Centros Educacionais do Trânsito Honda completam 25 anos promovendo pilotagem segura
Com três unidades espalhadas pelo Brasil, CETHs já impactaram mais de 440 mil pessoas com cursos, palestras e conteúdo online para promover harmonia no trânsito
4 minutos, 6 segundos de leitura
30/05/2023
Por: Arthur Caldeira
Com três unidades espalhadas pelo Brasil, o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) comemorou, em março, 25 anos de operação. O primeiro CETH foi inaugurado, em 1998, na cidade de Indaiatuba (SP). Desde então, a Honda expandiu o conceito dos CETH para outras grandes cidades. Em 2006, abriu uma unidade em Recife (PE) e, em 2013, outra em Manaus (AM). Por meio de treinamentos, palestras e ações de test ride, as três unidades do CETH, juntas, já impactaram um público de mais de 440 mil pessoas.
A abertura do CETH no interior de São Paulo, há 25 anos, consolidou um trabalho de conscientização que era desenvolvido pela Honda desde a década de 1970, explica Francisco Henrique Guedes, supervisor de operações do CETH em Indaiatuba. “A Honda promove atividades de pilotagem segura desde o começo dos anos 1970. Como os clientes usam nossos produtos sempre foi uma preocupação da empresa”, afirma Guedes.
De acordo com o supervisor de operações, as atividades dos CETHs baseiam-se em três pilares fundamentais: palestras de segurança no trânsito, cursos de reciclagem para motociclistas já habilitados e o Clubinho Honda – Trânsito Amigo –, que realiza atividades focadas no público infantil.
O objetivo das palestras, realizadas nas concessionárias, empresas e universidades de todo o Brasil, é conscientizar todos os agentes para tornar o trânsito mais seguro. “As palestras visam gerar uma mudança de comportamento em motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas”, esclarece Guedes.
Cursos aprimoram pilotagem
Os cursos da Honda têm como objetivo promover a pilotagem segura para motociclistas já habilitados. Os treinamentos começam em sala de aula com lições teóricas para que os motociclistas avaliem as mais variadas situações do trânsito e se condicionem a reagir de forma segura. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas das unidades, o aprendizado da sala de aula.
Entre o público atendido pelos CETHs estão frotistas de empresas privadas e órgãos públicos, como Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, entre outros, que necessitam de habilidade e técnica para atendimento rápido à população. Além disso, profissionais que atuam diretamente na formação de novos motociclistas, como os instrutores de motoescolas e o curso de formação de condutores (CFCs), com base em parcerias com os Detrans e Cetrans de diversos Estados do Brasil.
Até mesmo motociclistas experientes aprendem técnicas de pilotagem com segurança, revela Francisco Guedes. “Um motofretista de uma empresa me confessou depois do curso: ’Eu pensava que sabia pilotar, mas não sabia nada’. Isso nos deixa muito satisfeitos”, relembra o supervisor do CETH.
Trabalho de base
Outra atividade bastante importante da empresa é o Clubinho Honda – Trânsito Amigo. Criado em 1992, o programa promove atividades de conscientização sobre segurança voltadas a crianças de 4 a 7 anos. “Queremos mostrar que a moto, em si, não faz mal a ninguém. E, com isso, ter mais e melhores motociclistas no futuro”, almeja Guedes.
Nas chamadas Cidades Mirins, localizadas nos Ceths de Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), crianças de escolas públicas e privadas podem aprender, na prática, as regras de trânsito, utilizando minimotocicletas elétricas, em um cenário que reproduz o trânsito das cidades, com vias sinalizadas, placas, semáforo e faixa de pedestres.
Além das três cidades em miniatura, o Clubinho Honda leva escolas adentro atividades lúdicas que estimulam a reflexão sobre as atitudes que podem contribuir para um trânsito seguro e harmonioso. Juntas, as três unidades já impactaram 60 mil crianças no Brasil. “Adotamos essa estratégia para amplificar o alcance do Clubinho”, completa Guedes.
O supervisor conta ainda que já vê os frutos desse trabalho de base da Honda. “Os pais contam que os filhos passaram a prestar atenção no comportamento deles no trânsito. Tivemos um caso em que o filho deu bronca no pai, que estava usando celular ao volante”, comemora.
Educação no trânsito online
Para amplificar ainda mais os ensinamentos sobre pilotagem segura, a Honda também criou o Portal Harmonia no Trânsito, site com diversos conteúdos gratuitos e online sobre pilotagem segura. Por meio do portal, é possível conferir dicas e vídeos a respeito de diversos temas, como pilotagem off-road, frenagem, curvas, entre outros. “Os conteúdos no portal e em nossas redes sociais já alcançaram mais de 37 milhões de visualizações”, comemora Francisco Henrique Guedes.
O supervisor também destaca a websérie Embaixador no Comando. Com 33 capítulos no ar, os vídeos levam dicas de pilotagem do piloto Leandro Mello, embaixador da Honda, a milhões de motociclistas de todo o Brasil, gratuitamente.
Para saber mais notícias sobre segurança viária, acesse aqui.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários