Royal Enfield: veja 5 diferenças entre a Super Meteor e a Shotgun
Modelos compartilham mesmo quadro e motor de dois cilindros e 47 cv, mas têm propostas distintas

Aguardada desde junho do ano passado, a Royal Enfield Shotgun 650, finalmente, chegou ao Brasil no início de março. A nova Shotgun compartilha o motor de dois cilindros, 648 cm³ e arrefecimento a ar que também equipa Interceptor, Continental GT e Super Meteor.
Lançada no exterior no final de 2023, a Shotgun foi o quarto modelo criado pela Royal Enfield sobre a plataforma de 650cc. Com estilo bobber, marcado pelos pneus largos e o visual encorpado, a Shotgun 650 já pode ser reservada online, com preços a partir de R$ 33.490.

Assim como Interceptor e Continental GT, a Shotgun compartilha a mesma base da Super Meteor. Afinal, além do motor, usa o mesmo quadro tubular em aço. As semelhanças, porém, param por aí.
A Super Meteor 650 é uma cruiser, ou seja, uma estradeira. Tem um estilo mais clássico, com diversos cromados e uma posição de pilotagem mais “relaxada” e confortável para longas viagens.
Já a Shotgun lembra uma bobber. O estilo, comum entre as motos customizadas, caracteriza-se pelo paralama cortado, rodas menores e pneus largos. Além do visual mais “dark”, como mostra o motor bicilíndrico e os escapamentos na cor preta, a Shotgun tem uma proposta mais urbana ou para passeios curtos.

Contudo, as diferenças entre as duas Royal Enfield de 650cc vão além do estilo. “Fizemos diversas alterações para adequar cada modelo ao seu estilo e proposta”, explica o head de design da Royal Enfield, Adrian Sellers.
Conversamos com Sellers que explicou e detalhes as diferenças entre as duas custom da Royal Enfield, Shotgun e Super Meteor. Confira as 5 principais mudanças de um modelo para o outro.
Diferenças entre Shotgun e Super Meteor
1 – Design
Visualmente, as duas já se diferenciam. A Super Meteor tem design mais clássico, inspirado nas cruiser dos anos 1970, enquanto a Shotgun buscou inspiração nas motos customizadas.


Essas diferenças aparecem, principalmente, no motor e nas duas saídas de escapamento: cromadas na Super Meteor e pintadas de preto na Shotgun. O visual dark também se faz presente nos comandos do punho e no aro do painel do novo modelo.
2 – Tanque
Outra grande mudança está no tanque. Menor e mais encorpado na Shotgun, também reforça a proposta urbana do modelo. A Super Meteor comporta 15,7 litros de gasolina, quase dois litros a mais do que a Shotgun, que leva 13,8 litros.
Em teoria, a cruiser oferece mais autonomia. Uma característica adequada a sua proposta estradeira.
3 – Rodas
Shotgun e Super Meteor tem exatamente o mesmo quadro principal (mainframe). Na parte ciclística, a grande diferença está no diâmetro das rodas.
Por ser uma cruiser, a Super Meteor tem roda de 19 polegadas, na dianteira, e 16, na traseira. Com isso, proporciona mais estabilidade em rodovias, mas por outro lado tem um comportamento dinâmico mais lento nas mudanças de direção.
Já a Shotgun tem rodas de liga-leve também, mas com 18 polegadas, na frente, e 17, atrás. Dessa forma, tem uma postura mais “roadster”, quase de uma naked. A roda menor, na dianteira, reduz a distância entre-eixos e faz da Shotgun uma moto mais ágil nas entradas de curvas.
4- Suspensões
Embora tenham as mesmas especificações, as suspensões da Super Meteor e da Shotgun têm acertos e até cursos diferentes. A sensação é que a SM 650 tem um amortecimento mais “macio”, enquanto a bobber parece mais firme.
Na dianteira, ambas usam um garfo telescópico invertido da grife Showa com 120 mm de curso. Na traseira, também são dois amortecedores, porém com menos curso na Shotgun: 90 mm contra 101 mm na Super Meteor.
5 – Posição de pilotagem
Com as mudanças ciclísticas, a Royal Enfield alterou não só o comportamento dinâmico, mas também a ergonomia da Shotgun. Instalou as pedaleiras em posição mais centralizada e um guidão mais reto e largo. Dessa forma, o motociclista assume uma postura mais “esportiva”.


Já a Super Meteor tem a pedaleira avançada e um guidão curvado para trás, bem ao estilo cruiser. Com isso, o condutor fica inclinado para trás, em uma posição mais relaxada.
Preços e versões
Por último, outra diferença entre a Shotgun e a Super Meteor está nas versões oferecidas. A cruiser tem três versões, com cores distintas, mas também pelos itens de série. A versão de entrada da Super Meteor, chamada de Astral, por exemplo, tem cores sólidas em um tom e custa R$ 33.490. Já a Insterstellar, com pintura em dois tons, sai por R$ 33.990; enquanto a Celestial tem preço sugerido de R$ 34.990.
A Astral e a Interstellar se diferenciam apenas pelo acabamento, mas a Celestial vem com para-brisa e sissy-bar (encosto) para a garupa.
Já as versões da Shotgun se diferenciam apenas pelas cores, pois têm as mesmas especificações e itens de série. A versão de entrada, na cor cinza, custa R$ 33.990, enquanto as cores azul e verde saem por R$ 34.490. Já a cor branca, com pintura mais elaborada, custa R$ 34.990.
Por enquanto, os modelos têm o mesmo preço sugerido. Nos bastidores, contudo, a informação é de que a Royal deverá subir o preço da Super Meteor 650, posicionada como o modelo topo de linha da marca indiana.
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