Pra brigar pelo troféu do BMW Motorrad International GS Trophy 2024, os competidores irão pilotar uma versão de “competição” da R 1300 GS. Batizada de Trophy, a versão traz equipamentos e acessórios para enfrentar os desafios nos desertos da Namíbia.
Desenvolvida exclusivamente para a competição, a R 1300 GS Trophy tem assento único e conta com um riser de guidão, barras de proteção do motor, além de proteções de cárter e do quadro. Os manetes de freio e embreagem trazem ajustes, assim como as pedaleiras mais largas. Completam o pacote, rodas pretas com raios externos, calçadas com pneus off-road Metzeler Karoo 4.
A R 1300 GS Trophy será a moto oficial dos 60 pilotos das 22 equipes de diferentes países, incluindo seis times femininos e 16 masculinos. Enquanto os marshal, ou seja, os guias oficias da competição, irão conduzir uma versão mais off-road da F 900 GS.
Embora a versão de competição da GS 1300 não esteja à venda exatamente dessa forma, ela se baseia na versão Trophy. A diferença fica por conta dos adesivos, do grande protetor de cárter e também do pedal de câmbio, exclusivos para o GS Trophy.
A versão de competição, porém, tem a mesma base mecânica do modelo vendido nas concessionárias da marca. O motor boxer, com dois cilindros opostos, produz 145 cv de potência máxima e mais de 15 m.kgf de torque. Seu câmbio tem seis marchas e quickshifter de série e a transmissão final usa cardã.
A Trophy, vendida no Brasil por R$ 118.900, tem as mesmas cores azul, branca e vermelha e quadro branco. As rodas raiadas com pneus sem câmara, contudo, não vêm com os Karoo 4.
* O jornalista viajou à Namíbia convidado pela BMW Motorrad