São Paulo ganha mais 8,1 km de faixa azul em 4 vias

Túnel Ayrton Senna recebeu a sinalização, entre a Avenida 23 de Maio e a Rua Colatino Marques. Foto: Marcelo Pereira/SECOM-SP

02/05/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 12 segundos

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (2) mais 8,1 km de faixa azul em 4 vias da capital. Os novos corredores se somam aos implantados desde 2022 e a cidade alcança 98,2 km de faixa azul. A meta da administração municipal é chegar a 200 km de vias com a sinalização até o final deste ano.

A nova sinalização está na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, em ambos os sentidos. A Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro, também recebeu a faixa azul.

A sinalização também foi implementada no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques. Na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda prometeram mais 20 km de faixa azul em seis trechos ainda neste mês. Veja as avenidas e vias que devem receber a sinalização horizontal e vertical até o final de maio:

  • Av. Dr. Gastão Vidigal,
  • Av. Braz Leme,
  • Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf,
  • Viaduto Min. Aliomar Baleeiro,
  • Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
  • Av. Eliseu de Almeida

Mortes de motociclistas crescem na capital

A faixa azul é a principal aposta do prefeito Ricardo Nunes para tentar reduzir as mortes de motociclistas no trânsito. Apesar do aumento na extensão da sinalização, as mortes de motociclistas têm crescido na capital paulista e também no Estado.

No primeiro trimestre de 2024, o número de acidentes fatais envolvendo motocicletas na cidade de São Paulo aumentou 25%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia também: Entenda a diferença entre Faixas exclusivas para motos x Faixa azul

Foram 108 vítimas nos três primeiros meses deste ano, contra 86 no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros no trânsito do governo estadual.

Faixa azul é 20 vezes mais segura, diz CET

As faixas azuis colaboram para o aumento da segurança dos motociclistas que trafegam nas vias que já receberam a sinalização. Na avenida dos Bandeirantes, trafegar na faixa azul foi 20 vezes mais seguro do que fora dela. É o que mostram os dados dos últimos levantamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicam o número de acidentes pela taxa de severidade. Os números foram coletados nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, que possuem faixas desde 2022.

Na Avenida 23 de Maio é três vezes mais seguro para os motociclistas circularem dentro da faixa azul. Foto: Marcelo Pereira / SECOM-SP

Na avenida 23 de Maio, a taxa de severidade dentro da faixa ficou em 4,68. Fora da faixa azul, essa taxa foi de 14,35, número três vezes maior do que dentro da faixa, ou seja, é três vezes mais perigoso circular fora da faixa.

Na avenida Bandeirantes, a diferença é ainda maior. A taxa para os acidentes dentro da faixa foi de 1,22, enquanto fora da faixa, a taxa de severidade foi de 24,72. Portanto, na avenida dos Bandeirantes, de acordo com a última medição, que leva em conta os dados coletados entre outubro de 2022 e janeiro de 2024, foi 20 vezes mais seguro trafegar dentro da faixa azul do que fora dela.

A taxa de severidade é um índice internacional, adotado pela Secretaria Nacional de Trânsito, para calcular a periculosidade de uma via. O cálculo leva em conta o volume de veículos, a extensão da via e a gravidade dos acidentes ocorridos em um determinado período.