Produção de motos em agosto: melhor resultado de 2025 | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Produção de motos tem melhor resultado do ano em agosto 

Por: Arthur Caldeira . Há 1 min atrás
Meios de Transporte

Produção de motos tem melhor resultado do ano em agosto 

Indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 185,9 mill unidades no mês passado; alta de 13% em relação a julho

1 minuto, 52 segundos de leitura

12/09/2025

No acumulado do ano, fabricantes de motos já produziram mais de 1,3 milhão de unidades. Foto: Honda

A produção de motos teve seu melhor resultado mensal em agosto passado, de acordo com a Abraciclo, associação que reúne as principais fabricantes do Brasil. As indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 185.952 motocicletas no mês passado. de acordo com a Abraciclo, o volume representa um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Enquanto na comparação com julho, o crescimento foi de 32,6%

No acumulado de 2025, a produção de motos já alcançou 1.326.963 unidades, o que representa um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado configura o melhor desempenho dos últimos 14 anos, segundo a Abraciclo. Também representa o terceiro melhor resultado da história do setor para os oito primeiros meses do ano.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os números reforçam a crescente presença do veículo na rotina dos brasileiros. “A demanda vem aumentando em todo o país. São pessoas que utilizam a motocicleta para seus deslocamentos diários ou ainda profissionalmente, como instrumento de trabalho e geração de renda”, afirma.

Veja também: Por que está se vendendo tanta moto no Brasil? Entenda

Para o executivo, “a motocicleta se consolidou como um meio de transporte acessível, eficiente e alinhado às necessidades da mobilidade urbana”.

Produção por categoria de motos

Os modelos de baixa cilindrada, ou seja, até 160cc, continuam liderando a produção nacional de motos. Em agosto, foram produzidas 146.067 unidades, o que representa 78,6% do total.

Na sequência, vêm as motocicletas de média cilindrada, entre 161cc e 450cc, com 34.557 unidades (18,5%). Já as motos acima de 451cc, chamadas de alta cilindrada, somaram 5.328 unidades, correspondendo a 2,9% da produção.

Quando analisamos os números de produção por categoria em agosto, as motos street mantiveram a liderança. Com 93.597 unidades fabricadas, as motocicletas street (urbanas) representam 50,3% do total produzido no período. Em seguida, aparecem os modelos Trail, com 39.109 unidades (21% da produção), e as motonetas, que somaram 25.200 unidades, equivalentes a 13,6% do volume total.

No acumulado do ano, as posições tanto no ranking das categorias como de cilindrada são as mesmas do mês de agosto.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login