Patinetes elétricas amarelas Whoosh
A Whoosh, marca que opera as patinetes elétricas amarelas, divulgou que já alcançou 1,5 milhão de clientes únicos no Brasil desde o início de suas operações. Segundo a empresa, a faixa etária média dos clientes está entre 25 e 44 anos, com grande destaque para trabalhadores de grandes centros comerciais como a Faria Lima em São Paulo.
Segundo dados da operadora, desde de dezembro de 2023, início das operações no país, já foram realizadas mais de 8 milhões de viagens pelos usuários, contabilizando 17 milhões de quilômetros percorridos nesse periódo. Só em 2025, segundo a Whoosh, foram 5 milhões de corridas com 10 milhões de quilômetros rodados.
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Com isso, a empresa de mobilidade urbana conseguiu determinar que em média as corridas estão tendo um deslocamento de 2,06 km por viagem, com uma duração média de 13 minutos.
Segundo a empresa, cada cidade possui um perfil diferente de uso da patinete elétrica amarela, como São Paulo que trabalhadores utilizam o meio de transporte para se locomover em grandes centros comerciais como a Faria Lima e Bela Vista, duas vezs ao dia geralmente.
Entretanto, segundo à Whoosh, em Porto Alegre por exemplo, as viagens estão ligadas à rotina da população, que utiliza a patinete elétrica para apenas percorrer a última parte do trajeto do seu dia-a-dia, seja no trabalho ou faculdade, por exemplo. A cidade mantém uma demanda consistente ao longo do ano.
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Já no Rio de Janeiro, o uso do patinete está em equilíbrio para deslocamentos diários e lazer. Pontos mais procurados são locais turísticos como a Orla de Copacabana e o Leblon, enquanto o Centro, especialmente a região da Praça XV, se destaca para quem utiliza o modal como solução cotidiana.
Por fim em Florianópolis, o uso também é misto, entre lazer e deslocamento diário. a demanda é impulsionada por turistas que utilizam os patinetes para deslocamentos entre praias e hospedagens.
Datas especiais como o Réveillon, Carnaval e outros eventos costumam registrar picos de uso das patinetes na cidade. Um exemplo foi o do Rock in Rio em setembro do ano passado, que contabilizou um aumento de 86% de usuários ativos diariamente no aplicativo.
Segundo Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, a expectativa é dobrar a frota de patinetes no país explorando novas praças não alcançadas ainda pela marca. Atualmente, a Whoosh possui mais de 6 mil veículos divididos entre São Paulom Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre.