Produção de motos deve fechar 2023 com alta de 10,4%, estimam fabricantes
Até novembro, já foram produzidas 1.454.955 unidades, melhor resultado em 11 anos
As fabricantes de motocicletas, instaladas no Polo Industrial de Manaus, produziram 131.947 unidades, em novembro, de acordo com a Abraciclo, associação do setor. Embora represente alta de 2,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume mostra estabilidade frente aos números de outubro. Ainda assim, a associação projeta que a produção de motos em 2023 deva crescer dois dígitos percentuais.
Apesar de ser o melhor resultado para novembro, desde 2013, a produção foi prejudicada pela estiagem na região Amazônica. Entretanto, as fabricantes afirmam que tiveram de encontrar alternativas para superar as dificuldades impostas pela seca. “Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Mesmo com o ritmo menor de produção devido à estiagem, a indústria de motos já acumula 1.454.955 unidades produzidas em 2023. Os números demonstram crescimento de 9,6% na comparação com o mesmo período de 2022.
A Abraciclo estima que suas associadas devem fechar o ano com 1.560.000 motocicletas produzidas, volume 10,4% superior ao registrado em 2022.
Na avaliação do presidente da associaação, a procura pela motocicleta deve manter tendência de alta nos próximos meses. “Trata-se de um veículo com preço acessível, econômico e de baixo custo de manutenção. Além disso, é uma opção para evitar os congestionamentos nos grandes centros urbanos”, analisa Bento.
Venda de motos recuam 5,2% em novembro
O emplacamento de motocicletas em novembro totalizou 130.514 unidades, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já na comparação com outubro, as vendas no varejo recuaram 5,2%.
Além da seca na Amazônia, os feriados em novembro prejudicaram as vendas. Apesar de a média diária de 6.526 unidades vendidas, o menor número de dias úteis – apenas 20 – no mês passado causou a queda.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários