia, que transportam entre 700 a 800 passageiros. Entretanto, o veículo tem capacidade para transportar mil pessoas diariamente, 80 por viagem.
Quanto dura a bateria do ônibus elétrico?
A capacidade da bateria permite que o ônibus circule durante todo o dia, sem precisar carregar. Em nota, a CCR informou que tem carregado as baterias duas vezes por semana.
Se conectado a energia com 20% de bateria, são necessárias 4 horas de carregamento até a carga completa.
Redução da emissão de gases de efeito estufa
“A adoção do ônibus elétrico não é apenas uma questão de eficiência, mas também um compromisso com a sustentabilidade”, diz a nota divulgada pela concessionária, que pretende expandir o serviço para outros aeroportos.
Embora o aeroporto ainda tenha outros dois ônibus e um micro-ônibus à combustão, a CCR destaca como diferencial o volume de gases de efeito estufa que deixam de ser emitidos com a adoção de um único veículo D9W.
Conforme a empresa, são menos 13 kg de CO₂ lançados na atmosfera por dia, o que é equivalente a cerca de 4,8 toneladas por ano.
Mais ônibus elétricos
Com o sucesso das operações em Goiânia, a CCR planeja expandir o serviço para outros aeroportos sob sua administração. O próximo a receber um D9W é o Aeroporto Internacional de Curitiba, no Paraná, informou a concessionária.
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