Novos radares monitoram comportamento do motorista no Brasil
Tecnologia já está presente no trânsito de São Paulo, Curitiba e Salvador
2 minutos, 11 segundos de leitura
06/11/2023
Por: Redação Mobilidade
![Projeto Vias Calmas, da CET, que tem foco na redução da velocidade em áreas com grande concentração de pedestres Projeto Vias Calmas, da CET, que tem foco na redução da velocidade em áreas com grande concentração de pedestres](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2023/09/GettyImages-1508720791.jpg)
Os radares com efeito doopler, como é chamada a nova tecnologia, consegue identificar o comportamento do condutor do veículo no trânsito. Cidades como Curitiba, São Paulo e Salvador foram as primeiras a implementar a ferramenta em alguns trechos das cidades.
Enquanto os radares tradicionais utilizam sensores no chão para identificar a velocidade, o novo modelo consegue registrar imagens em até uma distância de 100 metros antes e depois do ponto de instalação.
De acordo com Guilherme Araújo, atualmente, as tecnologias utilizam inteligência artificial e integram dados, vídeos e imagens para otimizar ações de fiscalização de trânsito e de segurança pública. Araújo é presidente da Velsis, empresa de soluções em mobilidade que monitora mais de 1699 faixas. Ao todo, a companhia possui 731 equipamentos instalados em diferentes cidades.
O uso do efeito doppler é associado com tecnologias capazes de realizar cálculos sobre a imagem. Essa avaliação pode capturar informações desde a presença e o tempo de passagem dos veículos, como as informações estatísticas, por exemplo. Também é possível identificar infrações de trânsito, como velocidade acima da permitida ou parada sobre faixa de pedestres.
Entre as vantagens do método não intrusivo estão a detecção de veículos, evita a destruição do pavimento para instalação dos sensores, a paralisação da via para manutenção e gastos desnecessários aos gestores públicos.
Conforme prevê a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) os radares precisam estar homologados por portaria do Inmetro e são aferidos periodicamente. O sistema que capta altas distâncias e atende até quatro faixas de carros.
“Os sensores têm alcance de centenas de metros e monitoram todo o trajeto percorrido pelo veículo, permitindo aos agentes públicos monitorar e avaliar tendências de comportamento dos condutores, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, afirma Araújo.
Radares no Brasil
Curitiba, capital do Paraná, já tem instaladas 1,9 mil câmeras pela cidade como parte do programa Muralha Digital. O projeto gerenciado pela prefeitura reúne todos os sistemas de videomonitoramento do município, incluindo câmeras com reconhecimento facial.
Em Salvador, na Bahia, são 229 faixas/câmeras de equipamentos com tecnologia não intrusiva que integram o sistema de segurança viária da capital. Já em São Paulo, a empresa venceu a licitação para instalação dos equipamentos, mas ainda não tem data para aplicação dos testes.
Leia também: Radar de trânsito flagra diferentes infrações
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários