Como estão as ciclovias de SP? Voluntários fazem vistoria nas regiões da cidade
O projeto Auditoria Cidadã capacitou 100 ciclistas para rodas a cidade em busca de respostas sobre a qualidade da malha cicloviária da capital

A Auditoria Cidadã das Ciclovias e Ciclofaixas de São Paulo 2025 está na última etapa de coleta de dados. O projeto é promoção do gabinete da vereadora Renata Falzoni (PSB), conhecida cicloativista brasileira, com ajuda de 100 voluntários. Até junho, toda a malha cicloviária receberá visitas, analises e catalogação.
Leia também: ‘Mensagem da Prefeitura é clara. Não há espaço para ciclistas na cidade de SP’, diz a vereadora Renata Falzoni
Nesta última fase, vigente atualmente, a própria equipe do gabinete vai a campo fazer imagens com uma câmera 3D. Antes disso, os voluntários percorreram as ciclovias de SP, coletaram informações e tiraram fotos. Somado a coleta de informações do gabinete e dos voluntários, o levantamento vai entregar um panorama completo para a Companhia de Engenharia de Trafego (CET-SP) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT).
Mapeamento das ciclovias de SP
Além disso, a população terá acesso a um mapa para visualizar a situação das ciclovias e ciclofaixas da capital. Conforme Flávio Soares, coordenador do núcleo de dados do gabinete, a auditoria coleta informações sobre sinalização, infraestrutura e manutenção. Ele ainda pontua que esse levantamento ocorre com base no mapa oficial da prefeitura. Entretanto, existem ocasiões em que se descobre uma malha não mapeada ou até o desaparecimento de infraestruturas registradas no mapa oficial.
“Tanto o grupo de ciclista, quanto o voluntário, quanto a própria CET, tem uma tendência a concentrar esse número [investimento] nas regiões centrais”, explica Flavio. “Se você deixar o planejamento só pela CET, por exemplo, inevitavelmente eles vão focar os recursos em áreas mais estratégicas, não necessariamente essas áreas são as que são mais precisam desse investimento imediato”, conclui.
Portanto, quando ficar pronta, a auditoria vai oferecer uma fonte de informações mais completas ao poder público para melhorar a infraestrutura. E para a população, que poderá monitorar o desenvolvimento da malha.
De acordo com Flávio, a previsão para entrega do material é ainda neste ano. Além disso, o gabinete segue monitorando as obras e manutenções realizadas pela CET.
Leia também: Ciclovia Rio Pinheiros vai virar galeria de arte pedalável
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários