Como levar criança na garupa; veja dicas
Levar criança na moto não é brincadeira. Confira dicas e regras que ajudam a tornar o passeio seguro e ainda mais divertido
Por necessidade ou lazer, muita gente precisa levar criança na garupa da moto. Afinal, para muitas famílias brasileiras a motocicleta é o único meio de transporte. Entretanto, alguns ainda têm dúvidas sobre qual a idade mínima que a criança pode ir na garupa ou não sabem a melhor forma de fazer isso.
Independentemente, se você quer levar seu filho (a) para dar uma volta de moto por diversão ou como meio de transporte, saiba que existem regras e dicas que tornam o passeio mais seguro e ainda mais divertido. Com o auxílio da organização não governamental, “Criança Segura”, cuja missão é promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, elaboramos um guia para levar uma criança na garupa sem correr riscos; confira!
Guia para transportar criança na moto
Só depois dos dez anos
Na mais recente alteração feita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 2020, passou de sete para dez anos a idade mínima para levar criança na garupa da moto. O descumprimento é infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o veículo pode ser retido até sua regularização e a habilitação recolhida.
Quando a idade não basta
Segundo Gabriela Freitas, gerente executiva da ONG Criança Segura, “cada criança tem um tamanho e, muitas vezes, mesmo que tenha a idade permitida por lei, ela não consegue apoiar os pés na pedaleira ou não é capaz de se segurar adequadamente na motocicleta”. Nesse caso, o adulto deve ter bom senso e não levar a criança, pois a segurança vem em primeiro lugar.
Capacete de gente grande não!
A criança não deve usar um capacete largo. De acordo com Gabriela Freitas, “o capacete deve ser justo e não pode ‘girar’ na cabeça da criança, se fizer isso não está protegendo”. Infelizmente, são poucos os modelos disponíveis no mercado.
Dos pés à cabeça
Mas, para que a criança esteja segura na garupa da moto, é preciso que ela use outros equipamentos de segurança, além do capacete. Chinelos e roupas curtas são proibidos. Também é fundamental vestir jaqueta, luvas e bota (ou calçado de cano alto). A calça e a bota ainda evitam riscos de queimaduras, caso a criança encoste no escapamento.
No tanque não pode
Tem gente que acha mais seguro levar a criança sentada no tanque de combustível, mas não é. Além de não ser confortável, atrapalha a pilotagem, o que pode ser ainda mais perigoso. Em caso de colisão, a criança será projetada a frente e os riscos de ferimentos são altíssimos. Sem falar que isso é infração de trânsito.
Respeito às leis
Principalmente quando está levando uma criança na garupa, o condutor deve ser responsável e respeitar às regras de trânsito. Além de manter uma velocidade segura e dentro dos limites, deve redobrar a atenção!
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários