Airbag não requer manutenção e não pode ser recuperado
Bolsas têm a mesma durabilidade do veículo e, em caso de acionamento, devem ser trocadas
2 minutos, 30 segundos de leitura
14/07/2023
O airbag é um dos sistemas mais eficientes de proteção passiva no carro. Assim, aliado ao uso correto do cinto de segurança, o dispositivo ajuda a reduzir drasticamente o risco de ferimentos graves, bem como morte, em caso de colisão. Por isso, tornou-se obrigatório nos carros novos vendidos no Brasil a partir de 2014.
Nesse sentido, como o próprio nome diz, o sistema é composto por bolsas que se inflam. Como resultado, mitigam o impacto direto dos ocupantes contra partes do carro, como o painel, por exemplo. O acionamento do sistema é feito quando sensores espalhados pelo veículo “percebem” a iminência de impactos graves. Portanto, dificilmente o airbag será acionado sem necessidade.
Seja como for, o airbag não pode ser recuperado. Assim, em caso de acionamento, terá de ser trocado. Aliás, o equipamento é projetado para ter a mesma durabilidade do carro. Dessa forma, não há um programa de revisão, bem como de manutenção preventiva.
Airbag é acionado por sensores
Entretanto, Michel Braghetto, da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE Brasil, diz que é preciso ficar atento em duas situações. “Quando houver o acionamento dos airbags ou após uma colisão que possa afetar componentes como sensores, que podem estar na dianteira e lateral do veículo.”
Portanto, ao motorista cabe um procedimento simples. Ao ligar o contato, uma luz no painel de instrumentos deve se acender e, após alguns segundos, se apagar. Se isso não ocorrer, é sinal de que há um defeito no sistema.
Assim, se isso ocorrer, o carro deve ser levado o quanto antes à oficina. Dessa forma, será feito o teste de integridade do conjunto. Vale lembrar que esse tipo de intervenção só deve ser feito por profissionais especializados. Bem como com o uso de equipamentos específicos.
Além disso, o motorista não deve fazer modificações no carro em partes em que o airbag esteja instalado. É o caso de volante, painel e componentes como bancos dianteiros. Muitos veículos têm airbag nas laterais dos assentos.
Confira algumas curiosidades sobre o airbag:
1. Os testes com airbags começaram na década de 1950. Porém, os modelos experimentais, que deram origem aos atuais, só chegaram ao mercado bem depois. Assim, em 1980 chegou ao mercado o primeiro carro com o sistema instalado de fábrica. Ou seja, estamos falando do Mercedes-Benz Classe S.
2. O airbag é projetado para inflar e desinflar em fração de segundo. Conforme as fabricantes, entre 20 e 30 milissegundos. Porém, a proteção é mais eficaz quando utilizada juntamente com o cinto de segurança.
3. Atualmente, há carros com airbags laterais, localizados nas extremidades dos bancos ou nas portas. Diferentemente do frontal, que infla em direção ao ocupante, eles se enchem verticalmente. Dessa forma, se expandem para proteger a área do torso e da cabeça. Além disso, há o airbag de joelho, localizado na parte inferior da coluna de direção.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários