Numa estimativa da CPFL Energia, até 2030 o país terá uma frota de 2 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in. Hoje esse mercado caminha ainda devagar, perto de China e países europeus, mas este é o melhor ano do segmento no país.
Entre janeiro de 2012 até outubro deste ano, foram emplacados 18.091 mil elétricos (automóveis e comerciais leves). O aumento tem sido gradual, mas este ano houve um salto: entre janeiro e outubro de 2018 foram vendidos 3.159 eletrificados no Brasil (fechou aquele ano em 3.970 unidades).
Nos dez meses acumulados de 2019 o montante foi de 7.425 — números da Associação Brasileira de Veículos Elétricos incluindo modelos movidos 100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in. A alta de janeiro a outubro de 2019 foi de 135% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Brasil tem 31 modelos à venda, boa parte importada, entre elétricos, híbridos, híbridos plug-in e híbridos leves. Uma das exceções é o novo Toyota Corolla Hybrid, que é produzido em Indaiatuba (São Paulo). O novo sedã é ainda mais inovador: trata-se do primeiro modelo híbrido flex do mundo.
Quase todas as montadoras fazem suas apostas na eletrificação. Algumas trazem híbridos que convivem com seus modelos a combustão, caso do Ford Fusion que pode ser comprado na versão híbrida e a gasolina. Já a Toyota passou a importar o SUV RAV4 apenas na opção híbrida. E há os projetados já como puramente elétricos, caso de BMW i3 e i8 e do Nissan LEAF.
Outra inovação são os híbridos leves, que possuem motores elétricos mais para auxiliar no consumo de combustível e emissões.
Confira a seguir todos os carros elétricos vendidos atualmente no Brasil:
Preço: R$ 426.990
Motor: gasolina, turbo V6 3.0 + elétrico 48 V
Potência: 340 cv
Torque: 50,9 kgfm de 1.300 rpm
Consumo (km/l em cidade/estrada): 8,3/10,3
Destaques: o propulsor elétrico entra em ação em retomadas de velocidade e para alimentar o motor de arranque da função do Start-Stop – sedã roda por até 40 segundos com motor desligado entre 55 e 160 km/h.
Preço: R$ 456.990
Motor: V6 3.0 + elétrico 48 V
Potência: 340 cv
Torque: 51 kgfm de 1.370 a 4.500 rpm
Consumo: Consumo (cidade/estrada): 7,7/10,6 km/l
Destaques: esportivo com ótimas retomadas e repleto de itens de conforto e segurança.
Preço: R$ 471.990
Motor: V6 3.0 a gasolina
Potência: 340 cv + elétrico 48 V
Torque: 50,9 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm
Consumo: 6,6/7 km/l
Destaques: SUV topo de linha de alta performance, suspensão pneumática, rodas traseiras que esterçam 5 graus e pacote completíssimo de segurança e conforto.
Preço: R$ 221.900
Motor: 1.5 a gasolina
Potência: 183 cv + 14 cv
Torque: 28,5 entre 3.000 e 4.000 rpm + 16,3 kgfm
Consumo (cidade/estrada): 10,2 / 13,6 km/l
Destaques: produzido em Iracemópolis (SP), tem rodar silencioso e confortável, acabamento refinado, bom pacote de eletrônica embarcada que reforça sua segurança.
Preço: R$ 799.950
Motor: traseiro 1.5 turbo a gasolina + dianteiro elétrico
Potência: 231 cv + 131 cv (362 cv)
Torque: 32,6 + 25,5 kgfm
Consumo (cidade/estrada): 17/20 km/l
Autonomia: 53 km (elétrico)
Tempo de recarga: 2 horas e 30 minutos (tomada 220V)
Destaques: esportivo de visual futurista com as portas do tipo tesoura (abrem para cima), roda com energia da bateria até 65 km/h – acima dessa velocidade o motor 1.5 a gasolina entra em ação.
Preço: R$ 332.950
Motor: 2.0 turbo a gasolina
Potência: 184 cv + 113 cv
Torque: 29,6 kgfm + 25,5 kgfm
Autonomia: 46 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): N/D
Tempo de recarga: 3 horas
Destaques: este Série 5 é um sedã esportivo de visual moderno e bom conjunto de desempenho, conforto e tecnologia, como alguns sistemas semiautônomos.
Preço: R$ 219.900
Motor: 1.5 3 cilindros a gasolina
Potência: 136 cv + 88 cv (224 cv)
Torque: 22,4 kgfm entre 1.480 e 4.100 rpm + 16,8 kgfm
Autonomia: 52 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 19/17 km/l
Tempo de recarga: 5 horas
Destaques: nova bateria de íon-lítio deixa o modelo ainda mais eficiente e sustentável, e aumentou 30% sua autonomia elétrica. No total, roda até 500 km combinando os dois motores.
Preço: R$ 538.221
Motor: 3.0 V6 biturbo a gasolina
Potência: 330 cv + 136 cv (462 cv )
Torque: 45,8 kgfm entre 5.250 – 6.500 rpm + 40,7 kgfm
Autonomia: 50 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 17/25 km/l
Tempo de recarga: 6 horas
Destaques: tração integral, comportamento arisco de esportivo com consumo maior que o de um popular.
Preço: R$ 1.251.015
Motor: 4.0 V8 biturbo a gasolina
Potência: 550 cv + 136 cv (686 cv)
Torque: 78,5 kgfm + 40,7 kgfm
Autonomia: 50 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 16/ 220 km/l
Tempo de recarga: 6 horas
Destaques: ainda mais arisco, para quem pensa que os plug-ins são mansos, essa versão turbo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h.
Preço: R$ 435 mil
Motor: 3.0 V6 a gasolina
Potência: 340 cv + 136 cv (462 cv)
Torque: 45,8 kgfm + 40,7 kgfm
Autonomia: 44 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 29 km/l (média)
Tempo de recarga: 8 horas
Destaques: o SUV esportivo de tração integral e sistema de gerenciamento ativo da suspensão apesar de pesadão (2.300 kg) vai da imobilidade aos 100 km/h em 5 segundos. Tem ainda head-up display colorido, copiloto digital inteligente com controle de cruzeiro adaptativo, bancos com massagem, para-brisa aquecido e rodas de liga leve de 22”.
Preço: R$ 946.446
Motor: V8 4.0 biturbo a gasolina
Potência: 550 cv + 136 cv (680 cv)
Torque: 78,5 kgfm + 40,7 kgfm
Autonomia: 40 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 25,6 km/l (média)
Tempo de recarga: 6 horas
Destaques: com performance espetacular para um SUV, vai a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge máxima de 295 km/h. Na lista de equipamentos traz suspensão a ar adaptativa, freios de cerâmica, sistema de estabilização de rolagem e rodas de 22”.
Preço: R$ 299.950
Motor: 2.0 turbo a gasolina
Potência: 320 cv + 88 (407 cv)
Torque: 40,8 kgfm + 24,5 kgfm
Autonomia: 45 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 10,5/ 11,1km/l
Tempo de recarga: 7 horas
Destaques: podendo percorrer até 45 km apenas no modo elétrico, esse modelo é uma boa solução para a cidade com mais potência do que você vai precisar, com um pacote completo de conforto e segurança.
Preço: R$ 409.950
Motor: 2.0 turbo a gasolina
Potência: 324 cv + 88 cv (413 cv)
Torque: 65 kgfm (combinado)
Autonomia: 40 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): 18,2/ 16,6 km/l
Tempo de recarga: 3 horas (220 V)
Destaques: o design escandinavo e o alto desempenho tornam esse Volvo empolgante. Muito conforto, tecnologias de segurança e consumo bastante amigável.
Preço: R$ 199.990
Motor: 1.4 turbo
Potência: 150 cv + 102 cv (204 cv)
Torque: 25,5 kgfm + 35,7 kgfm
Autonomia: 50 km (elétrico)
Consumo (cidade/estrada): N/D
Tempo de recarga: 3 horas
Destaques: com venda limitada a três concessionárias, o Golf GTE será o último hatch médio da Volkswagen (ao menos até a oitava geração ser importada). O interior lembra a versão GTi. Entre os equipamentos traz painel de instrumentos totalmente digital e sistema de infotenimento com tela sensível ao toque de 9,2”, controle por gestos e Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC).
Preço: R$ 182.990
Motor: 2.0 a gasolina
Potência: 143 cv + 120 cv
Torque: 17,8 kgfm + 18 kgfm
Autonomia: 885 km
Consumo (cidade/estrada): 16,8/15,1 km/l
Destaques: Um dos primeiros híbridos a chegar ao Brasil, o sedã grande perde em apelo visual para os SUVs, mas tem desempenho esportivo, é espaçoso, luxuoso e confortável.
Preço: R$ 621.900
Motor: 6 cilindros 3.0 biturbo
Potência: 435 cv + 22 cv
Torque: 53 kgfm + 25,5 kgfm
Autonomia: 416 km
Consumo (cidade/estrada): 6,5/9,6 km/l
Destaques: cupê esportivo com quatro portas traz um inédito compressor elétrico auxiliar que atua em baixas rotações, dando mais disposição nas arrancadas e acelerações. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. O consumo, contudo, decepciona para um híbrido.
Preço: R$ 169.990
Motor: 2.0 a gasolina
Potência: 140 cv + 107 cv (181 cv)
Torque: 18 kgfm + 20,2 kgfm
Autonomia: 700 km
Consumo (cidade/estrada): 20,5/18,1 km/l
Destaques: primeiro crossover compacto de luxo da marca, de linhas ousadas e preço bem atraente pelo o que oferece.
Preço: R$ 143.990
Motor: 1.8 a gasolina
Potência: 99 cv + 82 cv (136 cv)
Torque: 14,5 kgfm + 21 kgfm
Autonomia: 600 km
Consumo (cidade/estrada): 15,7/ 14,2 km/l
Destaques: modelo mais acessível entre os híbridos da Lexus, este hatchback tem desempenho mais moderado.
Preço: R$ 239.990
Motor: 2.5 a gasolina
Potência: 176 cv + 118 cv (217 cv)
Torque: 22,1 kgfm + 20,2 kgfm
Autonomia: N/D
Consumo (cidade/estrada): 16,2/15,4 km/l
Destaques: sedã da Lexus tem visual esportivo, com a frente chamativa. Conforto e espaço são seus pontos altos.
Preço: R$ 223.990
Motor: 2.5 a gasolina
Potência: 155 cv + 143 cv (194 cv)
Torque: 21,4 kgfm + 27,5 kgfm
Autonomia: N/D
Consumo (cidade/estrada): 12,6/11,1 km/l
Destaques: de desenho mais agressivo, traz dois motores elétricos, conforto e segurança.
Preço: R$ 760.000
Motor: V6 5.5 a gasolina
Potência: 299 cv + 179 cv (359 cv)
Torque: 37,5 kgfm + 30,6 kgfm
Autonomia: N/D
Consumo (cidade/estrada): 10,1/ 11,5 km/l
Destaques: o luxuoso sedã de 5,20 m de comprimento briga com os BMW Série 7 e Mercedes Classe S é repleto de mimos: bancos com 22 ajustes elétricos e massageadores também na segunda fileira, sistema de som com 23 alto-falantes e suspensão a ar.
Preço: R$ 128.530
Motor: 1.8 a gasolina
Potência: 98 cv + 72 cv (122 cv)
Torque: 14,4 kgfm + 16,6 kgfm
Autonomia: N/D
Consumo (cidade/estrada): 18,9/17 km/l
Destaques: híbrido mais vendido no mundo, o Prius tem visual novo para a versão 2019, menos rebuscada, mas de linhas ainda exageradas. Seu desempenho agrada mais na cidade, onde seu motor elétrico atua até 50 km/h.
Preço: R$ 124.990
Motor: 1.8 flex
Potência: 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) (123 cv)
Torque: 14,5 kgfm + 16,6 kgfm
Autonomia: N/D
Consumo etanol cidade/estrada: 10,9/9,9 km/l
Consumo gasolina cidade/estrada: 16,3/14,5 km/l
Destaques: pioneiro na tecnologia híbrida flex no mundo, só está disponível na versão mais cara Altis, mas a Toyota não descarta trazer a tecnologia a modelos mais acessíveis. Roda silencioso, com muito conforto e boa dose de tecnologia a bordo.
Preço: R$ 167.990
Motor: 2.5 a gasolina
Potência: 178 cv + 120 cv (222 cv)
Torque: 22,5 kgfm + 20,6 kgfm
Autonomia: 1.000 km
Consumo (cidade/estrada): 14,3/12,8 km/l
Destaques: na versão 2020 SUV, de visual renovado e mais moderno, só é vendido nesta versão híbrida. Para segurança são 7 airbags, além de conforto e bom espaço.
Preço: R$ 205.950 a R$ 257.950
Motor: elétrico
Potência: 170 cv
Torque: 25,5 kgfm
Autonomia: 235 km / 385 km (com REX)
Tempo de recarga: 9 horas
Destaques: o hatch pequeno traz versão com o sistema REX, um extensor de economia — um motor compacto a combustão de 2 cilindros e 39 cv que funciona como um gerador e leva carga extra à bateria e ampliando sua autonomia. Acabamento é feito de materiais reciclados.
Preço: R$ 153.990
Motor: elétrico
Potência: 115 cv
Torque: 27,6 kgfm
Autonomia: 300 km
Tempo de recarga: 8 horas
Destaques: primeiro de uma leva da ofensiva de veículos elétricos da marca chinesa, é um SUV compacto ideal para rodar na cidade, com bom acabamento e boa oferta de itens de série.
Preço: R$ 149.990
Motor: elétrico
Potência: 88 cv
Torque: 22 kgfm
Autonomia: 300 km
Tempo de recarga: 7 horas
Destaques: Com vendas restritas a algumas capitais, o Zoe é um compacto para até 4 pessoas e, como todo elétrico, pela limitação de seu desempenho, é ideal para circular em percursos urbanos. Sua velocidade máxima é de 135 km/h.
Preço: R$ 159.990
Motor: elétrico
Potência: 122 cv
Torque: 28,1 kgfm
Autonomia: 322 km
Tempo de recarga: até 20 horas
Destaques: sedã médio chinês é o único do segmento com opção elétrica, com boa oferta de equipamentos (praticamente os mesmos do modelo a combustão).
Preço: R$ 175.000
Motor: elétrico
Potência: 203 cv
Torque: 36 kgfm
Autonomia: 383 km
Tempo de recarga: 10 horas
Destaques: a versão que começou a ser vendida é a nova com mais autonomia. O carro exageradamente chamado de SUV (mas é hatch) e recheado de tecnologias de conforto e segurança, como: assistente de estacionamento com visão 360 graus, MyLink com tela de 10,2”, sensor crepuscular, 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática em baixa velocidade para mitigar acidentes, entre outros.
Preço: R$ 195.000
Motor: elétrico
Potência: 149 cv
Torque: 33 kgfm
Autonomia: 389 km
Tempo de recarga: até 20 horas
Destaques: elétrico mais vendido no mundo, tem quase dez anos de mercado e também tem a proposta de vir bem equipado, principalmente em itens de segurança, como assistente de partida em rampa, alerta de tráfego cruzado e assistente de mudança de faixa.
Preço: R$ 437.000
Motor: elétrico
Potência: 400 cv
Torque: 71 kgfm
Autonomia: 470 km
Tempo de recarga: até 10 horas
Destaques: o derivado do SUV com jeitão de cupê de tração integral é o mais potente entre os elétricos disponíveis no país: chega a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir 200 km/h de velocidade máxima.