
O Prêmio Mobilidade Estadão chega à sua sexta edição consolidado como o maior reconhecimento da indústria automotiva no Brasil.
Leia também: Prêmio Mobilidade Estadão 2026. Confira as cinco categorias que concorrem na trilha Mobilidade
Ao longo dos anos, a iniciativa se firmou como referência ao destacar marcas, veículos e serviços que mais contribuíram para transformar a maneira como pessoas e cargas se movimentam pelo País. Nesta edição, serão 28 categorias divididas em quatro trilhas: Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e Mobilidade.
Para o setor de caminhões, representados na trilha Estradão, o ano tem sido desafiador, com projeção de queda nas vendas em torno de 10% na comparação com 2024. Um dos principais fatores desta retração está nos juros altos. A taxa Selic de 15% ao ano restringiu o crédito e limitou os investimentos, sobretudo de pequenas e médias transportadoras.
Além disso, muitas empresas do agronegócio, setor que responde pela maior fatia da demanda de pesados, enfrentaram margens de lucro apertadas, resultado da volatilidade cambial e do aumento nos custos de insumos.
Conectividade
Os impactos deste cenário se refletem nos lançamentos. Se em anos anteriores o mercado trouxe ondas de novidades, em 2025 o movimento foi mais tímido. Ainda assim, alguns novos modelos de caminhões chegaram ao País, com destaque para as versões a gás da Scania no fora de estrada e do retorno do novo Mercedes-Benz Axor.
Além disso, a indústria tem se destacado com avançados recursos de conectividade. A descarbonização entrou definitivamente na pauta. Fabricantes como Volvo, Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen e Iveco vêm investindo em soluções alternativas, seja por meio de combustíveis renováveis, seja por novas tecnologias de propulsão. E algumas ainda estão em fase de testes no País, como os elétricos da Mercedes-Benz e o híbrido da Volkswagen.
Critérios
Nesse contexto, a trilha Estradão irá indicar vencedores em sete categorias, incluindo o Caminhão do Estradão 2026 confira no quadro abaixo.
A escolha dos finalistas de cada categoria leva em conta três pilares fundamentais: valor de revenda, inovação e tecnologias embarcadas e popularidade de vendas no mercado.
A combinação desses critérios permitiu identificar os modelos que mais se destacaram não apenas em desempenho e eficiência, mas também na percepção de frotistas e motoristas. Diferentemente das outras três categorias, a trilha Estradão não contempla votação popular.
Os vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 serão anunciados em uma cerimônia a ser realizada no Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP).
Trilha Estradão
Nesta edição do prêmio, os caminhões concorrem em sete categorias:
- Melhor chassi cabine
- Melhor caminhão leve
- Melhor caminhão médio
- Melhor caminhão semipesado
- Melhor caminhão pesado
- Melhor caminhão elétrico
- Caminhão do Estradão 2026
Saiba mais: Trilha MotoMotor do Prêmio Mobilidade tem seis categorias