As cidades com melhores transportes públicos do mundo
Copenhague, Paris e Nova York são alguns exemplos de eficiência em mobilidade urbana para a população
As cidades com melhores transportes públicos do mundo são aquelas que priorizam a mobilidade para toda a população e oferecem boas alternativas tanto para quem mora no centro, quanto para quem mora no subúrbio. Nesses locais do mundo, metrô e ônibus são as primeiras opções de transporte para milhões de usuários em detrimento do carro particular.
Conheça as cidades:
Copenhague, Dinamarca
Quando se fala em melhores transportes públicos do mundo não se pode esquecer de Copenhague e seus modais alternativos. Há diversas ciclovias espalhadas pela cidade, com pistas exclusivas e sinalização especial, que conectam a cidade de ponta a ponta. São mais de 100 km e 22 rotas diferentes, além de disponibilização de bicicletas compartilhadas que faz com que 45% da população opte por esse meio de transporte.
Mas nem só de bike se circula pela cidade. Integrado a esse sistema, Copenhague conta com duas linhas de metrô e 22 estações transportando 150 mil pessoas por dia, além de linhas de ônibus cobrindo todo seu território. Moradores e turistas podem utilizar o City Pass, pagando de acordo com o tempo de uso: 24, 48, 71 ou 120 horas.
Paris, França
O metrô de Paris torna a cidade uma das detentoras dos melhores transportes públicos do mundo. São 214 Km compostos por 16 linhas com 303 estações pelas quais passam diariamente 4,5 milhões de pessoas. Somente o metrô de Moscou, na Rússia, tem mais passageiros por dia. Já os ônibus conectam áreas do subúrbio a regiões centrais facilitando a circulação por todos os pontos da capital francesa.
Hong Kong, China
Como uma das cidades mais populosas do mundo, Hong Kong teve que pensar em estratégias para transportar mais de 7 milhões de passageiros diariamente. Talvez seja por isso que tem um dos melhores transportes públicos do mundo. Destaque para os ônibus de dois andares que permite a circulação de mais pessoas e para a extensa rede de metrô, com 10 linhas e 89 estações. A passagem é um cartão chamado Octopus que torna o acesso mais eficiente ao sistema.
Seul, Coreia do Sul
O metrô de Seul atende diariamente quase 10 milhões de passageiros (que pode chegar a 25 milhões se considerar toda a região metropolitana). Para dar conta dessa demanda, são 18 linhas e 509 estações, a maior do mundo. Todos os modais da cidade ficam disponíveis das 5h30 até meia-noite e o transporte em geral é muito barato: cerca de um dólar é suficiente para percorrer 10 km. Usando o Seul Pass ainda é possível fazer até 20 viagens em só dia.
Nova York, EUA
O metrô que funciona 24 horas por dia, com 34 linhas e 468 estações torna Nova York uma das cidades com melhores transportes públicos do mundo, além de mais extenso também. Não poderia ser diferente, já que a cidade é a mais populosa dos Estados Unidos, precisando transportar diariamente mais de dez milhões de pessoas.
Berlim, Alemanha
Grande parte do tráfego da cidade é feita pelo U-Bahn e S-Bahn, sistema de trens rápidos que circulam nas áreas centrais e subúrbios. São 10 linhas e 170 estações, atendendo as regiões centrais e do subúrbio da cidade em que circulam mais de 1,5 milhões de pessoas diariamente.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários