Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos
Confira quais aplicativos podem ser usados para carregar o bilhete e o que fazer se houver alguma falha
Há 20 anos, o Bilhete Único, cartão utilizado para pagar a tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, facilitou a vida de quem precisa se deslocar de ônibus pela capital paulista, já que não é mais necessário ter dinheiro no bolso para pagar a tarifa. Basta ter créditos suficientes no cartão. Dois anos depois, em 2006, veio a integração do Bilhete Único com o metrô e trens e urbanos, o que ampliou a oferta de modas de transporte da cidade e da região metropolitana.
Atualmente com 9,2 milhões de cartões ativos, segundo a SPTrans, fica claro que a facilidade de uso e conveniência são essenciais para quem utiliza o transporte público diariamente. E, com a chegada de novas tecnologias nos últimos anos, recarregar o Bilhete Único ficou ainda mais fácil e rápido.
Ainda segundo a empresa, há 37 postos autorizados em São Paulo, além de máquinas de autoatendimento encontradas em várias estações de metrô e terminais de ônibus. Para carregar os bilhetes também é possível usar aplicativos de celular que permitem recargas rápidas e seguras, sem precisar sair de casa.
Por isso, o Mobilidade Estadão preparou este miniguia que mostra como consultar o saldo e recarregar novos créditos com a facilidade que estes recursos oferecem. Também há orientações sobre o que fazer quando ocorre algum problema na hora de validar os créditos.
Leia também: Perdi o Bilhete Único: o que fazer?
Como recarregar o Bilhete Único pelo celular?
Para comprar os créditos com agilidade e segurança há 15 aplicativos de empresas parceiras da SPTrans, além de dois bancos que oferecem o serviço aos correntistas.
Após a compra, normalmente, os créditos “caem” na hora ou, em alguns casos, pode demorar até 24 horas se o pagamento for feito por meio de cartões de débito, de crédito ou pix. No caso de pagamento por boleto bancário o prazo é de três dias úteis.
Confira, a seguir, em quais aplicativos é possível comprar os créditos do Bilhete Único.
Rede Ponto Certo
O Rede Ponto Certo é o único aplicativo que consulta o saldo por tecnologia NFC (abreviação para Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre). É a mesma tecnologia instalada em aplicativos de carteiras digitais, como Apple Pay (para Iphones) e Carteira do Google (para sistema Android).
Para utilizar esse sistema é necessário que o usuário tenha um cartão de débito ou crédito. A seguir, basta inserir os dados do cartão na carteira digital de sua preferência. E, depois, encostar o celular nas “maquininhas” para finalizar a operação, sem precisar usar o cartão físico.
Como saber se meu celular tem suporte ao NFC?
Para saber se tem se seu celular tem suporte ao NFC no Android, acesse o item “Configurações”. Depois vá para o menu “Conexões”, depois em “NFC e Pagamentos Sem Contato”, ou frase similar.
Se for pelo Iphone, a tecnologia vem ativada de fábrica desde o IPhone 6. Para ativá-la, vá em “Central de Controles” Para as versões acima do IPhone X, a opção é habilitada automaticamente.
Outra forma de verificar se seu aparelho possui NFC é pelo manual do celular ou pelo site do fabricante, na parte de Especificações.
Para consultar o meu saldo no meu Bilhete Único:
- Encoste seu Bilhete Único na área onde está o NFC ou clique em “Consultar Saldo Bilhete Único”;
- Aguarde a mensagem: “Aguarde enquanto fazemos a leitura”, e por fim, “Retire o Cartão”;
- Aparecerá uma lista com os saldos de cada modalidade cadastrada: Passe Comum, Vale Transporte e Estudante.
Para cadastrar um bilhete no app Rede Ponto Certo siga este passo a passo:
- Clique em “Adicionar Bilhete”;
- Visualize e escolha o modelo do bilhete e digite o número que está na frente do cartão;
- Crie um apelido para identificar seu bilhete, por exemplo, Meu Bilhete e clique em “Continuar”.
- Espere aparecer a mensagem: “Cartão Bilhete Único cadastrado com sucesso”
Como faço para comprar uma recarga pelo app Rede Ponto Certo?
- Clique em “Ativar” sua localização;
- Escolha o valor da recarga entre R$ 13, como recarga mínima, e R$ 393 como máxima. Será cobrada uma taxa de serviço;
- Escolha uma das três opções de pagamento: crédito, PIX ou boleto bancário (neste último, o prazo é de até 3 dias úteis);
- Escolha a modalidade de recarga: Comum, Mensal e Diário;
- Toque em Fazer Recarga e espere a validação da compra.
PicPay
No PicPay, você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua carteira ou o cartão de crédito do PicPay. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo PicPay;
- Toque na opção “Cartão de Transporte”;
- Selecione o cartão desejado;
- Selecione o tipo e valor da recarga;
- Escolha a forma de pagamento (cartão de crédito ou pelo saldo PicPay);
- Depois de debitar de seu saldo PicPay ou cartão de crédito, valide seu cartão de transporte em uma máquina de recarga.
Banco Inter
Para quem usa o aplicativo do Banco Inter, também você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua conta. Confira o passo a passo:
- Pesquise por “Recarga” dentro do aplicativo, depois na aba “Outras Recargas”
- Clique em “Outras cidades” e selecione sua cidade;
- Escreva o número do seu cartão de transporte e clique em “Continuar”;
- Escolha o tipo de recarga disponível: Avulso, Diário e Mensal;
- Escolha o valor da recarga entre R$ 13, como recarga mínima, e R$ 393 como máxima. Não será cobrado taxa;
- Confira todas as informações sobre a recarga do seu bilhete e escolha por “Débito Inter”;
- Depois de debitar de sua conta Inter, valide seu cartão em uma máquina de recarga.
O que fazer se eu não conseguir carregar?
Às vezes, após o processo de compra, podem ocorrer alguns erros como debitar o valor escolhido e não cair o crédito ou ir até um carregador em um ônibus e não transferir os créditos para o cartão de transporte.
Se ocorrer alguma situação, por exemplo, do valor ser debitado mas não foi transferido para o cartão de transporte ou algo similar, a alternativa é procurar o atendimento on-line ou por telefone destes aplicativos para checar se houve algum erro sistêmico. Localize por “Fale conosco” ou “Atendimento”.
Agora, se você comprou seus créditos do Bilhete Único pelos aplicativos e não conseguir carregar nos ônibus que possuem os carregadores de cor vermelha, a SPTrans afirma que os muitas vezes, os veículos passam por áreas onde pode haver uma zona de sombra.
Com isso, o sinal de conexão diminui e afeta a recarga momentaneamente, voltando a funcionar em locais com conectividade maior. Pode acontecer também alguma falha nas próprias máquinas de recarga em algum terminal de ônibus ou estação de metrô.
Sendo assim, a melhor forma para resolver o problema é dirigir-se a um dos postos de atendimentos da SPTrans espalhados por vários bairros da cidade de São Paulo e apresentar um documento com foto para verificar a falha. Os postos funcionam 06h às 22h. Confira:
- Terminal Água Espraiada;
- Terminal A.E. Carvalho;
- Terminal Aricanduva;
- Terminal Bandeira;
- Terminal Campo Limpo;
- Terminal Capelinha;
- Terminal Cidade Tiradentes;
- Terminal Grajaú;
- Terminal Guarapiranga;
- Terminal Lapa;
- Terminal Pinheiros;
- Terminal Pirituba;
- Terminal Parque Dom Pedro;
- Terminal Sacomã;
- Terminal Santo Amaro;
- Terminal São Miguel;
- Terminal Sapopemba;
- Terminal V. Carrão;
- Terminal V. Nova Cachoeirinha;
- Terminal V. Prudente;
- Terminal Varginha.
Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você é de outra região, ligue para a CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h) ou pelo número 0800 011 0156 (Atendimento 24h).
Com informações do Banco Inter e PicPay.
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