Veículo que monitora problemas urbanos com inteligência artificial é apresentado no Connected Smart Cities | Mobilidade Estadão | Connected Smart Cities

Buscando sugestões para:


Veículo que monitora problemas urbanos com inteligência artificial é apresentado no Connected Smart Cities

Por: Erick Souza . 04/09/2023

Publicidade

Inovação

Veículo que monitora problemas urbanos com inteligência artificial é apresentado no Connected Smart Cities

Tecnologia de IA já está presente em todas as regiões do Brasil e é eficiente na gestão de grandes cidades

2 minutos, 0 segundos de leitura

04/09/2023

Por: Erick Souza

Veículo com inteligência artificial na rua.
Veículo identifica buracos em ruas e avenidas, lixo em local irregular, falta de sinalização, entre outros problemas. Foto: Divulgação CSC

Um veículo com inteligência artificial,que usa sensores especiais para fazer o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos foi apresentado na 9ª edição Connected Smart Cities & Mobility Nacional, em São Paulo. O evento, que acontece entre esta segunda e terça-feira (05/09), reconhece as cidades mais inteligentes do Brasil.

Leia também: Cinco situações em que Curitiba já usa inteligência artificial na mobilidade urbana

A criação é da Mapzer, startup brasileira de tecnologia e inovação para cidades. De acordo com a empresa, o veículo consegue, em tempo real, identificar ocorrências como buracos em ruas e avenidas. Além disso, também registra a falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas e demais necessidades das cidades.

Recentemente, a startup também apresentou o mapeamento noturno, que já está em operaçãono município baiano de Luis Eduardo Magalhães.

Exposição do veículo com IA

A exposição do automóvel ocorrerá durante os dois dias do evento. “Nossa solução coloca a gestão urbana na palma da mão por meio de um software de IA. O evento é uma oportunidade para aqueles que ainda não conhecem entenderem o potencial disso para o futuro que já começou”, explica Paulo Tumasz Junior, gerente comercial da Mapzer.

Além do veículo, no estande da startup os visitantes poderão entender como funciona o software de inteligência artificial para uso das cidades. De acordo com Junior, o sistema de gestão recebe informações a cada 15 ou 30 dias com as principais ocorrências identificadas pelas cidades.

“Por se tratar de uma inteligência artificial, aproximadamente a cada dois meses, uma nova habilidade surge a partir da análise e junção de estatísticas”, explica. O gerente ainda explica que os dados coletados podem variar de região em região, a depender das condições específicas de cada uma.

O Connected Smart Cities & Mobility Nacional acontece entre os dias 4 e 5 de setembro. A edição deste ano é realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, no bairro da Consolação, em São Paulo. Além da exposição, o evento conta com mais 67 palestras.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login