Yamaha oferece assinatura de scooter elétrica na Alemanha

Assinatura parte de 129 Euros e inclui scooter elétrica, manutenção e trocas de bateria. Fotos: Divulgação/Yamaha

12/06/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 53 segundos

Com o aumento da procura por veículos elétricos na Europa, a Yamaha anunciou uma parceria com a alemã Swobbee. As empresas assinaram um acordo para oferecer a assinatura da scooter elétrica Yamaha Neo juntamente com a infraestrutura de troca de baterias da Swobbee em Berlim, Alemanha.

O projeto terá início em julho deste ano na capital alemã, epicentro da mobilidade elétrica na Europa. Os consumidores com uma licença para pilotar motos de 50 cc (ciclomotores) podem assinar o serviço mensal da Swobbee para rodar com a scooter elétrica.

A assinatura inclui manutenção, seguro e substituição em caso de defeitos da scooter. Os assinantes podem trocar as baterias vazias por outras totalmente carregadas nas estações de carregamento do Swobbee com o plano. A assinatura mensal da scooter elétrica da Yamaha custa a partir de 129 Euros, o equivalente a cerca de R$ 745.

Condutores habilitados a pilotar ciclomotores (50 cc) podem assinar a scooter na capital alemã

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Swobbee para impulsionar ainda mais o mercado de veículos elétricos de duas rodas. A procura por veículos eléctricos e soluções de propriedade flexíveis continua a aumentar”, declarou o Diretor de Mobilidade Terrestre da Yamaha Europa, Clément Villet. De acordo com o executivo, o projeto de bateria substituível faz parte do plano da marca para se tornar neutra em carbono no futuro.

O sistema, aliás, assemelha-se bastante ao oferecido pela startup Vammo e a locadora Mottu, na cidade de São Paulo. No Brasil, contudo, os principais clientes são entregadores e empresas de logística.

Como é a scooter elétrica da Yamaha

A Yamaha apresentou, no início de 2022, a Neo, uma scooter elétrica “equivalente a 50cc”. Com um motor elétrico instalado diretamente no eixo traseiro, a Neo elétrica tem 2,5 kW de potência máxima, ou cerca de 3,4 cv.

Voltada para o uso urbano, a scooter usa uma bateria de íons de lítio com 50,4 V e alcanace de 37 quilômetros. Entretanto, também oferece a possibilidade de levar duas baterias, estendendo assim sua autonomia. Na Alemanha, a scooter elétrica da Yamaha custa 3.099 Euros, o equivalente a R$ 17.820.