Prazo para tirar CNH é ampliado até dezembro de 2023 | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Prazo para tirar CNH é ampliado até dezembro de 2023

Por: Redação Mobilidade . 26/11/2022
Mobilidade para quê?

Prazo para tirar CNH é ampliado até dezembro de 2023

Com a medida do Contran, futuros motoristas terão mais tempo para concluir o curso de formação

2 minutos, 41 segundos de leitura

26/11/2022

Por: Redação Mobilidade

Segundo o Contran, o novo prazo vale para todos os processos de habilitação ativos. Foto: Getty Images.

O prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi ampliado até 31 de dezembro de 2023. A deliberação foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, quem pretende tirar CNH tem mais de um ano para concluir o processo de habilitação. Antes da medida, o prazo era 31 de dezembro de 2022.

Segundo o Contran, o novo prazo vale para todos os processos de habilitação ativos. Ou seja, abrange os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal. 

Além disso, o texto prorroga por três anos os prazos para utilização de veículos de aprendizagem das categorias A, B, C, D e E. Entretanto, neste caso o órgão conta a partir de 03 de novembro de 2020.

Assim, na prática o prazo em vigor fica sendo o de novembro de 2023 para os casos de veículos de aprendizagem.

O Contran decidiu pelo novo prazo após pedido dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). De acordo com os órgãos, existem dificuldades com relação ao agendamento das provas, sobretudo as práticas.

A íntegra da Deliberação Contran nº 265 está neste link.

Novas regras para tirar CNH

Além da ampliação do prazo para tirar CNH, o Contran realizou algumas mudanças no processo. Por exemplo, não é mais obrigatório usar o simulador. Afinal, o equipamento resultava em uma alta no valor das matrículas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Outra mudança é que o número de aulas práticas que devem ser realizadas também caiu. Antes, para tirar CHN categoria B, o interessado precisava cumprir 25 horas de aulas. Atualmente, apenas 20 horas já são o suficiente.

Ao tirar CNH em São Paulo, o Detran.SP dá aos candidatos aprovados a permissão para dirigir por um ano. A regra vale para as categorias A (motocicleta e veículos similares), B (automóvel e veículos semelhantes), ou A e B.

Em seguida, se o motorista não cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima no período, recebe a CNH definitiva. Ainda segundo o Detran.SP, também não é permitido reincidir em infração média. Caso isso ocorra, a pessoa deve refazer o processo para obter a CNH.

Tirar CNH em São Paulo

Além disso, no Estado de São Paulo, é possível iniciar o processo para tirar CNH pela internet. Para isso, é preciso ter o RG com emissão no estado e menos de seis anos de data de expedição. Caso contrário, é preciso fazer um agendamento e ir a uma das unidades do Detran.SP.

Para tirar a CNH é preciso passar por um exame médico, uma avaliação psicológica, um curso teórico, uma prova teórica, um curso prático e uma prova prática.

É possível obter a versão digital ou impressa do documento. De acordo com o Detran.SP, a CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

O Detran.SP divulgou o passo a passo para tirar CNH no estado, além dos valores das taxas que devem ser pagas no processo. Clique aqui para conferir.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login