Mobilidade para quê?

Aula aberta da parceria entre 99 e CLP reúne especialistas em mobilidade

Iniciativa conjunta irá realizar mais dois eventos abertos a participação do público, em 6/12 e 14/02, sempre das 19h às 21h e com transmissão pelo Youtube

2 minutos, 36 segundos de leitura

10/11/2021

aula com especialistas sobre mobilidade
Foto: Divulgação CLP e 99

A primeira aula aberta do curso Liderança & Transformação (L&T), uma parceria entre a 99, empresa de mobilidade urbana, e o Centro de Liderança Pública (CLP), firmada com foco na formação de servidores públicos de diversas cidades do Brasil foi realizada na segunda-feira, dia 8/11, das 19h às 21h. Com transmissão pelo Youtube, o encontro teve como tema ‘Mobilidade e liderança: enfrentando os problemas urgentes do Brasil’ e contou com a presença de diversos especialistas do segmento.

Tadeu Barros, diretor presidente do CLP, abriu o evento dando as boas-vindas a todos e comentou sobre o conceito de inovação aplicado na resolução de problemas sociais. “Estamos rodeados de pessoas que acreditam em uma agenda positiva para o Brasil, assim como nós do CLP. E em mobilidade temos um enorme campo para atuar, em prol da melhoria dos serviços oferecidos à população”, disse o diretor presidente.

Daniel Annenberg, vereador na Câmara Municipal de São Paulo e convidado da aula aberta, falou sobre a atuação do poder público e as inspirações para a construção de cidades mais inteligentes e humanas. “Acreditamos na cooperação em diferentes modais de viagem, nos investimentos em transporte público, transportes sustentáveis, na abertura de dados, na ampliação da rede de ciclovias ativas e no compartilhamento de veículos e bicicletas. Esses são os pontos fundamentais para uma boa mobilidade em todo o Brasil” disse Annenberg.

De acordo com ele, atualmente existe tecnologia para quase tudo, mas a questão não é essa. “O desafio é mudar a cultura e a cabeça das pessoas para usar os recursos tecnológicos como um meio a fim de melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Annenberg.

Papel da iniciativa privada

Diogo Souto Maior, diretor de Políticas Públicas da 99, falou sobre a visão da empresa nesse campo, exemplificando alguns pilares de atuação da companhia e pontuando as dificuldades em mobilidade urbana. “Temos embates e desafios, mas agenda positiva é fundamental para avançarmos. Hoje não existe mais um setor que irá resolver, sozinho, as questões complexas da nossa sociedade. A ideia, então, é trabalhar em parcerias para beneficiar todo o ecossistema”, disse. 

Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco, falou sobre o papel da iniciativa privada e contou a experiência da companhia com cases como Bike Itaú, que completa 10 anos, e outras em inovação com foco em mobilidade. “Esses projetos todos nos trouxeram muita consciência do que é trabalhar em mobilidade junto ao poder público. E essa é uma reflexão que deve continuar, para que a gente possa continuar ajudando a mudar algumas realidades”, declarou.

A parceria contempla mais duas aulas abertas, também chamadas de eventos satélites, que serão realizadas nos dias 6/12 e 14/02. Elas terão como tema, respectivamente, ‘Acesso e Inclusão de Dados em Políticas Públicas’ e ‘Inovação, Mobilidade Urbana e Desafios’, e acontecem sempre das 19h às 21h e com transmissão no Youtube.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login