Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos

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Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos

Por: Luis Antonio Souza . Há 2 dias
Mobilidade para quê?

Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos

Confira quais aplicativos podem ser usados para carregar o bilhete e o que fazer se houver alguma falha

6 minutos, 59 segundos de leitura

11/02/2025

Pessoa encosta o Bilhete Único no validador dentro do ônibus
Segundo a SPTrans, há 9,2 milhões de cartões ativos do Bilhete único em São Paulo. Foto: Tiago Queiroz/Estaão

Há 20 anos, o Bilhete Único, cartão utilizado para pagar a tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, facilitou a vida de quem precisa se deslocar de ônibus pela capital paulista, já que não é mais necessário ter dinheiro no bolso para pagar a tarifa. Basta ter créditos suficientes no cartão. Dois anos depois, em 2006, veio a integração do Bilhete Único com o metrô e trens e urbanos, o que ampliou a oferta de modas de transporte da cidade e da região metropolitana.

Atualmente com 9,2 milhões de cartões ativos, segundo a SPTrans, fica claro que a facilidade de uso e conveniência são essenciais para quem utiliza o transporte público diariamente. E, com a chegada de novas tecnologias nos últimos anos, recarregar o Bilhete Único ficou ainda mais fácil e rápido.

Ainda segundo a empresa, há 37 postos autorizados em São Paulo, além de máquinas de autoatendimento encontradas em várias estações de metrô e terminais de ônibus. Para carregar os bilhetes também é possível usar aplicativos de celular que permitem recargas rápidas e seguras, sem precisar sair de casa.

Por isso, o Mobilidade Estadão preparou este miniguia que mostra como consultar o saldo e recarregar novos créditos com a facilidade que estes recursos oferecem. Também há orientações sobre o que fazer quando ocorre algum problema na hora de validar os créditos.

Leia também: Perdi o Bilhete Único: o que fazer?

Como recarregar o Bilhete Único pelo celular?

Para comprar os créditos com agilidade e segurança há 15 aplicativos de empresas parceiras da SPTrans, além de dois bancos que oferecem o serviço aos correntistas.

Após a compra, normalmente, os créditos “caem” na hora ou, em alguns casos, pode demorar até 24 horas se o pagamento for feito por meio de cartões de débito, de crédito ou pix. No caso de pagamento por boleto bancário o prazo é de três dias úteis.

Confira, a seguir, em quais aplicativos é possível comprar os créditos do Bilhete Único.

Rede Ponto Certo

O Rede Ponto Certo é o único aplicativo que consulta o saldo por tecnologia NFC (abreviação para Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre). É a mesma tecnologia instalada em aplicativos de carteiras digitais, como Apple Pay (para Iphones) e Carteira do Google (para sistema Android).

Para utilizar esse sistema é necessário que o usuário tenha um cartão de débito ou crédito. A seguir, basta inserir os dados do cartão na carteira digital de sua preferência. E, depois, encostar o celular nas “maquininhas” para finalizar a operação, sem precisar usar o cartão físico.

Como saber se meu celular tem suporte ao NFC?

Para saber se tem se seu celular tem suporte ao NFC no Android, acesse o item “Configurações”. Depois vá para o menu “Conexões”, depois em “NFC e Pagamentos Sem Contato”, ou frase similar.

Se for pelo Iphone, a tecnologia vem ativada de fábrica desde o IPhone 6. Para ativá-la, vá em “Central de Controles” Para as versões acima do IPhone X, a opção é habilitada automaticamente.

Outra forma de verificar se seu aparelho possui NFC é pelo manual do celular ou pelo site do fabricante, na parte de Especificações.

Para consultar o meu saldo no meu Bilhete Único:

  1. Encoste seu Bilhete Único na área onde está o NFC ou clique em “Consultar Saldo Bilhete Único”;
  2. Aguarde a mensagem: “Aguarde enquanto fazemos a leitura”, e por fim, “Retire o Cartão”;
  3. Aparecerá uma lista com os saldos de cada modalidade cadastrada: Passe Comum, Vale Transporte e Estudante.

Para cadastrar um bilhete no app Rede Ponto Certo siga este passo a passo:

  1. Clique em “Adicionar Bilhete”;
  2. Visualize e escolha o modelo do bilhete e digite o número que está na frente do cartão;
  3. Crie um apelido para identificar seu bilhete, por exemplo, Meu Bilhete e clique em “Continuar”.
  4. Espere aparecer a mensagem: “Cartão Bilhete Único cadastrado com sucesso”

Como faço para comprar uma recarga pelo app Rede Ponto Certo?

  1. Clique em “Ativar” sua localização;
  2. Escolha o valor da recarga entre R$ 13, como recarga mínima, e R$ 393 como máxima. Será cobrada uma taxa de serviço;
  3. Escolha uma das três opções de pagamento: crédito, PIX ou boleto bancário (neste último, o prazo é de até 3 dias úteis);
  4. Escolha a modalidade de recarga: Comum, Mensal e Diário;
  5. Toque em Fazer Recarga e espere a validação da compra.

PicPay

No PicPay, você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua carteira ou o cartão de crédito do PicPay. Confira o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo PicPay;
  2. Toque na opção “Cartão de Transporte”;
  3. Selecione o cartão desejado;
  4. Selecione o tipo e valor da recarga;
  5. Escolha a forma de pagamento (cartão de crédito ou pelo saldo PicPay);
  6. Depois de debitar de seu saldo PicPay ou cartão de crédito, valide seu cartão de transporte em uma máquina de recarga.

Banco Inter

Para quem usa o aplicativo do Banco Inter, também você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua conta. Confira o passo a passo:

  1. Pesquise por “Recarga” dentro do aplicativo, depois na aba “Outras Recargas”
  2. Clique em “Outras cidades” e selecione sua cidade;
  3. Escreva o número do seu cartão de transporte e clique em “Continuar”;
  4. Escolha o tipo de recarga disponível: Avulso, Diário e Mensal;
  5. Escolha o valor da recarga entre R$ 13, como recarga mínima, e R$ 393 como máxima. Não será cobrado taxa;
  6. Confira todas as informações sobre a recarga do seu bilhete e escolha por “Débito Inter”;
  7. Depois de debitar de sua conta Inter, valide seu cartão em uma máquina de recarga.

O que fazer se eu não conseguir carregar?

Às vezes, após o processo de compra, podem ocorrer alguns erros como debitar o valor escolhido e não cair o crédito ou ir até um carregador em um ônibus e não transferir os créditos para o cartão de transporte.

Se ocorrer alguma situação, por exemplo, do valor ser debitado mas não foi transferido para o cartão de transporte ou algo similar, a alternativa é procurar o atendimento on-line ou por telefone destes aplicativos para checar se houve algum erro sistêmico. Localize por “Fale conosco” ou “Atendimento”.

Agora, se você comprou seus créditos do Bilhete Único pelos aplicativos e não conseguir carregar nos ônibus que possuem os carregadores de cor vermelha, a SPTrans afirma que os muitas vezes, os veículos passam por áreas onde pode haver uma zona de sombra.

Nos ônibus, existem alguns carregadores vermelhos com esta identificação. Se houver alguma falha com o bilhete após a recarga, o motorista orienta o passageiro a descer pela porta dianteira do veículo. Ilustração: SPTrans

Com isso, o sinal de conexão diminui e afeta a recarga momentaneamente, voltando a funcionar em locais com conectividade maior. Pode acontecer também alguma falha nas próprias máquinas de recarga em algum terminal de ônibus ou estação de metrô.

Sendo assim, a melhor forma para resolver o problema é dirigir-se a um dos postos de atendimentos da SPTrans espalhados por vários bairros da cidade de São Paulo e apresentar um documento com foto para verificar a falha. Os postos funcionam 06h às 22h. Confira:

  • Terminal Água Espraiada;
  • Terminal A.E. Carvalho;
  • Terminal Aricanduva;
  • Terminal Bandeira;
  • Terminal Campo Limpo;
  • Terminal Capelinha;
  • Terminal Cidade Tiradentes;
  • Terminal Grajaú;
  • Terminal Guarapiranga;
  • Terminal Lapa;
  • Terminal Pinheiros;
  • Terminal Pirituba;
  • Terminal Parque Dom Pedro;
  • Terminal Sacomã;
  • Terminal Santo Amaro;
  • Terminal São Miguel;
  • Terminal Sapopemba;
  • Terminal V. Carrão;
  • Terminal V. Nova Cachoeirinha;
  • Terminal V. Prudente;
  • Terminal Varginha.

Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você é de outra região, ligue para a CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h) ou pelo número 0800 011 0156 (Atendimento 24h).

Com informações do Banco Inter e PicPay.

Leia também: Bilhete do Estudante 2025: saiba como fazer o seu ou revalidar o anterior

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