Como emitir o bilhete de gratuidade de transporte em SP | Mobilidade Estadão

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como emitir o bilhete de gratuidade de transporte em SP

Por: Redação Mobilidade . 11/05/2023
Mobilidade para quê?

Como emitir o bilhete de gratuidade de transporte em SP

Idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência têm direito ao benefício

3 minutos, 0 segundos de leitura

11/05/2023

Por: Redação Mobilidade

idoso metrô
Existem duas opções de cartão de gratuidade de transporte: o Bilhete Único ou o Cartão TOP. Foto: Getty Images

O bilhete de gratuidade de transporte, em São Paulo, pode ser utilizado nos ônibus e nas estações de trem e metrô. Idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência têm direito ao benefício.

Existem duas opções de cartão de gratuidade de transporte: o Bilhete Único ou o Cartão TOP. Enquanto o primeiro é aceito nos ônibus municipais, o segundo é para linhas intermunicipais. Ambos são aceitos nas estações de trem e metrô.

De acordo com o Governo do Estado, o embarque nas estações de trem e metrô é gratuito para pessoas a partir de 60 anos com o Bilhete Único ou o Cartão TOP. Contudo, o embarque com documento só é permitido para quem tiver acima de 65 anos.

Pessoas com deficiência – Como tirar o Bilhete Único e o TOP

Para solicitar o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência, o passageiro deve acessar o site da SPTrans e fazer um cadastro. O benefício é para pessoas com deficiência residentes no município de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista e Jundiaí.

Em primeiro lugar, é preciso consultar a relação de patologias atendidas e os exames e documentos necessários para cada uma. Depois, imprimir e preencher o formulário de solicitação.

O passageiro também deve apresentar o formulário ao médico no dia da consulta, para que ele possa preencher, assinar e carimbar. A validade do relatório médico é de 90 dias.

Já exames e receituários médicos têm prazo de validade, conforme detalhado pela SPTrans. Com os documentos e exames em mãos, basta comparecer a um posto de atendimento da SPTrans ou fazer o pedido pelo site

Por sua vez, o TOP Especial passou a ser emitido no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPES). O atendimento é na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2654, Jabaquara.

O passageiro deve entrar em contato pelos telefones (11) 5021-3838 | 5021-4224 ou 5021-4343 de segunda a sexta das 8h às 17h. Outra opção é pela Ouvidoria 0800 724 0555 de segunda a sexta das 7h às 19h.

Neste caso, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) faz a análise de documentos e concessão do benefício.

Idosos – Como tirar o Bilhete Único e o TOP

Já os idosos com idade entre 60 e 64 anos têm o benefício disponível no Bilhete Único Personalizado (Comum). Segundo a SPTrans, quem já possui o Bilhete Único Personalizado (Comum) não precisa fazer novo cadastro ou emitir um novo cartão. Para se cadastrar, basta acessar o site da SPTrans.

Depois, ao concluir essa etapa, a pessoa deve dirigir-se a um Posto de Atendimento para emissão do cartão. Então, deverá informar o nome completo, CPF e o número do bilhete.

Além disso, quem já possui cartão deve aproximar o bilhete todo início de cada mês em um equipamento de recarga. Em geral, é possível encontrar o dispositivo nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais.

Para emissão de segunda via por perda, roubo e extravio, o passageiro deve cancelar o cartão pelo telefone 156. Em seguida, após 72 horas, deve retirar outro bilhete nos terminais municipais e validar a gratuidade no equipamento. Por sua vez, o Cartão TOP Sênior é para pessoas com 60 anos ou mais. Para solicitar, basta fazer o pedido no atendimento presencial nas lojas Pernambucanas. É preciso levar um comprovante de endereço e um documento com foto. Clique aqui para conhecer os detalhes sobre o TOP.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login