Meios de transporte

Roupa para andar de moto: o que vestir para pilotar com segurança

Além de proteger a cabeça com o uso do capacete, obrigatório por lei, há outras partes do corpo que também precisam de proteção; confira

4 minutos, 41 segundos de leitura

20/04/2021

Equipamento de proteção completo - capacete, jaqueta, luvas, calça e botas - é o ideal para andar de moto. Fotos: Divulgação

Você tirou sua habilitação, já praticou e agora quer começar a ir para o trabalho ou para a faculdade de moto ou scooter. Mas, antes disso, saiba que é preciso vestir roupa adequada para andar de moto com segurança.

Embora muitos motociclistas só se preocupem com o capacete, obrigatório por lei, outras partes do corpo, como as mãos, o tórax, as pernas e os pés, também precisam ser protegidas.

Atualmente, existem diversas opções de roupas para andar da moto que oferecem diferentes níveis de proteção. Os preços variam conforme os tecidos utilizados e as proteções empregadas em jaquetas, luvas, calças e botas.

Existem equipamentos impermeáveis e térmicos, para proteger do frio e da chuva, mas há também jaquetas e calças feitas em tecidos ventilados, que são ideias para usar no verão e em regiões mais quentes do Brasil. Portanto, não há desculpa para pilotar uma motocicleta sem o equipamento de segurança adequado.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as roupas apropriadas para andar de moto. Além, é claro, do obrigatório capacete. Confira.

Jaquetas

Seu guarda-roupa de motociclista precisa ter uma jaqueta apropriada para andar de moto. Escolha uma jaqueta feita em tecido resistente à abrasão, como o tradicional couro ou ainda a cordura, que irão lhe proteger no caso de uma queda.

Escolha uma jaqueta de tecido resistente, como a cordura, e com protetores certificados

É importante também optar por jaquetas que contam com protetores especiais, geralmente homologadas para o motociclismo, que reduzem o impacto de uma pancada no asfalto e podem até evitar uma fratura. O ideal é que a jaqueta tenha protetor na coluna, além de protetores nos ombros e cotovelos.

Luvas

É comum ver motociclistas pilotando sem proteger uma parte fundamental para quem anda de moto: as mãos. Em qualquer tombo “besta”, instintivamente, todos as mãos são as partes que costumam tocar o chão primeiro; fazemos isso para tentar amortecer a queda. Por isso, é imprescindível usar luvas ao andar de moto.

Mas não adianta usar uma luva qualquer, feita em borracha ou pano. É preciso escolher uma luva apropriada para o motociclismo, fabricada em tecido resistente e com protetores nas parte de cima da mão e também nas articulações.

Luvas devem ser resistentes e ter proteções para os dedos

Há desde opções mais leves e simples, como as luvas de motocross, até as mais sofisticadas, como as luvas de couro, para usar na estrada ou acelerar em um autódromo. Os preços variam conforme os materiais empregados e o nível de proteção oferecido.

Se for rodar apenas na cidade, uma luva urbana e mais curta já vai lhe ser útil. Mas, se for fazer uma longa viagem, vale investir em uma luva mais resistente e confortável. Escolha luvas adequadas para o seu uso.

OFERTAS 0KM

Calças

Nem pense em pilotar uma moto de bermuda. Além de correr o risco de queimar as pernas nas partes quentes do motor ou no escapamento, um tombo bobo pode causar dolorosos ralados. O mínimo é sempre usar calça comprida, pelo menos, feita em jeans.

Já existem até mesmo calças para motociclismo fabricadas em jeans reforçados com kevlar – o mesmo material utilizado nos coletes à prova de balas. As calças jeans para andar de moto também trazem protetores nos joelhos e podem ser uma boa opção para vestir no dia-a-dia, já que têm um desenho mais casual.

Entretanto, o ideal para rodar na estrada, quando as velocidades são mais altas, é usar uma calça de cordura, ou de couro, tecidos mais resistentes ao asfalto. Esse tipo de calça também conta com mais protetores, geralmente nos quadris, joelhos e canelas, para evitar lesões mais graves no caso de uma queda.

Botas

Se, para correr, você usa um tênis de corrida, também deveria usar uma bota apropriada para andar de moto. Afinal, os pés são partes que ficam muito expostas e sujeitas a lesões quando pilotamos uma moto.

Se for rodar em ambiente urbano, uma bota como as utilizadas em caminhadas em montanhismo já ajuda a proteger os pés. De preferência de cano alto e feita em material, como couro.

Mas também existem opções mais sofisticadas e seguras para proteger seus pés. Diversas marcas oferecem botas de motociclismo, com desenho casual, que podem muito bem ser usadas no dia-a-dia. Outra opção é usar uma bota de moto e levar seu calçado preferido na mochila, para vesti-lo quando chegar ao escritório ou à faculdade.

Se for pegar a estrada, opte por uma bota de cano mais alto e com protetores

Mas, de novo, vale a regra de escolher o equipamento adequado ao seu uso. Ou seja, se for viajar e pegar rodovias, o ideal é investir em uma bota de cano mais alto, que vá até o meio da canela, e traz proteções para os dedos, pernas e tornozelos. Também existem modelos mais robustos e seguros, utilizados por pilotos em pistas ou viagens.

O importante é vestir uma roupa para andar de moto que garanta conforto e proteção. Alguns desses itens não são baratos, mas, se bem cuidados, duram bastante tempo. Também é importante lembrar que sua segurança não é um gasto, mas sim um investimento.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login