Patinetes elétricas amarelas da Whoosh já percorreram 10 milhões de quilômetros em 2025

As patinetes elétrica amarelas da Whoosh já estão presentes em quatro capitais do Brasil. Foto: Divulgação / Whoosh

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos

A Whoosh, marca que opera as patinetes elétricas amarelas, divulgou que já alcançou 1,5 milhão de clientes únicos no Brasil desde o início de suas operações. Segundo a empresa, a faixa etária média dos clientes está entre 25 e 44 anos, com grande destaque para trabalhadores de grandes centros comerciais como a Faria Lima em São Paulo.

Segundo dados da operadora, desde de dezembro de 2023, início das operações no país, já foram realizadas mais de 8 milhões de viagens pelos usuários, contabilizando 17 milhões de quilômetros percorridos nesse periódo. Só em 2025, segundo a Whoosh, foram 5 milhões de corridas com 10 milhões de quilômetros rodados.

Leia também: Saiba quais os cuidados especiais para sua bicicleta elétrica na praia

Com isso, a empresa de mobilidade urbana conseguiu determinar que em média as corridas estão tendo um deslocamento de 2,06 km por viagem, com uma duração média de 13 minutos.

Cada cidade possui diferente perfil do uso das patinetes elétricas

Segundo a empresa, cada cidade possui um perfil diferente de uso da patinete elétrica amarela, como São Paulo que trabalhadores utilizam o meio de transporte para se locomover em grandes centros comerciais como a Faria Lima e Bela Vista, duas vezs ao dia geralmente.

Entretanto, segundo à Whoosh, em Porto Alegre por exemplo, as viagens estão ligadas à rotina da população, que utiliza a patinete elétrica para apenas percorrer a última parte do trajeto do seu dia-a-dia, seja no trabalho ou faculdade, por exemplo. A cidade mantém uma demanda consistente ao longo do ano.

Leia mais: Moura lança novo modelo da Ella, sua bike elétrica, agora com acelerador integrado

Já no Rio de Janeiro, o uso do patinete está em equilíbrio para deslocamentos diários e lazer. Pontos mais procurados são locais turísticos como a Orla de Copacabana e o Leblon, enquanto o Centro, especialmente a região da Praça XV, se destaca para quem utiliza o modal como solução cotidiana.

Por fim em Florianópolis, o uso também é misto, entre lazer e deslocamento diário. a demanda é impulsionada por turistas que utilizam os patinetes para deslocamentos entre praias e hospedagens.

Picos em shows e eventos

Datas especiais como o Réveillon, Carnaval e outros eventos costumam registrar picos de uso das patinetes na cidade. Um exemplo foi o do Rock in Rio em setembro do ano passado, que contabilizou um aumento de 86% de usuários ativos diariamente no aplicativo. 

Segundo Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, a expectativa é dobrar a frota de patinetes no país explorando novas praças não alcançadas ainda pela marca. Atualmente, a Whoosh possui mais de 6 mil veículos divididos entre São Paulom Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre.