Buscando sugestões para:


Meios de transporte

Vem aí a Copa do Mundo de Mountain Bike

Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, receberá a nata do MTB mundial

3 minutos, 51 segundos de leitura

23/03/2022

Por: José Taveira

O brasileiro Henrique Avancini, que é petropolitano, está entre os favoritos ao título da etapa na Cidade Imperial. Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Sabemos que, em 2022, haverá a Copa do Mundo de Futebol no Catar, e muitos brasileiros estão ansiosos para ver o Brasil lutando pelo título do hexacampeonato. Para nós, ciclistas, no entanto, o evento mais esperado do ano está logo aí. Será a etapa de Petrópolis (RJ), da Copa do Mundo de MTB (Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup Petrópolis 2022), que acontecerá entre os dias 7 e 10 de abril.

A realização de um evento tão importante como esse traz muitos benefícios ao ciclismo nacional – o Brasil não recebia uma etapa da Copa do Mundo de MTB desde 2005, quando Santa Catarina foi uma das sedes do circuito mundial. Um deles é que a nata do MTB masculino e feminino internacional estará presente.

Assim, jovens ciclistas, entre outros aficionados pelo esporte, poderão ver, ao vivo ou assistir pela TV, as incríveis manobras de feras da categoria, como o brasileiro Henrique Avancini (sétimo no ranking da organização mundial de ciclismo) ou a lenda suíça Nino Schurter, que possui nove títulos mundiais e foi campeão de MTB XCO (modalidade cross country olímpica), nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na elite entre as mulheres, a expectativa é a confirmação da presença da atual número 1 no ranking, a britânica Eve Richards, de apenas 25 anos.

A etapa da Copa do Mundo de Petrópolis será disputada na pista XCO (Cross Country Olímpico) Henrique Avancini. O local também será palco de outro evento importante, a Copa Internacional Michelin de MTB, na semana que antecede a Copa do Mundo. A pista conta com percurso de 4,5 quilômetros e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta.

Desde o início de janeiro, a equipe responsável pela trilha tem trabalhado, diariamente, no local, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a região, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado, com novos trechos e pontes.

Destaque nacional

Henrique Avancini, que dá nome ao circuito, completa 33 anos, no dia 30 de março, e é considerado o maior nome da história do ciclismo nacional. Desde que nasceu, na cidade montanhosa de Petrópolis, propícia para a prática do mountain bike, ele tem a bicicleta como seu principal brinquedo e parceira. Aliás, ainda criança, ganhou sua primeira bike de seu pai, Ruy Avancini, que também foi ciclista profissional na categoria de estrada. Henrique começou a competir com menos de 10 anos de idade. Antes da adolescência, já era campeão juvenil e, de lá para cá, colecionou títulos, dentro e fora das pistas.

Avancini, nascido em Petrópolis, está entre os favoritos ao título da etapa na Cidade Imperial. Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool

Invicto

Henrique Avancini é o único ciclista brasileiro com um título de campeão mundial, conquista alcançada, em 2018, na Itália, na categoria mountain bike maratona. Na ocasião, foram mais de cinco horas pedalando para vencer a disputa.

O brasileiro, que faz parte da equipe internacional Cannondale Factory Racing, tem ainda, no currículo, títulos em diversas etapas da Copa do Mundo, 19 troféus de campeão brasileiro e mais dezenas de outras conquistas internacionais e nacionais.

Atualmente, o ciclista é um dos atletas brasileiros mais valorizados no mercado esportivo. Por isso, reúne 18 patrocinadores pessoais. Com seu talento e reconhecimento, ele busca, também, impulsionar ainda mais o ciclismo brasileiro.

Há oito anos, por exemplo, lançou o time Henrique Avancini Racing, equipe que busca desenvolver jovens brasileiros promissores no MTB. Hoje, seu time tem um novo nome – Caloi/Henrique Avancini Racing – e é considerado um das melhores do País nas competições de mountain bike.

Nos últimos anos, Henrique Avancini trabalhou intensamente para trazer uma das etapas da Copa do Mundo ao Brasil. Além de cuidar de toda negociação do evento, que é uma das maiores competições do ciclismo mundial, ele se envolveu diretamente na concepção do circuito e na construção da pista em que serão realizadas as provas.

Literalmente, colocou a mão na massa e, por várias vezes, pegou em uma enxada para que tudo saísse à perfeição.

Serviço:

Mercedes-Benz UCI Mountain Bike World Cup Petrópolis 2022

•      Local: Petrópolis (RJ), Vale do Cuiabá, São José Bike Club

•      7, 8, 9 e 10 de abril de 2022

•      As principais provas terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV e pelo App Red Bull TV

•      Site: mtbwc.com.br

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login