Bilhete do Idoso: saiba como conseguir a primeira via
Idosos acima de 60 anos têm direito à gratuidade nos ônibus da capital paulista, além do transporte sobre trilhos; saiba como conseguir o benefício

Bilhete do Idoso. Todo mundo sabe que idosos a partir dos 60 anos, desde fevereiro de 2023, voltaram a ter o direito à gratuidade nos ônibus da capital paulista e no sistema de trilhos, como o Metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade.
No entanto, muitas dúvidas surgem: posso utilizar o bilhete que já tenho ou preciso trocar para o Especial? Recebo Vale Transporte, mas quero utilizar a gratuidade. Vou receber desconto no salário?
Para não esclarecer essas e outras dúvidas, o Mobilidade Estadão preparou um miniguia com orientações sobre como você pode habilitar a gratuidade, quais locais deve procurar, quais documentos são necessários para solicitar o Bilhete Especial do Idoso e o que fazer em caso de perda, roubo ou extravio.
Leia também: Bilhete Único: quanto custa a segunda via do cartão e como emitir
Como habilitar a gratuidade do Bilhete do Idoso?
Existem duas formas para embarcar nos ônibus urbanos gratuitamente. A primeira forma, e mais comum, é apresentar ao motorista ou cobrador o documento com foto para desembarcar pela porta da frente.
Entretanto, existe a outra forma: você também pode utilizar seu Bilhete Único Personalizado Comum (o que vem com os dados impressos como nome, CPF e o número do cartão), dispensando assim a necessidade de emitir um novo cartão.
Caso não tenha um Bilhete Único, faça o cadastro no site da SPTrans, preencha os campos solicitados e siga o passo a passo. Ao completar todos os procedimentos, compareça nos postos de atendimento da SPTrans para obter a primeira via, que também é gratuita.
O benefício é concedido de forma automática em até 72 horas após completar 60 anos. Para isso, encontre um equipamento de recarga e aproxime o seu bilhete para carregar os créditos para os ônibus. No caso do uso no metrô e trem, faça o mesmo processo.
Como fazer a troca do VT para o Bilhete do Idoso?
No caso das pessoas que recebem o Vale Transporte e desejam mudar para a gratuidade, procure o RH da empresa onde trabalha e solicite o cancelamento, já que receberá o benefício gratuitatamente.
O que faço se eu perder o Bilhete do Idoso?
Se você perdeu o bilhete, foi roubado(a), ele foi extraviado ou apresenta algum defeito, precisa fazer o cancelamento do cartão ligando para o número 156, que é o Portal 156, da Prefeitura de São Paulo, para quem mora na capital paulista.
Se você estiver falando de outro município, contate a CPTM nos números: 0800-055-0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h), ou 0800-011-0156 (Atendimento 24 h).
Ou, então, faça o cancelamento no site da SPTrans. Nos três casos deve-se apresentar o RG válido. Depois de cancelar, compareça a um Posto de Atendimento da SPTrans para solicitar uma segunda via.
O usuário do Bilhete Único Comum Personalizado está isento da taxa de R$ 35 (valor equivalente a sete tarifas vigentes). A mesma isenção é válida quando ocorre defeito de fabricação do cartão; para o Bilhete Especial, a segunda via será entregue no endereço cadastrado via Correios.
Como solicitar o Bilhete Especial?
Se você fez 65 anos, e ainda usa o bilhete comum, terá que fazer a troca para o Bilhete Especial. Para adquiri-lo, tenha em mãos os seguintes documentos:

- RG (frente e verso)
- CPF
- Comprovante de residência recente (validade de três meses)
- Foto legível e atualizada
- Faça a solicitação pelo site de atendimento: sptrans.com.br/atendimento ou compareça pessoalmente nos postos localizados nas Subprefeituras, nas unidades do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.
Após levar seus documentos nos postos ou pelo site, você receberá seu bilhete especial no endereço cadastrado. Confira abaixo os endereços dos postos para solicitar o Bilhete Especial:
Posto Central
- Obs.: No Posto Central, não precisa de agendamento
- Endereço: Rua Boa Vista 274 – Mezanino – Centro
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Confira neste link outros serviços oferecidos no local
Subprefeitura Sapopemba
- Endereço: Avenida Sapopemba, 9.064
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Unidades do Descomplica SP
Nos postos dos Descomplica SP, a solicitação do Bilhete Especial necessita de agendamento prévio. Confira:
Cidade Ademar
- Endereço: Av. Yervant Kissajikian, 416 – Vila Constança
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Freguesia do Ó/Brasilândia
- Endereço: Avenida João Marcelino Branco, 95 – Freguesia do Ó
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Itaim Paulista
- Endereço: Av. Marechal Tito, 3012
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Lapa
- Endereço: Rua Guaicurus, 1000 – Lapa
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Perus
- Endereço: Rua Ylídio Figueiredo, 285 – Perus
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Aricanduva/Formosa/Carrão
- Endereço: Avenida Aricanduva, 5.777 – Aricanduva, São Paulo – SP, CEP: 03527-000
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Butantã
- Endereço: Rua Dr Ulpiano da Costa Manso, 201
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Campo Limpo
- Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 7143, 1º andar – Vila Andrade, São Paulo – SP, 05724-005
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Capela do Socorro
- Endereço: Rua Cassiano dos Santos, 499
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Casa Verde/Cachoeirinha
- Endereço: Avenida Ordem e Progresso, 1001 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Cidade Tiradentes
- Endereço: Estrada do Iguatemi, 7001 – Dentro do Supermercado Negreiros
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Ermelino Matarazzo
- Endereço: Rua Boturussu, 1180 – Parque Boturussu, São Paulo – SP
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Guaianases
- Endereço: Rua Copenhague, 92 – Guaianases, São Paulo – SP, CEP: 08441-480
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Ipiranga
- Endereço: Rua Breno Ferraz do Amaral, 425 – Ipiranga
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Itaquera
- Endereço: Avenida Itaquera, 6735 – Cidade Líder, São Paulo – SP
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Jabaquara
- Endereço: Av. Engº. Armando A. Pereira, 2.314
- Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Acesse aqui para fazer o agendamento
Para saber a lista completa de todos os postos de atendimento, acesse o site da SPTrans.
Leia também: Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos
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