Moto mais barata da Honda, a Pop 110 i traz novidades interessantes no modelo 2025. A motoneta recebeu um novo motor, ganhou partida elétrica e um câmbio rotativo com embreagem semiautomática, igual ao da Biz. Dessa forma, o modelo ganhou potência e torque e ficou mais prático e cômodo. Com as mudanças, a Pop 2025 também passa a atender à quinta fase do Promot, programa de emissão de poluentes, que fará as motos novas poluírem menos.
Apesar das importantes alterações na motorização e no câmbio, a Pop 110 2025 não sofreu mudanças no seu design. A única diferença visual para o antigo modelo são os grafismos, com a inscrição ES (de Electric Start, ou partida elétrica), e o nome Honda na carenagem dianteira. De acordo com a fabricante japonesa, a Pop, quarta moto mais vendida do Brasil em 2023, tem como objetivo ser um modelo acessível, portanto qualquer mudança poderia impactar no preço final ao consumidor.
A “boa notícia” é que, embora tenha evoluído, o preço do modelo aumentou pouco mais de R$ 100. A Honda Pop 110i 2025 chega às lojas em maio com preço público sugerido de R$ 9.690. O valor não inclui frete e outras taxas.
Com carenagens e cores idênticas ao modelo anterior, a Pop 110 i 2025 traz como principal mudança o motor. Embora o pistão tenha diâmetro menor e curso maior (47,0 mm x 63,1 mm), a capacidade cúbica não mudou. Dessa forma, o monocilíndrico manteve a mesma capacidade cúbica: 109,1 cm³.
Entretanto, o desempenho melhorou, mas continua modesto. Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz 5% mais potência – 8,43 cv a 7.250 rpm – e 6% mais torque – 0,94 cv a 5.000 giros – do que o antigo.
De acordo com a Honda, porém, o consumo de combustível não aumentou. A Pop 110i 2025 faz 49,5 km/litro de gasolina, pois seu motor não é flex.
Outra novidade muito bem-vinda é a partida elétrica na Pop 110 2025. O antigo modelo ainda tinha a obsoleta e pouco prática partida a pedal.
Criada em 2007 para ser uma opção de mobilidade acessível, a Pop rapidamente tornou-se um sucesso de vendas. Substituindo as bicicletas e os jegues nos rincões do Brasil, a motoneta tem um projeto simples, porém robusto. Outra característica é seu baixo peso a facilidade de pilotagem.
No modelo 2025, o peso a seco manteve-se em 87 kg, mas a Pop ficou ainda mais fácil de pilotar. Ao invés de uma embreagem convencional, a motoneta ganhou uma embreagem centrífuga semiautomática. Isto é, não há um manete de embreagem, basta pisar no pedal de câmbio para trocar as marchas, todas para baixo.
O câmbio de cinco marchas agora também é rotativo. Na prática, isso significa que, ao parar no semáforo, por exemplo, o condutor pode trocar de quarta para primeira marcha, apenas pisando no pedal para baixo. O conjunto câmbio e embreagem é o mesmo utilizado na Honda Biz 110 e Biz 125.
Por se tratar de um projeto simples, focado na redução dos custos de produção e também de manutenção, a Pop 110i 2025 manteve o espartano conjunto ciclístico. Prova disso são seus freios, ainda a tambor, na frente e atrás, porém com sistema combinado (CBS).
As rodas tem 17 polegadas, na dianteira, e 14 polegadas, na traseira. Contudo, receberam novos pneus Michelin Pilot Street 2, nas medidas 60/100-17 (dianteiro) e 80/100-14 (traseiro). Segundo a Honda, os novos pneus oferecem mais aderência e agilidade à motoneta.
A Honda Pop 110i 2025 chega às lojas em meados de maio, em três opções de cores, com preço sugerido de R$ 9.690, o que faz dela a moto mais barata da Honda. A Pop também é o primeiro de muitos lançamentos que a fabricante japonesa fará neste ano para adaptar seu line-up às novas regras de emissão de poluentes. Atualmente, dos modelos desenvolvidos e produzidos no Brasil, somente a Sahara 300 e, agora, a Pop 110i 2025 atendem ao Promot 5.