Experiência multicanal: vários caminhos para chegar ao consumidor | Mobilidade Estadão | É assim que o mundo gira

Buscando sugestões para:


Publicidade

Experiência multicanal: vários caminhos para chegar ao consumidor

Por: . 02/08/2022
Conteúdo patrocinado por
Mobilidade com segurança

Experiência multicanal: vários caminhos para chegar ao consumidor

Combinar o ambiente online com pontos físicos e novos modelos de venda amplia a atuação das marcas para oferecer o melhor atendimento ao cliente em todas as frentes

6 minutos, 0 segundos de leitura

02/08/2022

Divulgação

Apenas no primeiro trimestre deste ano, as compras online tiveram alta de 12,59%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Mesmo com o crescente aumento dessa modalidade e da importância das plataformas digitais para alavancar os negócios, consumidores não dispensam o papel das lojas físicas na decisão de compra — seja para retirar um produto, pesquisar, testar e até mesmo obter um atendimento mais personalizado.

A Dunlop, marca de pneus do Grupo Sumitomo Rubber, cujo segmento até então era marcado por compras presenciais, aperfeiçoou sua plataforma online, implementando ferramentas e diferenciais que garantiram bons resultados: por meio da loja virtual, as vendas cresceram 34% até o momento.

Mesmo assim, a companhia não deixou de investir em lojas físicas próprias, na ampliação das redes credenciadas e na inauguração de mais de 32 contêineres para venda de pneus de carga em pontos estratégicos das rodovias.

Clicou, chegou

Até pouco tempo atrás, adquirir pneus pela internet era uma novidade — o mecanismo de busca era utilizado apenas para pesquisa antes da obtenção no ambiente físico. Com base nesse comportamento, a companhia acelerou o desenvolvimento de uma plataforma online multicanal (www.dunloppneus.com.br), já que o papel do e-commerce não se limita às vendas, pois:

– Auxilia na compra;
– Ajuda o cliente a identificar com facilidade o tipo de pneu e a compatibilidade de veículos por meio de uma descrição completa da linha de produtos, com especificações sobre índice de carga, resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído — as mesmas que o consumidor encontra na etiqueta do pneu nas compras presenciais;
– Traz ferramentas e recursos que estimulam a navegação, como ambiente seguro e campo de busca otimizado;
– Promove a troca de informações, apresentando novidades, aplicação dos produtos, dicas e manutenção;
– Aproxima ainda mais a marca do consumidor final;
– Integra quem busca pneus no ambiente online com os distribuidores e suas lojas oficiais;
– Torna a experiência multicanal ainda mais completa.

Como funciona

– A característica inovadora da plataforma é a possibilidade de receber com toda a comodidade os pneus exclusivos fabricados no Brasil com a tecnologia TAIYO (Sun) System, sem emendas nas partes de borracha, em casa ou retirar na loja, o grande diferencial para um segmento marcado pelas compras presenciais;
– Para acessá-lo, o usuário informa o CEP para ter uma experiência completa de acordo com sua necessidade;
– Ao selecionar uma das lojas oficiais para recebimento dos pneus, o cliente também poderá negociar a realização da montagem e demais serviços com uma técnica especializada;
– O CEP direciona para que a página carregue os itens disponíveis e os preços do distribuidor que atende nessa região, fortalecendo a parceria da marca com lojas exclusivas;
– Também é possível filtrar pela categoria (automóveis, SUVs, pick-ups, caminhões e ônibus) e pelas medidas. No caso de veículos pesados, há ainda a opção pelo tipo de aplicação: misto, regional, rodoviário ou urbano. Link para a página com todos os produtos.

Lojas físicas personalizam atendimento

A Dunlop possui mais de 350 pontos de venda em todo o Brasil, entre lojas oficiais de seus distribuidores, lojas credenciadas e lojas contêiner. A seleção das lojas credenciadas, referência em sua região de atuação, prioriza a vinculação da marca a unidades consolidadas e de confiança, que passam por uma avaliação local e de reputação antes de receberem a fachada Dunlop, adequação interna, treinamentos técnicos e de vendas para ampliar a consultoria oferecida ao cliente, alavancando esses pontos de venda com as melhores práticas do mercado.

Um novo modelo de venda

Em 2020, a Dunlop iniciou a ampliação de sua rede para o segmento de carga (caminhões e ônibus) através de seus distribuidores oficiais, com o projeto exclusivo de lojas contêiner. Esses espaços personalizados oferecem produtos em pontos estratégicos das rodovias para aumentar a capilaridade em pontos de venda e prestar atendimento rápido e suporte aos profissionais que trafegam nas estradas de 15 Estados (Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Paraná, São Paulo, Rondônia, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pará).

O modelo de venda deu tão certo que já são mais de 30 contêineres inaugurados, com previsão de pelo menos mais cinco novos espaços ainda este ano. A estratégia traz mais facilidade, comodidade e segurança ao caminhoneiro que já trafega em locais com alta concentração de veículos pesados, como os postos de combustível.

Essa oferta facilita o acesso desses profissionais aos produtos da marca, com o mesmo padrão de atendimento especializado e treinado pela fabricante, além de evitar deslocamentos desnecessários para comprar pneus fora de sua rota original ou dentro de cidades.

O novo modelo de loja para venda de pneus é uma parceria entre a marca e sua rede de distribuidores — a mesma que já comercializa os produtos da Dunlop por meio dos truck centers em suas regiões de atuação — e que, nesse formato, também responde localmente pela gestão da loja contêiner. Os espaços são personalizados, padronizados e contam com diversidade de produtos (medidas e modelos) para um atendimento ainda mais rápido e eficiente. Confira a localização completa dos contêineres já inaugurados em www.dunloppneus.com.br.

Garantia Mais  

Considerado pela marca um de seus maiores diferenciais no mercado brasileiro, a Dunlop comemora o oitavo ano consecutivo do Garantia Mais. Diferentemente da garantia de cinco anos dos pneus para defeitos de fabricação, o programa é um benefício para a reposição integral de pneus em caso de danos acidentais que comprometem o desempenho do produto, ocorridos em situações do dia a dia (bolhas nas laterais, quebra da carcaça devido a impacto, cortes ou rasgos na lateral ou na banda de rodagem, durante 6 meses de uso ou 10 mil km, o que ocorrer primeiro).

A oferta visa minimizar os altos custos de manutenção dos veículos para clientes que adquiriram e instalaram ao menos dois pneus Dunlop ou Falken nas lojas oficiais e credenciadas, trazendo mais tranquilidade e respaldo extra contra acidentes inesperados. O Garantia Mais aplica-se aos pneus de aros 15, 16, 17, 18 e acima, das linhas passeio e camioneta. Também estão contemplados os pneus de aro 14, exclusivamente para o modelo Dunlop Enasave EC300+.

Todos os modelos de pneus Dunlop feitos no Brasil são fabricados com a tecnologia japonesa TAIYO (Sun) System, sistema de fabricação de pneus sem emendas nas partes de borracha, que garante menos vibração e ruído que os produzidos por métodos convencionais. Confira as regras do Garantia Mais em https://www.dunloppneus.com.br/garantia.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login