Os carros elétricos mais inovadores que você pode comprar já

O Nissan LEAF é o carro elétrico mais vendido no mundo e pode ser comprado por R$ 195 mil. Foto: Divulgação

25/11/2019 - Tempo de leitura: 11 minutos, 23 segundos

Numa estimativa da CPFL Energia, até 2030 o país terá uma frota de 2 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in.  Hoje esse mercado caminha ainda devagar, perto de China e países europeus, mas este é o melhor ano do segmento no país. 

Entre janeiro de 2012 até outubro deste ano, foram emplacados 18.091 mil elétricos (automóveis e comerciais leves). O aumento tem sido gradual, mas este ano houve um salto: entre janeiro e outubro de 2018 foram vendidos 3.159 eletrificados no Brasil (fechou aquele ano em 3.970 unidades). 

Nos dez meses acumulados de 2019 o montante foi de 7.425 — números da Associação Brasileira de Veículos Elétricos incluindo modelos movidos 100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in. A alta de janeiro a outubro de 2019 foi de 135% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O Brasil tem 31 modelos à venda, boa parte importada, entre elétricos, híbridos, híbridos plug-in e híbridos leves. Uma das exceções é o novo Toyota Corolla Hybrid, que é produzido em Indaiatuba (São Paulo). O novo sedã é ainda mais inovador: trata-se do primeiro modelo híbrido flex do mundo. 

Quase todas as montadoras fazem suas apostas na eletrificação. Algumas trazem híbridos que convivem com seus modelos a combustão, caso do Ford Fusion que pode ser comprado na versão híbrida e a gasolina. Já a Toyota passou a importar o SUV RAV4 apenas na opção híbrida. E há os projetados já como puramente elétricos, caso de BMW i3 e i8 e do Nissan LEAF. 

Outra inovação são os híbridos leves, que possuem motores elétricos mais para auxiliar no consumo de combustível e emissões. 

Confira a seguir todos os carros elétricos  vendidos atualmente no Brasil:

Carros híbridos leves

Audi A6

Preço: R$ 426.990

Motor: gasolina, turbo V6 3.0 + elétrico 48 V

Potência: 340 cv

Torque: 50,9 kgfm de 1.300 rpm

Consumo (km/l em cidade/estrada): 8,3/10,3

Destaques: o propulsor elétrico entra em ação em retomadas de velocidade e para alimentar o motor de arranque da função do Start-Stop – sedã roda por até 40 segundos com motor desligado entre 55 e 160 km/h.

Audi A7 Sportback

Preço: R$ 456.990

Motor: V6 3.0 + elétrico 48 V

Potência: 340 cv

Torque: 51 kgfm de 1.370 a 4.500 rpm

Consumo: Consumo (cidade/estrada): 7,7/10,6 km/l

Destaques: esportivo com ótimas retomadas e repleto de itens de conforto e segurança.

Audi Q8

Preço: R$ 471.990

Motor: V6 3.0 a gasolina 

Potência: 340 cv + elétrico 48 V

Torque:  50,9 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm

Consumo: 6,6/7 km/l

Destaques: SUV topo de linha de alta performance, suspensão pneumática, rodas traseiras que esterçam 5 graus e pacote completíssimo de segurança e conforto.

Mercedes-Benz C200 EQ Boost

Preço: R$ 221.900

Motor: 1.5 a gasolina

Potência: 183 cv + 14 cv

Torque: 28,5 entre 3.000 e 4.000 rpm + 16,3 kgfm

Consumo (cidade/estrada): 10,2 / 13,6 km/l 

Destaques: produzido em Iracemópolis (SP), tem rodar silencioso e confortável, acabamento refinado, bom pacote de eletrônica embarcada que reforça sua segurança.

Carros híbridos plug-in

BMW i8

Preço: R$ 799.950

Motor: traseiro 1.5 turbo a gasolina + dianteiro elétrico

Potência: 231 cv + 131 cv (362 cv)

Torque: 32,6 + 25,5 kgfm

Consumo (cidade/estrada): 17/20 km/l

Autonomia: 53 km (elétrico)

Tempo de recarga: 2 horas e 30 minutos (tomada 220V)

Destaques: esportivo de visual futurista com as portas do tipo tesoura (abrem para cima), roda com energia da bateria até 65 km/h – acima dessa velocidade o motor 1.5 a gasolina entra em ação.

BMW 530e M Sport

Preço: R$ 332.950

Motor: 2.0 turbo a gasolina

Potência: 184 cv + 113 cv

Torque: 29,6 kgfm + 25,5 kgfm

Autonomia: 46 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): N/D

Tempo de recarga: 3 horas 

Destaques: este Série 5 é um sedã esportivo de visual moderno e bom conjunto de desempenho, conforto e tecnologia, como alguns sistemas semiautônomos.

Cooper S E Countryman ALL4

Preço: R$ 219.900

Motor: 1.5 3 cilindros a gasolina 

Potência: 136 cv + 88 cv (224 cv) 

Torque: 22,4 kgfm entre 1.480 e 4.100 rpm + 16,8 kgfm

Autonomia: 52 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 19/17 km/l

Tempo de recarga: 5 horas

Destaques: nova bateria de íon-lítio deixa o modelo ainda mais eficiente e sustentável, e aumentou 30% sua autonomia elétrica. No total, roda até 500 km combinando os dois motores.

Porsche Panamera 4 E-Hybrid

Preço: R$ 538.221

Motor: 3.0 V6 biturbo a gasolina

Potência: 330 cv + 136 cv (462 cv )

Torque: 45,8 kgfm entre 5.250 – 6.500 rpm + 40,7 kgfm

Autonomia: 50 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 17/25 km/l

Tempo de recarga: 6 horas

Destaques: tração integral, comportamento arisco de esportivo com consumo maior que o de um popular.

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid

Preço: R$ 1.251.015

Motor: 4.0 V8 biturbo a gasolina 

Potência: 550 cv + 136 cv (686 cv)

Torque: 78,5 kgfm + 40,7 kgfm

Autonomia: 50 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 16/ 220 km/l

Tempo de recarga: 6 horas 

Destaques: ainda mais arisco, para quem pensa que os plug-ins são mansos, essa versão turbo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h.

Porsche Cayenne E-Hybrid

Preço: R$ 435 mil 

Motor: 3.0 V6 a gasolina 

Potência:  340 cv + 136 cv (462 cv)

Torque: 45,8 kgfm + 40,7 kgfm

Autonomia: 44 km  (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 29 km/l (média)

Tempo de recarga: 8 horas 

Destaques: o SUV esportivo de tração integral e sistema de gerenciamento ativo da suspensão apesar de pesadão (2.300 kg) vai da imobilidade aos 100 km/h em 5 segundos. Tem ainda head-up display colorido, copiloto digital inteligente com controle de cruzeiro adaptativo, bancos com massagem, para-brisa aquecido e rodas de liga leve de 22”.

Porsche Cayenne Turbo SE-Hybrid

Preço: R$ 946.446

Motor: V8 4.0 biturbo a gasolina 

Potência:  550 cv + 136 cv (680 cv)

Torque: 78,5 kgfm + 40,7 kgfm

Autonomia: 40 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 25,6 km/l (média)

Tempo de recarga: 6 horas

Destaques: com performance espetacular para um SUV, vai a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge máxima de 295 km/h. Na lista de equipamentos traz suspensão a ar adaptativa, freios de cerâmica, sistema de estabilização de rolagem e rodas de 22”.

Volvo XC60 T8 R-Design

Preço: R$ 299.950

Motor: 2.0 turbo a gasolina 

Potência:  320 cv + 88 (407 cv)

Torque: 40,8 kgfm + 24,5 kgfm

Autonomia: 45 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 10,5/ 11,1km/l

Tempo de recarga: 7 horas

Destaques: podendo percorrer até 45 km apenas no modo elétrico, esse modelo é uma boa solução para a cidade com mais potência do que você vai precisar, com um pacote completo de conforto e segurança.

Volvo XC90 T8 R-Design

Preço: R$ 409.950

Motor: 2.0 turbo a gasolina 

Potência: 324 cv + 88 cv (413 cv) 

Torque: 65 kgfm (combinado)

Autonomia: 40 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): 18,2/ 16,6 km/l

Tempo de recarga: 3 horas (220 V)

Destaques: o design escandinavo e o alto desempenho tornam esse Volvo empolgante. Muito conforto, tecnologias de segurança e consumo bastante amigável.

VW Golf GTE

Preço: R$ 199.990

Motor: 1.4 turbo

Potência: 150 cv + 102 cv (204 cv)

Torque: 25,5 kgfm + 35,7 kgfm 

Autonomia: 50 km (elétrico)

Consumo (cidade/estrada): N/D

Tempo de recarga: 3 horas

Destaques: com venda limitada a três concessionárias, o Golf GTE será o último hatch médio da Volkswagen (ao menos até a oitava geração ser importada). O interior lembra a versão GTi. Entre os equipamentos traz painel de instrumentos totalmente digital e sistema de infotenimento com tela sensível ao toque de 9,2”, controle por gestos e Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC).

Carros híbridos

Fusion Titanium Hybrid

Preço: R$ 182.990

Motor: 2.0 a gasolina 

Potência: 143 cv + 120 cv 

Torque: 17,8 kgfm + 18 kgfm

Autonomia: 885 km 

Consumo (cidade/estrada): 16,8/15,1 km/l

Destaques: Um dos primeiros híbridos a chegar ao Brasil, o sedã grande perde em apelo visual para os SUVs, mas tem desempenho esportivo, é espaçoso, luxuoso e confortável.

Mercedes-Benz CLS 53 AMG

Preço: R$ 621.900

Motor: 6 cilindros 3.0 biturbo

Potência: 435 cv + 22 cv

Torque: 53 kgfm + 25,5 kgfm

Autonomia: 416 km

Consumo (cidade/estrada): 6,5/9,6 km/l

Destaques: cupê esportivo com quatro portas traz um inédito compressor elétrico auxiliar que atua em baixas rotações, dando mais disposição nas arrancadas e acelerações. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. O consumo, contudo, decepciona para um híbrido.

Lexus UX 250

Preço: R$ 169.990

Motor: 2.0 a gasolina

Potência: 140 cv + 107 cv (181 cv) 

Torque: 18 kgfm + 20,2 kgfm 

Autonomia: 700 km

Consumo (cidade/estrada): 20,5/18,1  km/l

Destaques: primeiro crossover compacto de luxo da marca, de linhas ousadas e preço bem atraente pelo o que oferece.

Lexus CT 200h

Preço: R$ 143.990

Motor: 1.8 a gasolina 

Potência: 99 cv + 82 cv  (136 cv)

Torque: 14,5 kgfm + 21 kgfm 

Autonomia: 600 km

Consumo (cidade/estrada): 15,7/ 14,2 km/l

Destaques: modelo mais acessível entre os híbridos da Lexus, este hatchback tem desempenho mais moderado.

Lexus ES 300h

Preço: R$ 239.990

Motor: 2.5 a gasolina 

Potência: 176 cv + 118 cv (217 cv)

Torque: 22,1 kgfm + 20,2 kgfm 

Autonomia: N/D

Consumo (cidade/estrada): 16,2/15,4 km/l

Destaques: sedã da Lexus tem visual esportivo, com a frente chamativa. Conforto e espaço são seus pontos altos.

Lexus NX 300h

Preço: R$ 223.990

Motor: 2.5 a gasolina 

Potência: 155 cv + 143 cv (194 cv)

Torque: 21,4 kgfm + 27,5 kgfm

Autonomia: N/D

Consumo (cidade/estrada): 12,6/11,1  km/l

Destaques: de desenho mais agressivo, traz dois motores elétricos, conforto e segurança.

Lexus LS 500h

Preço: R$ 760.000

Motor: V6 5.5 a gasolina 

Potência: 299 cv + 179 cv (359 cv)

Torque: 37,5 kgfm + 30,6 kgfm

Autonomia: N/D

Consumo (cidade/estrada): 10,1/ 11,5 km/l

Destaques: o luxuoso sedã de 5,20 m de comprimento briga com os BMW Série 7 e Mercedes Classe S é repleto de mimos: bancos com 22 ajustes elétricos e massageadores também na segunda fileira, sistema de som com 23 alto-falantes e suspensão a ar.

Toyota Prius

Preço: R$ 128.530

Motor: 1.8 a gasolina 

Potência:  98 cv + 72 cv  (122 cv)

Torque: 14,4 kgfm + 16,6 kgfm

Autonomia: N/D

Consumo (cidade/estrada): 18,9/17  km/l

Destaques: híbrido mais vendido no mundo, o Prius tem visual novo para a versão 2019, menos rebuscada, mas de linhas ainda exageradas. Seu desempenho agrada mais na cidade, onde seu motor elétrico atua até 50 km/h.

Toyota Corolla

Preço: R$ 124.990

Motor: 1.8 flex 

Potência: 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) (123 cv) 

Torque: 14,5 kgfm + 16,6 kgfm

Autonomia: N/D

Consumo etanol cidade/estrada: 10,9/9,9 km/l

Consumo gasolina cidade/estrada: 16,3/14,5 km/l

Destaques: pioneiro na tecnologia híbrida flex no mundo, só está disponível na versão mais cara Altis, mas a Toyota não descarta trazer a tecnologia a modelos mais acessíveis. Roda silencioso, com muito conforto e boa dose de tecnologia a bordo.

Toyota RAV4

Preço: R$ 167.990

Motor: 2.5 a gasolina

Potência: 178 cv + 120 cv (222 cv)

Torque: 22,5 kgfm + 20,6 kgfm

Autonomia: 1.000 km

Consumo (cidade/estrada): 14,3/12,8 km/l

Destaques: na versão 2020 SUV, de visual renovado e mais moderno, só é vendido nesta versão híbrida. Para segurança são 7 airbags, além de conforto e bom espaço.

Carros elétricos

BMW i3

Preço: R$ 205.950 a R$ 257.950

Motor: elétrico

Potência: 170 cv 

Torque: 25,5 kgfm

Autonomia: 235 km / 385 km (com REX)

Tempo de recarga: 9 horas

Destaques: o hatch pequeno traz versão com o sistema REX, um extensor de economia — um motor compacto a combustão de 2 cilindros e 39 cv que funciona como um gerador e leva carga extra à bateria e ampliando sua autonomia. Acabamento é feito de materiais reciclados.

JAC iEV40

Preço: R$ 153.990

Motor: elétrico

Potência: 115 cv 

Torque: 27,6 kgfm 

Autonomia: 300 km

Tempo de recarga: 8 horas

Destaques: primeiro de uma leva da ofensiva de veículos elétricos da marca chinesa, é um SUV compacto ideal para rodar na cidade, com bom acabamento e boa oferta de itens de série.

Renault Zoe

Preço: R$ 149.990

Motor: elétrico

Potência: 88 cv

Torque: 22 kgfm

Autonomia: 300 km 

Tempo de recarga: 7 horas 

Destaques: Com vendas restritas a algumas capitais, o Zoe é um compacto para até 4 pessoas e, como todo elétrico, pela limitação de seu desempenho, é ideal para circular em percursos urbanos. Sua velocidade máxima é de 135 km/h.

Chery Arrizo 5e

Preço: R$ 159.990

Motor: elétrico

Potência: 122 cv

Torque: 28,1 kgfm

Autonomia: 322 km 

Tempo de recarga: até 20 horas

Destaques: sedã médio chinês é o único do segmento com opção elétrica, com boa oferta de equipamentos (praticamente os mesmos do modelo a combustão).

Chevrolet Bolt EV

Preço: R$ 175.000

Motor: elétrico

Potência: 203 cv

Torque: 36 kgfm 

Autonomia: 383 km

Tempo de recarga: 10 horas

Destaques: a versão que começou a ser vendida é a nova com mais autonomia. O carro exageradamente chamado de SUV (mas é hatch) e recheado de tecnologias de conforto e segurança, como: assistente de estacionamento com visão 360 graus, MyLink com tela de 10,2”, sensor crepuscular, 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática em baixa velocidade para mitigar acidentes, entre outros.

Nissan LEAF

Preço: R$ 195.000

Motor: elétrico

Potência: 149 cv

Torque: 33 kgfm

Autonomia: 389 km

Tempo de recarga: até 20 horas

Destaques: elétrico mais vendido no mundo, tem quase dez anos de mercado e também tem a proposta de vir bem equipado, principalmente em itens de segurança, como assistente de partida em rampa, alerta de tráfego cruzado e assistente de mudança de faixa.

Jaguar I-Pace

Preço: R$ 437.000

Motor: elétrico

Potência: 400 cv

Torque: 71 kgfm

Autonomia: 470 km

Tempo de recarga: até 10 horas 

Destaques: o derivado do SUV com jeitão de cupê de tração integral é o mais potente entre os elétricos disponíveis no país: chega a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir 200 km/h de velocidade máxima.