99 oferece transporte gratuito para mulheres vítimas de violência
Iniciativa do governo do Estado de SP e empresa 99 permite que mulheres vítimas de violência se desloquem gratuitamente para a Delegacia da Mulher ou um pronto-socorro
![Mulher no banco de trás passageira de carro por aplicativo. Foto: Adobe Stock Mulher no banco de trás passageira de carro por aplicativo. Foto: Adobe Stock](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AdobeStock_376489718.jpg.webp)
Mulheres que sofrerem algum tipo de violência agora contam com mais um recurso à disposição. Trata-se do serviço de deslocamento gratuito oferecido pelo aplicativo de transporte 99 para algum equipamento público como a Delegacia da Mulher, o Instituto Médico Legal (IML) ou o pronto-socorro.
O contrato firmado pela 99 com o governo do Estado de São Paulo, assinado em 30 de janeiro, faz parte do programa SP Por Todas, que promove um conjunto de ações e políticas públicas para as mulheres.
A parceria inédita prevê a ampliação do suporte às vítimas conectando-as aos serviços públicos, o contato com diversas redes de proteção e o deslocamento seguro.
Leia também: Governo de SP e apps de mobilidade firmam parceria para melhorar a segurança das mulheres
Como solicitar o transporte gratuito da 99?
A partir do momento que a vítima entra em contato com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) pelo número 190, ela é direcionada para a Cabine Lilás, uma central especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência e formada apenas por policiais femininas.
Após o registro da ocorrência, a própria policial responsável pelo atendimento telefônico questiona se a mulher gostaria de obter o transporte gratuito oferecido pela 99. Em caso afirmativo, a policial solicita o serviço.
Desta forma, a vítima pode se dirigir, em segurança, à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), para realizar o boletim de ocorrência; ao Instituto Médico-Legal (IML), para exames de corpo de delito; ou para alguma unidade de saúde de pronto atendimento.
Assim, a policial que está no caso pode monitorar o trajeto em tempo real e intervir, se houver alguma anormalidade. Em caso de urgência, uma viatura da Polícia Militar pode fazer o acompanhamento da vítima.
O que é o Cabine Lilás?
Desde março de 2024, a Cabine Lilás é um serviço de suporte especializado às mulheres vítimas de violência que acessam o disque 190, pertencente ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
O projeto é composto por uma equipe de 52 policiais femininas que são da Delegacia de Defesa da Mulher. Elas fazem os registros de ocorrências, dão orientações as vítimas sobre as redes de apoio existentes no Estado e no município e prestam suporte às viaturas que estão no local atendendo uma ocorrência.
O serviço também contabilizou mais de 5.853 atendimentos na capital paulista, dentre chamados para o 190, orientações sobre medidas protetivas e intervenções policiais. Estas ocorrências levaram 84 agressores para a Delegacia da Mulher por descumprimento judicial. Destes, 30 estão presos em outras unidades.
Fora o Cabine Lilás, o aplicativo SP Mulher Segura, Abrigo Amigo e o encaminhamento para abrigos de acolhimento são outros serviços ofertados pelo governo de São Paulo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários