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Como é a mobilidade urbana em Zurique?

Por: . 03/08/2020

Conteúdo original Summit Mobilidade 2020

Mobilidade para quê?

Como é a mobilidade urbana em Zurique?

Cidade mais populosa da Suíça transformou sua mobilidade urbana com restrição inteligente do uso de automóveis

3 minutos, 27 segundos de leitura

03/08/2020

A cidade mais populosa da Suíça, Zurique, está se tornando um exemplo internacional de mobilidade urbana. Os deslocamentos foram planejados para serem eficazes, sem prejudicarem as pessoas e o meio ambiente. E uma série de medidas vêm sendo tomadas para tornar o espaço urbano mais caminhável, permitindo maior qualidade de vida para os cidadãos.

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Desde meados da década de 1970, Zurique se compromete com uma política de transporte direcionada para as pessoas, dando prioridade para pedestres nas ruas e nos cruzamentos. A participação do transporte coletivo e de opções não motorizadas na cidade é alta para os padrões internacionais, refletindo o apoio político e social às medidas de mobilidade urbana.

Apenas 26% dos deslocamentos são realizados por veículos motorizados, como carros e motocicletas. Os trajetos por transporte coletivo representam 32% do total das viagens cotidianas, enquanto 42% são feitos por pessoas a pé e bikes. Esses números são resultado de uma estratégia coordenada e de longo prazo.

Compromisso histórico

Como é a mobilidade urbana em Zurique?
Proibição de novos estacionamentos e controle de tráfego tornam Zurique livre de engarrafamentos. (Fonte: Emilija Miljkovic / Shutterstock)

Em 1996, Zurique adotou uma medida fundamental para restringir o uso de veículos em sua zona urbana. A cidade suíça proibiu a construção de novas vagas de estacionamento para carros em um decreto que ficou conhecido como “compromisso histórico”.

Desde então, não é possível construir áreas de estacionamentos, exceto se os novos locais estiverem substituindo outros já existentes. O mesmo decreto estabeleceu que o planejamento do espaço viário deve considerar outros modais, não apenas o automóvel.

Em 2012, os cidadãos rejeitaram uma proposta de lei que permitia a construção de estacionamentos. A cidade foi a primeira no país a adotar a ideia de “espaço pobre em veículos”, o que influenciou outras regiões a usarem medidas semelhantes.

Controle de tráfego

A metrópole suíça também implementou uma estratégia para controlar o número de veículos que circulam nas vias centrais da cidade. O principal objetivo da medida é evitar a ocorrência de engarrafamentos.

Um conjunto de 4,5 mil sensores implantados nas ruas monitora a quantidade de automóveis em circulação. Quando a capacidade máxima na região é alcançada, o tráfego é bloqueado até a diminuição do congestionamento.

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O controle é realizado por semáforos inteligentes que adaptam o tempo de interrupção da entrada de veículos à necessidade do momento. O sistema tem a capacidade de melhorar o trânsito, reduzindo os intervalos médios de espera e proporcionando viagens mais rápidas para vários modais.

Rede de transporte coletivo

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Sistema de transporte público de Zurique é integrado a vários modais e considerado de excelência. (Fonte:Roman Babakin / Shutterstock)

A rede de transporte público de Zurique é considerada pontual, limpa, confortável e com informações precisas, além de oferecer uma boa vista da cidade.

Todas essas características tornam a opção atrativa para deslocamentos urbanos. O sistema é baseado em Trams, semelhantes a veículos leves sobre trilhos (VLTs) integrados com trens intermunicipais, ônibus, trólebus e bondinhos.

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O conjunto multimodal transporta mais de 318 milhões de passageiros por ano em 654 veículos. A rede tem comprimento de 795 quilômetros, com salas de espera em 553 paradas e abrigos em 781 pontos.

Incentivo a pedestres e ciclistas

As autoridades públicas de Zurique implementaram, ainda, programas de incentivo ao uso de bicicleta e aumentaram as áreas para pedestres, com melhoria de espaços públicos e revitalização de zonas urbanas, com destaque para orlas de lagos.

A cidade estabeleceu zonas de restrição com ruas livres de carros e outras com limite de velocidade entre 20 quilômetros por hora e 30 quilômetros por hora, tornando o tráfego amigável e seguro para pedestres e ciclistas.

Fonte: ArchDaily, Mobilize, Swiss Info, The City Fix Brasil, SSATP

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