Novo Infosiga: sistema do Detran-SP amplia dados sobre segurança viária
A plataforma possui ferramentas como indicação de locais com maior número de acidentes e ranking de cidades com mais óbitos
2 minutos, 38 segundos de leitura
10/05/2024
Por: Fellipe Gualberto, em especial para o Mobilidade
O Detran de São Paulo agendou para 16 de maio o lançamento do novo Infosiga, Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito. A plataforma vai permitir que órgãos públicos e prefeituras façam cruzamentos de dados sobre segurança viária. Além disso, contará com informações sobre sinistros no trânsito ocorridos em todos os 645 municípios paulistas.
Atualizado com dados do Detran-SP, do sistema de saúde, de agências reguladoras de trânsito e de aplicativos de mobilidade, como o Waze, o sistema contém informações sobre sinistros no trânsito com feridos e mortos e especifica dados como os veículos envolvidos, o local com ocorrências mais frequentes e o perfil de motorista envolvido no acidente, com informações como idade e sexo.
Segundo o coordenador técnico da plataforma, Evandro Vale, além de fornecer esses dados, “o novo Infosiga traz funcionalidades como criar comparativos entre períodos, um quadro com resumo dos principais indicadores do mês e do acumulado do ano e um ranking por taxa de óbito em municípios, conforme as faixas da população, com atualização mensal”.
O cruzamento destes dados pode ser usado para guiar melhorias na infraestrutura dos municípios. O diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, afirma que um dos objetivos do Infosiga é “subsidiar gestores públicos para tomadas de decisão no estado e nas cidades, com vistas à redução das mortes no trânsito”.
Leia mais: Jundiaí (SP) reduz em 50% as mortes no trânsito
Novo Infosiga
O novo Infosiga visa permitir aos municípios uma gestão mais assertiva do tráfego, segundo Aggio: “Temos que pensar em como entregar esses dados de forma que uma guarda municipal ou os agentes de trânsito de um pequeno município consigam atuar nos locais e horários mais importantes para que gerem resultados”.
Os dados do novo Infosiga também norteiam o Programa Respeito à Vida do Detran de São Paulo. De acordo com Aggio, as informações disponíveis no sistema servem como base para definir como “os valores disponíveis no fundo de multa são reaplicados nos municípios em ações de preservação de vida”.
A atualização no Infosiga é fruto de 14 meses de trabalho do Detran e demandou o investimento de R$9 milhões, gastos com aplicações em tecnologia e profissionais capacitados.
A rede de mídia norte-americana Bloomberg colaborou com o projeto, por meio da iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, a instituição já investiu US$ 500 milhões na gestão de dados de segurança viária em ações ao redor do globo. São Paulo é o segundo estado do mundo a fazer acordo com a instituição e receber apoio para implementar ações de segurança no trânsito usando tecnologia e cruzamento de dados, com o intuito de diminuir o número de mortos e feridos.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários