Flórida aprova plataforma de mobilidade urbana com inteligência artificial em sistema de trânsito

Plataforma com IA monitora em tempo integral as rodovias e fornece às autoridades de trânsito informações sobre o fluxo do tráfego. Foto: Adobe Stock
Redação Mobilidade
25/03/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos

O Departamento de Transportes da Flórida (FDoT) concedeu acesso a uma plataforma de mobilidade urbana com inteligência artificial para operar no Estado. A NoTraffic, presente em sistemas de outros Estados dos EUA, utiliza tecnologia para tomada de decisões em tempo real, através da nuvem.

Leia também: ‘Inteligência artificial já é realidade na cadeia automotiva’

Com componentes de hardware, módulos de software alimentados por IA, o sistema operacional de mobilidade baseado em nuvem (MOS) da NoTraffic tem suporte em tempo integral, sete dias por semana. Inicialmente, a plataforma de mobilidade deverá ser implementada em alguns locais do Estado, incluindo Collier County, Pasco County e Orlando, por exemplo.

O sistema da plataforma, organizado em uma rede de sensores inteligentes, geralmente está instalado em cruzamentos sinalizados, pontos de conflito ou estradas complexas. Segundo a empresa, a plataforma oferece às autoridades de trânsito e aos operadores de infraestrutura, a capacidade de controlar e priorizar totalmente o fluxo de tráfego para todos os tipos de transporte.

Junto com a inteligência artificial de monitoramento, a NoTraffic também oferece um serviço com acesso centralizado a vários aplicativos de segurança e análise de dados.

De acordo com a empresa, esse sistema de aplicativos e plataformas integradas permite às autoridades de transporte, gerenciamento de serviços de mobilidade personalizados. A plataforma está implantada em vários locais na América do Norte.

Atualmente, o serviço de mobilidade urbana com inteligência artificial está presente em 24 estados, incluindo Califórnia, Texas, Pensilvânia, Colorado, Flórida, Geórgia e partes do Canadá.