Complexo Santa Teresinha: Avenida dos Estados é interditada para obras nesta semana
Trecho no sentido São Paulo será bloqueado para nova etapa de içamento de vigas do Complexo Santa Teresinha

A partir da noite desta segunda-feira (17) até a madrugada de 21 de fevereiro, das 22h às 6h, a Prefeitura de Santo André interditará um trecho da Avenida dos Estados, no sentido São Paulo. A interdição será necessária para o içamento de vigas da construção do novo viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha.
Durante as obras, a Rua Rio Grande do Norte será a melhor alternativa para os motoristas. Para facilitar a circulação, faixas informativas estarão dispostas nos arredores, orientando os condutores sobre os desvios.
Leia também: Linha 20-Rosa: governo de SP assina contrato para levar metrô até São Bernardo e Santo André
O que é o Complexo Santa Teresinha?
O Complexo Santa Teresinha é uma das maiores obras de mobilidade urbana de Santo André. Seu objetivo é eliminar os cruzamentos da Avenida dos Estados, permitindo acesso direto pelo Viaduto Presidente Castello Branco e atravessando o Rio Tamanduateí.
A nova infraestrutura viária fica próxima à estação de trem Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Terminal Rodoviário.
A Avenida dos Estados é vital para a conexão entre Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. Diariamente, 150 mil veículos circulam pelo trecho na região andreense. Com as novas vias, espera-se reduzir os cruzamentos ao nível, melhorando o fluxo nos dois sentidos do Viaduto Castello Branco, que liga os distritos de Campestre e Santa Teresinha.
O pacote de intervenções também inclui passagens acessíveis para pedestres e ciclistas, além da criação do Parque Urbano Santa Teresinha. Para viabilizar as obras, a Prefeitura investiu R$ 146 milhões, sendo metade dos recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O primeiro viaduto do complexo, no sentido Mauá, foi entregue antecipadamente em dezembro de 2024. A estrutura possui 719,02 metros, duas vias, 64 vigas e 32 pilares de sustentação.
Complexo Santa Terezinha terá um novo parque
Como parte das obras que visam diminuir a emissão de CO² gerada pelos veículos, o Parque Urbano Santa Teresinha é a grande aposta da Prefeitura para equilibrar infraestrutura e meio ambiente, garantindo mais qualidade de vida à população.
Previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2025, o novo parque estará localizado na mesma área dos viadutos, conectando-se à Praça Samuel de Castro Neves, na região de Santa Teresinha.
Após a entrega dos viadutos, serão instalados equipamentos de lazer, parquinho infantil, academia ao ar livre, quadra society e poliesportiva, ciclovias e espaço pet. Além disso, um novo paisagismo sustentável trará o embelezamento do espaço de lazer aos usuários.
Leia também: Serviço 710 da CPTM: Saiba como será a ligação por trem entre a Grande SP e Jundiaí
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários