Concessão das linhas 11, 12 e 13 tem contrato assinado

Buscando sugestões para:


Publicidade

Transporte sobre trilhos: concessão das linhas 11, 12 e 13 tem contrato assinado

Por: Leonardo Godim . Há 1 min atrás
Mobilidade para quê?

Transporte sobre trilhos: concessão das linhas 11, 12 e 13 tem contrato assinado

Lote Alto Tiete, que inclui as três linhas que eram da CPTM, está concedido à Trivia Trens, do Grupo Comporte, por 25 anos

2 minutos, 3 segundos de leitura

23/05/2025

Linhas 11, 12 e 13 têm contrato de concessão à iniciativa privada assinado
Início da operação pela nova concessionária só ocorrerá em julho de 2026. Taba Benedicto/Estadão

O contrato de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem as zonas leste, Alto Tietê e Guarulhos, foi assinado nesta quinta-feira, 22. As três linhas entrarão, em 60 dias – quando o contrato passa a ter efeitos legais –, em fase pré-operacional. É o período de transição entre a atuação da CPTM e da nova empresa, com duração de 12 meses. Portanto, a mudança, de fato, só ocorrerá em julho de 2026.

Leia também: Linha 11-Coral volta a operar sem interrupção entre estações Suzano e Jundiapeba

O Lote Alto Tietê, que inclui a concessão das três linhas e o Serviço Expresso Aeroporto, prevê a construção de dez novas estações, reformas em outras 24 e a reconstrução completa de quatro. Além disso, haverá ampliação em mais de 20 km nos trilhos.

A Linha 11–Coral passará por uma ampliação até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a implantação de uma nova parada. A Linha 12–Safira passará a ir até Suzano, enquanto a Linha 13–Jade chegará aos bairros de Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos.

Quando iniciar a fase operacional, em julho de 2026, a CPTM continuará acompanhando e supervisionando as linhas por mais 12 meses. Assim, só após esse período a estatal deixará, completamente, de atuar nos trechos.

Concessão promete intervalos menores nas linhas 11, 12 e 13

Os estudos realizados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo do Estado apontam que, com as melhorias, as linhas vão transportar 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. A Secretaria divulgou, além disso, que o contrato prevê redução dos intervalos de saída dos trens nas estações.

Na Linha 11–Coral, o intervalo será, assim, de 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e de 6 minutos entre Suzano e Cesar de Sousa. A linha terá também ampliação do serviço, até a Barra Funda.

Na Linha 12–Safira, nesse sentido, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A extensão da linha será de 2,7 km até Suzano.

Na Linha 13–Jade, o intervalo passará a ser de 10 minutos. O ramal será ampliado até Bonsucesso, com 15,6 km de novos trilhos. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e a cada 1 hora nos horários de pico

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login