Arte nas ruas: tours a pé por murais e instalações urbanas em SP
Na capital paulista, é possível contemplar um verdadeiro museu a céu aberto
As ruas de São Paulo são um verdadeiro museu a céu aberto. Afinal, é possível conferir murais e instalações urbanas a pé, sem precisar pagar ingresso.
Assim, listamos lugares para fazer tours a pé na região central da cidade ou em bairros com fácil acesso por transporte público. Confira os locais mais próximos do seu bairro e divirta-se:
Beco do Batman
A primeira dica da lista é um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo. O Beco do Batman é uma travessa localizada na Vila Madalena, um bairro boêmio da Zona Oeste da capital.
A princípio, o beco tinha apenas um grafite do Batman. Por isso, foi batizado com este nome. Contudo, hoje traz diversidade nas obras de arte que cobrem as paredes do local.
O melhor de tudo é que, para visitar o Beco do Batman, não é preciso comprar um ingresso. Basta desembarcar na Estação Sumaré da Linha 2-Verde e caminhar cerca de 1 km.
Museu Aberto de Arte Urbana
Por sua vez, na Zona Norte de São Paulo, é possível contemplar o Museu Aberto de Arte Urbana. A galeria a céu aberto foi feita por mais de 150 artistas ao longo da Avenida Cruzeiro do Sul.
As exposições de arte são itinerantes, com impacto social. Portanto, ao caminhar pela avenida, basta prestar atenção nas colunas e se deixar levar pela arte. Uma das estações na avenida é a Santana, da Linha 1-Azul do Metrô.
Minhocão
Já na Zona Leste de São Paulo, o Minhocão também é uma área de lazer para pedestres. O elevado Presidente João Goulart agora fica fechado para o trânsito de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h45, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 21h45.
Na região, é possível observar as obras de arte nos prédios. Muitos dos grafites são assinados por Kobra, OSGEMEOS e Nina Pandolfo. É possível chegar ao local pelas estações Marechal Deodoro e Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).
Buraco da Paulista
Já na região central, o Complexo Viário José Roberto Fanganiello Melhem é uma opção para contemplar a arte. Conhecido como túnel ou buraco da Avenida Paulista, o local traz grafites desde a década de 1980.
É possível ver os grafites pela parte de cima, passando a pé ou de bike pelo local. Quem passa de ônibus ou de carro também pode contemplar a arte.
O complexo viário liga as avenidas Paulista, Rebouças e Dr. Arnaldo. Portanto, é uma conexão com bastante fluxo de pessoas, sobretudo de ônibus.
Prédios da Avenida Tiradentes
A Avenida Tiradentes liga a Zona Norte ao centro da capital paulista. Nesta ligação, existem prédios, painéis e muros ao longo de toda a extensão da via.
Um deles é o Mural da Luz, feito em 2011 pelo artista Daniel Melim. A arte é um marco, pois foi um dos primeiros grafites depois que a Lei Cidade Limpa trouxe restrições para publicidade nos espaços públicos da cidade.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários