BYD apresenta projeto de monotrilho Skyshuttle para Jundiaí (SP)
Sistema da fabricante chinesa faria integração entre dois terminais de trem da cidade do interior de SP

A fabricante chinesa BYD e a Prefeitura de Jundiaí estão discutindo criar uma linha de monotrilho com tecnologia de última geração na cidade do interior paulista, ligando o Terminal Vila Arens de ônibus a uma nova estação, no bairro Jardim Novo Horizonte. O projeto apresentado usa o sistema Skyshuttle, totalmente elétrico, que opera em cidades chinesas desde 2021.
Seriam 13 quilômetros de trilhos que poderiam ser vencidos em 25 minutos, com 11 estações e velocidade de 35 km/h. Além disso, o sistema teria capacidade de transportar 280 passageiros. Segundo a BYD, as baterias têm autonomia de até 200 km e recarga por indução.
Leia também: Linha 17-Ouro: após seguidos atrasos, monotrilho, enfim, entra na reta final de obras
BYD Skyshuttle em Jundiaí
A reunião entre representantes da empresa e do município ocorreu no último domingo, 27, com apresentação de estudos preliminares. A prefeitura sinalizou que há interesse em criar a nova linha e a BYD se comprometeu, nesse sentido, a apresentar estudos mais aprofundados, com previsão dos custos.
“Estamos sempre atentos às inovações que possam melhorar a vida da população. Um sistema como o SkyShuttle pode significar um salto importante para a mobilidade de Jundiaí, com mais conforto, segurança e sustentabilidade”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli (DEM).
O vice-prefeito Ricardo Benassi também destacou o alinhamento da proposta com os objetivos da gestão. “É uma alternativa viável e inteligente. A cidade tem avançado em muitas frentes e um projeto desse porte representa um grande avanço tecnológico para cidade
O sistema BYD SkyShuttle é fruto de 7 anos de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Assim, teve sua primeira operação comercial em 2022 na cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangdong. A BYD já atua no Brasil com a Linha 17 do Metrô de São Paulo e com o VLT de Salvador, ambos ainda em fase de obras.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários