9 filmes sobre mobilidade urbana para assistir | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

9 filmes sobre mobilidade urbana para assistir

Por: Redação Mobilidade . 30/11/2023
Mobilidade para quê?

9 filmes sobre mobilidade urbana para assistir

Obras trazem entretenimento e reflexão sobre o tema

3 minutos, 8 segundos de leitura

30/11/2023

Filme Parasita também traz reflexões sociais sobre mobilidade urbana. Foto: Reprodução.

Os filmes são uma ótima oportunidade para se divertir e ao mesmo tempo refletir sobre questões sociais. Assim, separamos nove obras sobre mobilidade urbana, que convidam os espectadores a um debate sobre a importância do tema no dia a dia.

Confira as dicas:

1- Ruas disputadas

Este documentário de 2006, de nome original Contested Streets, aborda a história das ruas de Nova York, nos Estados Unidos. Assim, quem assiste fica imerso no cenário de uma das maiores cidades do mundo.

O objetivo do filme é trazer uma análise das ruas desde o princípio. Ou seja, antes mesmo de os carros existirem. Assim, traz a reflexão de como a chegada dos automóveis mudou o espaço público, deixando de priorizar as pessoas para priorizar os veículos.

2- Luto em Luta

Em 2012, o documentário chamou a atenção por abordar um tema delicado. Com sensibilidade, a obra trata de acidentes e atropelamentos.

O cenário é a cidade de São Paulo. Assim, a obra retrata as dificuldades dos pedestres nas metrópoles, que priorizam a fluidez do trânsito em vez de quem está andando para se deslocar.

3- Urbanized

Neste caso, o documentário aborda o desenho das cidades. Questiona as estratégias por trás de como os municípios são construídos, reunindo opiniões de políticos, urbanistas, construtores, arquitetos e pensadores.

Aborda desafios da construção das cidades, explora projetos e fala sobre futuro. O filme foi lançado em 2011, nos Estados Unidos.

4- Bikes vs Carros

Como o próprio nome sugere, o documentário de 2015 fala sobre a diferença entre o uso de carros e bicicletas. Traz comparações entre cidades como Copenhague, na Dinamarca, e São Paulo.

A obra, lançada em 2015 no Brasil, aborda ainda recursos naturais, crise e o crescimento da indústria automobilística. O filme aborda também o número de ciclistas que morrem no trânsito.

5- Junho – O Mês que Abalou o Brasil

Um ano depois das manifestações de junho de 2013, o documentário brasileiro foi lançado para abordar os protestos realizados contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo.

Após repressão pelas forças policiais, as reivindicações cresceram. As manifestações trouxeram à pauta temas como corrupção, gastos excessivos para a Copa do Mundo, falta de serviços públicos e a violência durante os protestos.

6- Cabeça, Tronco, Rodas

Para quem prefere obras mais curtas, esse filme é ideal. O curta-metragem discute as formas de deslocamento em Brasília. Assim, retrata as dificuldades no transporte público por meio da visão de Izaías da Silva, morador de Santa Maria, no trajeto de sua casa até o Plano Piloto de Brasília.

7- Elo Perdido

O documentário de 2018 aborda o uso de bicicletas no Brasil. Analisa a realidade dos diferentes locais do país que fazem o uso da bike, desde cidades sem estrutura de ciclovias a municípios mais bem preparados.

8- Parasita

Embora o filme, de 2019, não traga a mobilidade urbana como tema principal, o assunto acaba sendo pano de fundo para a trama. Na obra, da Coreia do Sul, toda uma família desempregada vive em um porão sujo.

Fascinados com a vida luxuosa de uma garota de família rica, todos começam a se infiltrar, um a um. Nesta jornada, até mesmo alagamentos são retratados como um problema social.

9- Rios

Já este documentário de 2009 aborda o crescimento da cidade de São Paulo, com uma análise dos rios e córregos. Portanto, faz pensar sobre a relação entre o homem e a natureza.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login