Como remover os riscos do painel de instrumentos? | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Como remover os riscos do painel de instrumentos?

Por: . 08/04/2023

Publicidade

Resolver

Como remover os riscos do painel de instrumentos?

Procedimento simples e rápido ajuda a eliminar os indesejados arranhões no quadro à frente do motorista

1 minuto, 56 segundos de leitura

08/04/2023

Foto: Getty Images

Com o passar do tempo, o painel de instrumentos do carro começa a acumular riscos. Em casos mais extremos, essas avarias chegam a dificultar até mesmo a leitura das informações pelo motorista.

Existem os arranhões de forma mais circular, provocados pela passagem de um pano para tirar o pó, e os produzidos por material pontiagudo ou duro (como a chave do carro), que bate acidentalmente no plástico do painel. Nos dois casos, eles podem ser removidos tranquilamente.


“A melhor técnica para eliminar os riscos é desmontar o painel, mas é melhor que esse trabalho seja feito por um profissional de centros automotivos especializados em recuperação de componentes de aparência do veículo”, afirma Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.

Quando a escolha não for recorrer a um especialista, o próprio dono do veículo pode fazer o polimento do plástico.

A tarefa é rápida e simples e só requer os produtos adequados, como panos limpos, produto de limpeza automotiva específico para tirar arranhões e um aplicador circular, semelhante ao utilizado para encerar a lataria do automóvel.

Com isso, basta seguir os seguintes passos:

1 – Limpe o acrílico

Passe um pano de microfibras na superfície do painel de instrumentos. Isso vai eliminar as marcas de dedo e a poeira, além de preparar a superfície para a aplicação do polimento.

2 – Isole o painel

Com uma fita isoladora, isole a área ocupada pelo painel de instrumentos, a fim de evitar que o produto de limpeza respingue em outros plásticos que não precisam do polimento. Limpo e isolado, o painel está pronto para ser polido.

3 – Primeira aplicação

Com o aplicador, espalhe o produto no plástico de maneira homogênea, inclusive nos cantos.

4 – Faça o polimento

Inicie o polimento com movimentos circulares e logo você perceberá os resultados. A parte central do painel ficará praticamente nova. O polimento dos cantos é mais complicado, mas vale a pena persistir.

5 – Sem deixar restos

Depois do primeiro polimento, aguarde alguns minutos e repita o procedimento, para que o resultado final seja ainda mais eficiente. Em seguida, pegue um pano limpo e remova os restos de produto que, porventura, tenham grudado na capa do painel.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA