A tecnologia está cada vez mais presente nos automóveis. Carros conectados, com motores elétricos ou sistemas híbridos, por exemplo, passaram a ser mais comuns nas ruas brasileiras. Além disso, as montadoras investem em equipamentos de segurança a fim de reduzir acidentes e tornar a condução mais segura. Confira, a seguir, alguns desses sistemas que já estão disponíveis em veículos comercializados no Brasil
1. Alerta de fadiga
Por meio de sensores, o computador central do carro analisa a maneira de dirigir do condutor após os primeiros quilômetros sempre que o motor é acionado. Se detectar que o motorista está demonstrando sinais de cansaço ou desatenção, soa um alarme, sugerindo parada para descanso.
2 – Monitor de ponto cego
sensores nas laterais do veículo detectam a aproximação e a presença de veículos, alertando o motorista nas manobras de mudança de faixa e de ultrapassagem. Com o carro estacionado, o sistema também pode avisar sobre algum veículo se aproximando na hora de os ocupantes desembarcarem.
3 – Alerta e assistente de manutenção em faixa
Uma câmera (ou duas ou três, no caso de veículos mais sofisticados) analisa as faixas pintadas na via e, caso o motorista mude de pista sem sinalizar (usando as setas), aciona um alarme. No caso do assistente, o sistema também corrige o desvio de trajetória, mantendo o carro na pista.
4 – Alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência
Sensores e câmeras monitoram a área à frente do veículo no trânsito e, se detectarem que carro, caminhão ou ônibus reduziu a velocidade ou parou abruptamente, o sistema, inicialmente, avisa o motorista por meio de alertas visual e sonoro. Se o condutor não tomar nenhuma medida a respeito (reduzir a velocidade e frear), os freios são acionados para mitigar as consequências de uma possível colisão ou mesmo evitá-la. Alguns automóveis têm equipamentos que também conseguem identificar pedestres e ciclistas no trânsito urbano.
5 – Alerta de tráfego cruzado traseiro
Item muito útil, principalmente, nas manobras de ré, ao sair de vagas em supermercados, por exemplo. Sensores na traseira do veículo detectam a presença ou aproximação de outros carros (ou pedestres), auxiliando o motorista. Pode atuar com avisos sonoros, imagens ou ambos se o automóvel possuir câmera de ré.
6 – Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (com sistema stop and go)
Popularmente conhecido como piloto automático adaptativo, o equipamento não só mantém o carro em uma velocidade programada como também na distância desejada em relação ao carro que vai à frente, independentemente da velocidade deste. Caso o motorista esteja rodando a 80 km/h com o sistema acionado e depare com um caminhão trafegando a 70 km/h, por exemplo, o equipamento passa a manter a distância programada pelo motorista, em vez da velocidade. Assim que a via à frente ficar livre novamente, o carro volta a rodar a 80 km/h, automaticamente. Os sistemas mais modernos são capazes de atuar mesmo em situações de anda e para, típicas de trânsito urbano.
7 – Leitor de placas de velocidade
Por meio de câmeras na parte interna do para-brisa, o sistema identifica as placas com os limites e alerta o motorista, caso este esteja acima do permitido. Alguns modelos também conseguem identificar semáforos. Se o veículo possuir controlador de velocidade adaptativo, os itens podem atuar em conjunto, proporcionando uma condução semiautônoma.
8 – Câmera de visão noturna
Graças a uma câmera de infravermelho com detector de calor, a central eletrônica do veículo consegue detectar a presença de animais e de pessoas, mesmo sob condições adversas, como neblina e chuva. O equipamento alerta o motorista e exibe as imagens em uma tela no quadro de instrumentos do veículo e ajuda a evitar acidentes, principalmente no caso de animais que surgem inesperadamente cruzando a via à noite.