Caminhoneiros têm prioridade na vacinação contra a gripe
Os caminhoneiros terão prioridade na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que começa na quinta-feira, dia 16, em todo o Brasil
1 minuto, 56 segundos de leitura
05/05/2020
Por: Tião Oliveira
Caminhoneiros terão prioridade na campanha de vacinação contra a gripe. A informação é do Ministério da Saúde, que anunciou novos grupos considerados como prioritários para imunização. A segunda fase da campanha de vacinação começa na quinta-feira, 16 de abril.
A vacina é gratuita. É importante que a pessoa leve a caderneta para que seja feita anotação que comprova a imunização. Confira aqui as respostas às perguntas mais comuns sobre a vacinação.
Motoristas de veículos de transporte coletivo, como vans, ônibus e micro-ônibus, também passaram a fazer parte do grupo prioritário. Outra categoria incluída na campanha é de trabalhadores do setor portuário.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina não age contra a covid-19. Composta por vírus inativado, protege contra os três tipos de gripe mais comuns registradas no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Caminhoneiros entram na segunda fase da vacina
A inclusão dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários entre os grupos prioritários, demandou uma logística, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Postos de saúde de todo o País vão atender a categoria. Freitas diz que haverá 130 pontos de atendimento dedicados aos caminhoneiros. Locais que funcionam para entrega de produtos de higiene e alimentação serão utilizados para oferecer vacinas.
O Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 1 bilhão para comprar 75 milhões de doses da vacina. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março, para facilitar o diagnóstico do novo coronavírus. A doença, conhecida como covid-19, tem sintomas semelhantes aos da gripe.
Cronograma da vacina
A primeira fase da campanha de vacinação focou pessoas com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A ação teve início no dia 23 de março.
Na terceira etapa a prioridade serão professores, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e mães no pós-parto. População indígena, pessoas com 55 anos ou mais, além de portadores de deficiência também estão incluídos. Nesse caso o início da vacinação será no dia 9 de maio.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários