A Voltz, empresa de motos elétricas, quer criar uma rede de pontos de recarga para suas motos e scooters elétricas. De acordo com a empresa, o projeto tem o propósito de fortalecer no país a mobilidade sem emissão de CO2 e contribuir junto com empresários e comerciantes para um futuro mais sustentável.
A ideia é que estabelecimentos comerciais disponibilizem tomadas comuns de energia para que clientes da Voltz possam recarregar as motos de forma gratuita. O local, então, ganha o selo de um Eco-Point e poderá ser encontrando pelos usuários no APP Minha Voltz.
Segundo a Voltz, a iniciativa já está em vigor e conta com cerca de 50 Eco-points já cadastrados em todo o Brasil, a maioria em Pernambuco, estado de origem da empresa. Objetivo agora é ampliar a rede de recarga para as motos elétricas em outras regiões.
Para carregar durante 5 horas a bateria de uma moto elétrica da Voltz, o gasto de energia gira em torno de R$ 1 a R$ 3, de acordo com estimativas da própria empresa. Mas, a maioria das pessoas, porém, fica apenas uma hora, em busca de uma carga rápida, para suprir a demanda do dia, ao custo, em média, de R$1.
A ideia é que, durante a recarga, o usuário pode conhecer o espaço e eventualmente consumir algo no local, o que dilui para o proprietário o gasto de energia na conta. ainda de acordo com a Voltz, o ganho com o cliente é muito superior ao gasto de energia.
Somente no primeiro semestre deste ano, a Voltz vendeu aproximadamente 2.500 veículos neste ano, entre os modelos scooter EV1 e a moto Naked/Street EVS. Desde o lançamento da empresa, em novembro de 2019, já foram vendidas mais de 7 mil motos com a marca Voltz.
Em maio deste ano, a Voltz recebeu um aporte de R$100 milhões. A rodada de investimento foi liderada pela Creditas e contou também com a participação do UVC Investimentos, fundo de Venture Capital do Grupo Ultra.
Além de acelerar a inauguração de lojas pelo país, com o aporte, a empresa planeja colocar em operação, ainda neste ano, a primeira fábrica de motos elétricas da Zona Franca de Manaus. Os planos também incluem o lançamento de novos modelos e projetos de conectividade para redefinir a mobilidade em duas rodas no Brasil.