‘Curitiba terá secretaria de Inteligência Artificial’, diz prefeito Rafael Greca
Anúncio foi feito durante o Smart City Expo Curitiba 2024, evento que tem como tema neste ano ‘Reinventando cidades para todos’
Acontece a partir de hoje (20) até sexta-feira (22) a Smart City Expo Curitiba 2024 em Curitiba, capital paranaense, o maior evento de cidades inteligentes do País, que foi palco para o anúncio do prefeito da cidade, Rafael Greca, da primeira secretaria dedicada a Inteligência Artificial do Brasil.
Leia também: 5 tendências em cidades inteligentes implementadas no Brasil
Greca não deu detalhes sobre a criação da secretaria, dizendo apenas que terá orçamento próprio e que irá contribuir para as iniciativas de cidades inteligentes que a cidade já implementa e para novas.
No âmbito da mobilidade, algumas das novidades mencionadas foram a chegada, em junho deste ano, de 70 ônibus elétricos para o sistema de transporte público, instalação de paineis solares em todos os terminais de ônibus da cidade.
Além disso, o prefeito também mencionou a instalação de prismas solares nos BRTs (Bus Rapid Transit, na sigla em ingês, ou ônibus de trânsporte rápido), implementação de 160 hortas e 60 fazendas urbanas espalhadas pela capital e pela periferia da cidade.
A segurança também foi destacada, com reforço da muralha digital, composta por 1500 câmeras de segurança e hipervisor urbano para recohecimento facial.
Cidade mais inteligente do País
A organização do evento é do iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, que tem a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais. Neste ano, o lema é ‘Reinventing cities for all’, ou reinventando cidades para todos, e conta com o apoio do Vale do Pinhão e da Prefeitura de Curitiba. O gabinete do prefeito, inclusive, funciona no local do evento durante seus três dias de realização.
A escolha de Curitiba como sede não foi por acaso. Em novembro de 2023, a capital paranaense foi reconhecida como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, durante a cerimônia de premiação do World Smart City Awards, realizada em Barcelona.
O evento também trará a primeira premiação destinada a reconhecer e valorizar o trabalho das cidades que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores em todo o país, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, que conta com 300 inscritos e cujo vencedor será conhecido na quinta (21).
Leia também: A importância das startups para as smart cities
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários