Mobilidade para quê?

Como encontrar pontos de carregador de moto elétrica pelo Brasil

Carregadores estão em locais públicos, eletropostos e estabelecimentos conveniados às fabricantes do veículo

3 minutos, 50 segundos de leitura

25/11/2021

Por: Redação Mobilidade

carregador de moto elétrica
Não basta apenas encontrar o local, também é necessário que o carregador seja compatível com a moto. Foto: Getty Images

As motos elétricas descartam gastos com combustíveis tradicionais (gasolina/etanol) e também com manutenção preventiva. Rodar com esses modelos na cidade fica mais barato e não polui o ar. É um mercado promissor, embora dominado por marcas menores, já que as gigantes das duas rodas ainda não oferecem modelos elétricos no País. E os pontos de carregador de moto elétrica, timidamente, acompanham esse crescimento no Brasil. 

De acordo com um recente estudo divulgado pelo Mercado Livre, o interesse dos brasileiros por motos elétricas alimentadas por baterias cresceu quase 1200%. E esse salto foi de um ano para outro. Mais precisamente, de maio de 2020 para maio de 2021. A pandemia da Covid-19 aumentou a procura por veículos de duas rodas como meio de locomoção ou opção de trabalho. E o interesse pelas variantes elétricas foi uma consequência natural. 

Os veículos costumam sair de fábrica com baterias portáteis que podem ser recarregadas em qualquer tomada entre 5 a 12 horas. Para fazer trajetos curtos, o condutor consegue contar com a autonomia da bateria. O problema é quando precisar fazer recarga rápida em grandes viagens, que ainda são praticamente impossíveis sem o risco de ficar parado em estradas intermunicipais. 

Quem está em grandes cidades, consegue encontrar pontos de carregador de moto elétrica com mais facilidade. São Paulo concentra grande parte deles. Mas não basta apenas encontrar o local, também é necessário que o carregador seja compatível com o veículo, já que não é padronizado. 

A boa notícia é que os próprios fabricantes estão investindo nessa infraestrutura e a tecnologia pode ser usada como aliada para o condutor encontrar com mais rapidez um ponto de recarga. 

Confira onde tem pontos de carregador de moto elétrica pelo Brasil:

Pontos públicos de carregador de motos elétricas 

Já existem pontos de carregador de motos elétricas em shoppings, centros comerciais, hospitais, entre outros locais públicos. Dependendo da localização, esses pontos contam com carregadores para rodovias ou urbanos, diferenciando o tipo de potência e a velocidade do carregamento. 

Pontos privados de carregador de motos elétricas

São os chamados carregadores comerciais ou parking. A grande vantagem é que esses pontos de carregador de motos elétricas são inteligentes e oferecem mais controle ao usuário. Podem ser conectados a dispositivos móveis, por exemplo, para o envio de informações de consumo, ajudando a efetuar o pagamento mais rápido. 

Pontos rápidos de carregador de motos elétricas 

Os eletropostos são locais que disponibilizam carregadores rápidos e potentes capazes de recarregar a bateria em alguns minutos. O problema é que nem todos os veículos são equipados com conversores para aceitar esse tipo de potência e existem poucos desses pontos, porque exigem infraestrutura de alto custo.

Pontos de carregador de motos elétricas de fabricantes

O condutor também pode encontrar carregadores de motos elétricas disponibilizadas pelo próprio fabricante do veículo. Pelo menos, esse é o caso da Voltz, que trouxe ao mercado brasileiro a primeira scooter elétrica, a EV1, em 2019. 

Recentemente, a empresa anunciou parceria com 50 comércios para instalar pontos de carregamento de motos elétricas. A ideia é que os locais (nomeados de  EcoPoint) disponibilizem tomadas de energia elétrica comum para os proprietários fazerem a recarga. Os condutores podem encontrar o estabelecimento mais próximo por meio do aplicativo Minha Voltz.

Como encontrar os pontos de recarga 

Por falar em aplicativos, eles são aliados de condutores de veículos elétricos na busca por pontos de recarga na estrada. Além dos mantidos pelas fabricantes de motos elétricas, existem outros genéricos. Confira alguns disponíveis no Brasil: 

Google Maps 

Na lista de serviços na tela de início do aplicativo, clique em Mais e escolha a opção Carregamento de Veículo em Serviços do menu. Aparecerá os pontos de carga próximos à sua localidade. Também podem conter informações adicionais, como preços, fontes oferecidas, tempo para completar a carga e avaliações de usuários.

PlugShare

A vantagem desse aplicativo é que permite encontrar estações de recarga públicas compatíveis com seu veículo elétrico.

ChargeMap 

Outro aplicativo que pode ser usado para encontrar pontos de carregamento de motos elétricas. A desvantagem é que tem poucos estabelecimentos cadastrados, mas os usuários podem ajudar a aumentar a lista informando pontos novos. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login