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Royal Enfield: veja 5 lançamentos já confirmados para o Brasil

Por: Arthur Caldeira . Há 3h
Meios de Transporte

Royal Enfield: veja 5 lançamentos já confirmados para o Brasil

Saiba quais são e quando chegam ao País as novas motos da marca indiana

4 minutos, 31 segundos de leitura

21/12/2024

Royal Enfield Bear 650
Entre os lançamentos da Royal Enfield para o Brasil em 2025, a scrambler Bear 650 (foto) está na lista. Fotos: Royal Enfield

A Royal Enfield fecha o ano de 2024 com crescimento de 50% nas vendas no Brasil. A marca indiana também bateu o recorde de motos emplacadas, com mais de 15 mil unidades vendidas até novembro. Em janeiro, a fabricante indiana abre mais uma linha de montagem em Manaus (AM), em parceria com o Grupo Multi, para dobrar sua capacidade produtiva e atender a demanda do mercado brasileiro. Otimista, a Royal Enfield, inclusive, já confirmou cinco lançamentos para o Brasil até 2026, ou seja, o ano que vem reserva muitas novidades para os fãs da marca.

São cinco lançamentos que devem desembarcar no mercado brasileiro até março de 2026, quando acaba o ano fiscal da matriz indiana. Shotgun 650, Himalayan 450, Guerrilla 450, Bear 650 e Classic 650 já estão confirmadas para chegar ao Brasil nos próximos 15 meses. Entretanto, o plano da Royal Enfield é tentar acelerar o processo e lançar todos os modelos já no próximo ano.

Conheça os lançamentos da Royal Enfield que chegam ao Brasil em 2025, ou no máximo, até março de 2026.

Shotgun 650

Versão mais urbana da clássica Super Meteor, a Shotgun 650 irá mesmo abrir a lista de lançamentos da Royal Enfield no Brasil em 2025. A moto usa o mesmo motor de dois cilindros e 650cc, mas tem estilo bobber, ou seja, para-lamas mais curtos e guidão reto.

A Shotgun tem painel de instrumentos que mescla um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital, além do navegador Tripper Navigation com Bluetooth e entrada USB.

Já na ciclística, a bobber usa garfos telescópicos invertidos, na dianteira, como sua irmã cruiser. Na traseira, há dois amortecedores, com ajuste na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de série.

Himalayan 450

A Royal Enfield até tinha planos de lançar primeiramente a Himalayan 450, mas preferiu esperar. “Queremos ter produção suficiente para abastecer toda a rede no lançamento”, esclarece o diretor executivo da Royal Enfield na América Latina, Gabriel Patini.

Para o executivo, a Himalayan 450 tem chances de se tornar a moto mais vendida da Royal no Brasil. Equipada com o novo motor de 450cc e arrefecimento líquido, além de suspensão invertida, na dianteira, a trail deverá ter preço competitivo, mesmo com especificações superiores às rivais.

Lançada no Salão de Milão 2023, a Himalayan usa o motor mais moderno já fabricado pela Royal, que tem acelerador eletrônico, modos de pilotagem e produz 40 cv de potência. Com câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante, a nova Himalayan 450 deve chegar até maio de 2025. O preço, entretanto, não foi definido.

Guerrilla 450

Equipada com o mesmo motor de 450cc da Himalayan, a Guerrila é outro lançamento da Royal Enfield para o Brasil que irá brigar em um segmento concorrido. A naked urbana vai disputar com a Triumph Speed 400, Bajaj Dominar 400, entre outros. Com os mesmos 40 cv da versão trail, a Guerrilla tem a vantagem de ter banco mais baixo e mais agilidade no uso urbano.

Com esquema de cores chamativas, a Guerrilla 450 também traz o painel Tripper, um mostrador redondo, totalmente digital, que espelha a tela do Google Maps. A previsão é que o modelo chegue ainda no primeiro trimestre de 2025.

Bear 650

Apresentada no final de outubro, nos Estados Unidos, a Bear 650 usa a mesma plataforma da Interceptor, ou seja, o bicilíndrico de 650cc. Com roda aro 19, na dianteira, e suspensão invertida, a Bear, contudo, segue as linhas das scrambler dos anos de 1960. O termo dava nome às motos adaptadas para acelerar na terra, quando não havia motos trail.

Para além da inspiração no design das scrambler, a Royal Enfield fez mudanças para ampliar a vocação off-road da nova Bear 650. Na dianteira, a marca adotou suspensões invertidas SFF-BP da Showa, que traz funções separadas em cada garfo e tem 130 mm de curso. Na traseira, os dois amortecedores também são da grife Showa e perderam os reservatórios de gás, existentes na Interceptor. A Bear 650 deverá vir ao Brasil só no segundo semestre de 2025.

Classic 650

Por fim, para fechar a lista de lançamentos da Royal Enfield para o Brasil é a Classic 650. O modelo construído sob a plataforma bicilíndrica da Royal Enfield resgata o estilo típico das motos dos anos Pós Segunda Guerra Mundial. Muitos cromados, um banco do tipo sela e com uma charmosa cobertura no farol com os dois “olhos de tigre”, a nova Classic tem praticamente o mesmo desenho de sua irmã de 350 cc. Entretanto, a usa o conhecido motor de dois cilindros paralelos, 649 cm³ e 47 cv de potência.

Embora tenham o mesmo motor bicilíndrico de 650cc, as Twins da Royal Enfield guardam diferenças na parte ciclística. No caso da nova Classic 650, o quadro é o mesmo da Super Meteor e da Shotgun. Como é característica dos modelos, a Classic Twin tem rodas raiadas, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Os freios usam disco em ambas e trazem sistema ABS.

O conjunto de suspensões da Classic, no entanto, difere do da Super Meteor 650. O garfo dianteiro é convencional e não invertido. Com tubos de 43 mm de diâmetro, tem 120 mm de curso. Já na traseira, há dois amortecedores, sem reservatórios de gás, com 90 mm de curso.

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