Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ganha nova função

Serviço realizado de maneira digital também anula a necessidade de comparecimento presencial em uma unidade da Polícia Rodoviário Federal (PRF). Foto: Vosmar Rosa/Ministério dos Transportes
Erick Souza
Há 4 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 55 segundos

A plataforma da Carteira Digital de Trânsito recebeu uma nova função para identificação de motoristas infratores. O serviço realizado no aplicativo também anula a necessidade de comparecimento em uma unidade da Polícia Rodoviário Federal (PRF).

Leia também: Carteira Digital de Trânsito: veja o que é possível fazer pelo celular

De acordo com a PRF, a nova ferramenta permite que proprietários de veículos possam indicar o responsável por infrações de trânsito de maneira online. Também é possível realizar o mesmo processo através do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O sistema de transferência de infrações foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Senatran. Com a atualização, a análise dos casos também acontece de maneira automática.

Conforme o Serpro, 14 entidades federais e estaduais já acessam o serviço. Até o momento, a plataforma registra cerca de 700 proprietários de veículos utilizando a função por dia. A plataforma está disponível desde o dia 5 de setembro, mas o lançamento oficial ocorreu durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, no dia 18.

Leia também: Semana Nacional do Trânsito: conheça algumas ações que vão acontecer pelo Brasil

Como funciona a Carteira Digital de Trânsito?

O aplicativo disponibiliza diversos serviços para o segmento de trânsito. O primeiro serviço da plataforma foi a possibilidade de acessar a CNH de maneira digital, pelo celular. Em seguida, novas funções passaram a estar disponíveis como poder visualizar a versão eletrônica do documento do carro ou vender o veículos sem precisar ir ao cartório.

Para baixar o app, é necessário procurar CDT na loja de aplicativos do celular, disponível para Android e iOS. Depois disso, o usuário deve preencher o cadastro com as informações do gov.br e acessar o link enviado para o e-mail cadastrado. Por fim, é preciso incluir a CNH com o QR Code disponível no verso do documento.

Além disso, para conseguir incluir os documentos dentro da Carteira Digital de Trânsito, a CNH precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017.