BMW traz R18 ao Brasil para brigar com a Harley
Moto da marca alemã tem motor de dois cilindros e 1.800 cc e estilo cruiser; preços e versões ainda não foram definidos, mas R18 chega ainda neste ano
A BMW confirmou a vinda da R18 para o Brasil. Com o clássico estilo cruiser, motor de dois cilindros opostos e 1.800 cc, a R 18 é a aposta da marca alemã para brigar com a norte-americana Harley-Davidson. O novo modelo deve desembarcar no mercado brasileiro ainda neste ano, mas a BMW ainda não revelou mais informações sobre versões, preços e equipamentos de série.
Apresentada no exterior em 2020, a R18 segue o estilo cruiser, também chamado de custom no Brasil, que faz sucesso nos Estados Unidos. Com silhueta longa e baixa, como as motos americanas, a R18 usa rodas raiadas e traz linhas clássicas. No exterior, o modelo é vendido em quatro versões: R 18, R18 Classic, R 18 Bagger e a R 18 Transcontinental. A BMW ainda não revelou quais versões devem vir ao País.
R18 tem o maior boxer da BMW
Além de suas linhas clássicas, o principal atrativo do modelo é seu motor boxer, ou seja, de dois cilindros opostos, com arrefecimento a ar e 1.802 cm³ de capacidade – o maior boxer já fabricado pela BMW.
Apesar de produzir bons 91 cv de potência máxima a 4.750 rpm, o grande destaque do motor é mesmo o torque de 15,3 kgf.m já a partir de 2.000 giros. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é feita por eixo-cardã, como na maioria das motos BMW.
Embora seja inspirada nas clássicas cruiser norte-americanas, a BMW R18 traz tecnologia de ponta. Além de três modos de pilotagem, conta com controle de tração e controle dinâmico do freio motor.
As suspensões usam garfo telescópico convencional cobertos por uma “carenagem”, na dianteira; e um monoamortecedor traseiro, com ajuste na pré-carga da mola, na traseira. O sistema de freios conta disco duplo, na frente, e simples, atrás, com sistema ABS de série.
Segundo a BMW, a R 18 é uma cruiser moderna com um toque de nostalgia. A mistura entre o clássico e o moderno aparece também no farol redondo, mas com iluminação de LED. O painel também tem um mostrador circular, como as antigas motos, e uma pequena tela de LCD com diversas informações.
Mercado
Apesar de a BMW não ter revelado o preço e nem as versões da R18 que virão ao Brasil, podemos esperar valores próximos ou até mesmo com três dígitos, como nas motos atuais da Harley-Davidson.
Nos Estados Unidos, principal mercado da linha R18 da BMW, a versão Classic, que tem malas laterais de couro e para-brisa, é vendida por US$ 19 mil (cerca de R$ 101 mil). O modelo é concorrente direto da Harley Softail Heritage Classic, comercializada por US$ 20.800 (R$ 110 mil).
Caso adote a mesma estratégia de oferecer os modelos da linha R18 no Brasil, com preços inferiores aos modelos da Harley-Davidson, a BMW poderá causar ainda mais problemas para a marca norte-americana. Com o aumento do dólar, os preços das motos Harley subiram muito, enquanto as vendas despencaram no País. Em 2021, a marca emplacou apenas 2.339 unidades. Como comparação, em 2018, as vendas da Harley totalizaram mais que o dobro: 5.294 motos emplacadas.
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